📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Uma Vecchia Signora bem astuta

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Esta é uma antevisão que eu sempre quis evitar fazer, não por não gostar de escrever sobre as equipas em questão, mas porque a Juventus FC e o FC Porto são os dois clubes do meu coração, embora o FCP tenha um lugar maior no mesmo. O coração não está dividido perfeitamente, mas uma coisa é certa: se o FCP passar não vou ficar totalmente feliz. Falemos primeiro da Juventus pois os adeptos estão mais por dentro do que é o FC Porto no atual momento.

A Juventus atual é sem duvida algo já muito parecido com a equipa que era antes da sua despromoção: um colosso do futebol europeu. Dito isso não será nada fácil para o FCP levar a equipa italiana de vencida. Contudo desde que o ano novo entrou a equipa italiana baixou um pouco o seu desempenho, tendo isso inclusive custado uma derrota diante a Fiorentina de Paulo Sousa no que diz respeito à Serie A. Em 7 jogos, marcou 15 golos e sofreu 3, quatro dos golos que marcou foram de bola parada. Tem uma precisão de 44% no remate e criou 62 ocasiões de perigo. Tem uma média de posse de bola de 54% e uma precisão de passe em torno dos 85%. Os italianos ganharam ainda uma percentagem de 50% dos duelos e acumularam uma média de 40 ações defensivas por jogo. O que é que isto nos diz? Diz-nos que a Vecchia Signora é uma equipa madura no que diz respeito ao seu futebol, que defende muito bem e que é mortífera no ataque.

Fonte: Juventus FC
Fonte: Juventus FC

Uma coisa muito importante que os dados escondem é a importância que o meio campo tem para a Juventus, pois lá reside a razão nuclear dos números. A Juventus possui um meio-campo verdadeiramente raro, pois os jogadores que o compõem tem tanto impacto a atacar como a defender e é esse equilíbrio que permite à Juventus os números apresentados. Além disso a equipa demonstra uma versatilidade tática fora do vulgar, sendo capaz de alternar entre o 4-2-3-1 e o 3-5-2 a seu bel prazer, devido à versatilidade dos seus defesas e médios, como Asamoah e Lichesteiner.

O que é que isso permite? Permite que a equipa comece o jogo num 4-2-3-1, que permite dominar com bola, e depois, quando em posição de vantagem, alterne para o seu 3-5-2 para explorar confortavelmente o contra-ataque. Esse é verdadeiramente o ás na manga da Juventus e é isso que o FCP precisa de impedir, pois a Juventus é forte com bola, mas é mortífera a contra-atacar com espaço. Afinal de contas estes contam com Higuaín e Dybala. É muito importante não esquecer o segundo, pois quando as equipas se obcecam em marcar o primeiro deixam o espaço que Dybala tanto adora e nessas condições o “novo Messi” como já lhe chamaram em Itália é devastador.

Fonte: Juventus FC

João Ferreira
João Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João é do FC Porto desde que sabe o que é futebol; por fora de terras lusitanas é um ferrenho adepto da Juventus e também um admirador incondicional do 3-5-2 e do 3-4-3. Tem o sonho de ser treinador do FC Porto e, enquanto não o realiza, alimenta a sua paixão pelo futebol através da escrita e de incontáveis horas de Football Manager.                                                                                                                                               O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Braga x Benfica: Enzo Barrenechea manifesta-se em relação ao golo anulado aos encarnados

Enzo Barrenechea manifestou-se em relação ao golo anulado ao Benfica frente ao Braga, que terminou com um 2-2.

Mercado: Barcelona avança para a contratação de ponta de lança e já existiram contactos

O Barcelona está interessado em garantir a contratação de Dusan Vlahovic. O ponta de lança pertence à Juventus.

Glória do futebol inglês afirma: «Viktor Gyokeres é como a maioria dos avançados»

Viktor Gyokeres mudou-se para o Arsenal no último mercado e tem sido criticado pelas suas prestações na Premier League.

Braga confirma renovação de contrato de Diego Rodrigues e jogador passa a ter uma cláusula de rescisão milionária

Diego Rodrigues renovou o seu contrato com o Braga até 2030. O médio é considerado uma jovem promessa no Minho.

PUB

Mais Artigos Populares

Yanis Begraoui pode deixar o Estoril Praia: há interessados em ligas de topo

Yanis Begraoui pode deixar de ser jogador do Estoril Praia neste mercado. O jogador conta com interessados na La Liga e na Bundesliga.

A mobilidade do Braga que criou problemas ao Benfica e a importância de Georgiy Sudakov e Fredrik Aursnes na reação das águias

A mobilidade ofensiva do Braga causou dificuldades ao Benfica na primeira parte, mas as águias conseguiram reagir no plano tático.

Nuno Capucho está de volta ao Varzim

Nuno Capucho foi confirmado durante esta segunda-feira como novo treinador do Varzim, emblema que atua na Liga 3.