Uma retrospetiva dos pontos perdidos pelo FC Porto

    À 22.ª jornada os Dragões ocupam a terceira posição da Primeira Liga com 48 pontos, menos 10 pontos do que o líder Sporting CP. Uma distância que é pouco habitual no futebol português, o que leva à necessidade de perceber o que deu errado nas oito partidas em que o FC Porto perdeu pontos (seis empates e duas derrotas).

    O primeiro grande deslize deu-se no terceiro jogo oficial da temporada numa receção ao CS Marítimo. Os azuis e brancos saem derrotados da própria casa por culpa própria, revelando nessa partida uma grande fragilidade e passividade defensiva. O grande ponto fraco na partida foi a falta de organização na marcação dos avançados insulares, o que permitiu que fizessem três golos (o jogo terminou 2-3). A ineficácia dos Dragões no ataque pesou imenso no resultado, tendo em conta que o jogo termina com 10 remates à baliza e 11 ao lado por parte da equipa da casa.

    Na partida seguinte jogava-se o primeiro clássico da temporada e houve novamente uma escorregadela do FC Porto, ainda que seja mais compreensível por ser em Alvalade e perante um Sporting CP que já não se via há muito tempo. Contudo, os Dragões estiveram a vencer desde o intervalo e sofreram um golo por culpa própria a três minutos dos 90′, registando mais uma vez um índice alto de passividade na defesa tendo em conta que Vietto aparece sozinho na cara da baliza para fazer o 2-2.

    Sem deixar acabar o mês de outubro, o FC Porto volta a perder pontos num jogo em que poderia e deveria ter feito muito mais. O FC Paços de Ferreira, que é já a equipa revelação da principal prova portuguesa, foi bastante superior ao detentor do título e aos 60 minutos estava a vencer por 3-1. Embora o encontro tenha terminado por 3-2, os castores poderiam ter vencido por uma vantagem ainda maior. O lance do primeiro golo, em que a bola é enviada do flanco direito para o esquerdo pelos pacences, fez com que os azuis e brancos perdessem completamente a organização defensiva e abrissem um espaço no interior para Dor Jan marcar. A falta de marcação no segundo golo sofrido pelo FC Porto é ainda mais gritante, numa jogada em que o setor defensivo portista apenas viu jogar.

    Os dragões só viriam a perder pontos novamente quase três meses depois frente ao SL Benfica a 15 de janeiro. As águias até marcaram primeiro, mas o FC Porto aos 25 minutos viria a empatar com um golo de Marega. O grande percalço do encontro foi a expulsão de Mehdi Taremi já perto do final do encontro, obrigando os dragões a baixar as guardas. Apesar disso, o resultado é um reflexo de um jogo muito equilibrado, embora com mais uma falha da dupla de centrais Pepe e Mbemba no golo do adversário.

    O mês de fevereiro teve um grande impacto negativo na atual classificação do plantel comandado por Sérgio Conceição. No mês mais curto do ano o FC Porto participou em nove partidas entre a Primeira Liga, Taça de Portugal e Liga dos Campeões. Entre a 17.ª jornada e a 19.ª deram-se três empates consecutivos com Belenenses SAD, SC Braga e Boavista FC. No empate a zero no Estádio do Jamor, o FC Porto revelou bastantes dificuldades no processo ofensivo e não aproveitou a oportunidade de levar os três pontos contra uma equipa que não fez qualquer remate à baliza.

    Frente ao SC Braga (2-2) os dragões portaram-se muito bem até ao segundo amarelo de Corona e consequente expulsão ao minuto 60. Os dragões não souberam gerir o jogo e defender o resultado, acabando por sofrer aos 87 e aos 94. Faltou alguma maturidade e frieza na hora de defender com tudo e levar a vitória para casa. Já na receção ao Boavista FC (2-2), o FC Porto foi completamente apanhado de surpresa e sofreu dois golos por pura desatenção e falta de agressividade. Manafá e Zaidu têm sido muito bons no ataque, mas precisam de melhorar no um para um a defender.

    Por último, no mais recente clássico, contra o Sporting CP, o FC Porto criou várias oportunidades de golo, mas Mehdi Taremi e mesmo Marega estavam claramente num dia não. O Sporting CP não fez qualquer remate à baliza de Marchesín e veio ao Estádio do Dragão com o objetivo de fazer o melhor resultado possível frente a um adversário difícil, deixando os dragões assumir o jogo. Ainda assim, o jogo terminou com um empate a zero.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Liverpool vai pagar verba milionária por Arne Slot

    O Liverpool tem tudo fechado para que Arne Slot...

    Liverpool pode avançar por desejo de Arne Slot

    Arne Slot já trabalha na montagem do plantel do...

    Al Shabab de Vítor Pereira vence o Al Ittihad

    O Al Shabab foi ao terreno do Al Ittihad...

    Arne Slot é o novo treinador do Liverpool

    Arne Slot vai ser o novo treinador do Liverpool....
    Tiago Moura
    Tiago Mourahttp://www.bolanarede.pt
    Desde criança a colecionar cromos e recortes de jornais de vários jogadores até às longas carreiras nos videojogos no seu clube do coração, foram muitas as alegrias que o desporto rei lhe proporcionou. Assume ficar fulo quando não consegue acompanhar um jogo da equipa da cidade Invicta, mas no que toca a tudo o que acontece à volta do seu clube sente a obrigação de estar sempre atualizado. Estuda Ciências da Comunicação e é através da escrita que se prefere expressar.