Uma Vecchia Signora bem astuta

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Esta é uma antevisão que eu sempre quis evitar fazer, não por não gostar de escrever sobre as equipas em questão, mas porque a Juventus FC e o FC Porto são os dois clubes do meu coração, embora o FCP tenha um lugar maior no mesmo. O coração não está dividido perfeitamente, mas uma coisa é certa: se o FCP passar não vou ficar totalmente feliz. Falemos primeiro da Juventus pois os adeptos estão mais por dentro do que é o FC Porto no atual momento.

A Juventus atual é sem duvida algo já muito parecido com a equipa que era antes da sua despromoção: um colosso do futebol europeu. Dito isso não será nada fácil para o FCP levar a equipa italiana de vencida. Contudo desde que o ano novo entrou a equipa italiana baixou um pouco o seu desempenho, tendo isso inclusive custado uma derrota diante a Fiorentina de Paulo Sousa no que diz respeito à Serie A. Em 7 jogos, marcou 15 golos e sofreu 3, quatro dos golos que marcou foram de bola parada. Tem uma precisão de 44% no remate e criou 62 ocasiões de perigo. Tem uma média de posse de bola de 54% e uma precisão de passe em torno dos 85%. Os italianos ganharam ainda uma percentagem de 50% dos duelos e acumularam uma média de 40 ações defensivas por jogo. O que é que isto nos diz? Diz-nos que a Vecchia Signora é uma equipa madura no que diz respeito ao seu futebol, que defende muito bem e que é mortífera no ataque.

Fonte: Juventus FC
Fonte: Juventus FC

Uma coisa muito importante que os dados escondem é a importância que o meio campo tem para a Juventus, pois lá reside a razão nuclear dos números. A Juventus possui um meio-campo verdadeiramente raro, pois os jogadores que o compõem tem tanto impacto a atacar como a defender e é esse equilíbrio que permite à Juventus os números apresentados. Além disso a equipa demonstra uma versatilidade tática fora do vulgar, sendo capaz de alternar entre o 4-2-3-1 e o 3-5-2 a seu bel prazer, devido à versatilidade dos seus defesas e médios, como Asamoah e Lichesteiner.

O que é que isso permite? Permite que a equipa comece o jogo num 4-2-3-1, que permite dominar com bola, e depois, quando em posição de vantagem, alterne para o seu 3-5-2 para explorar confortavelmente o contra-ataque. Esse é verdadeiramente o ás na manga da Juventus e é isso que o FCP precisa de impedir, pois a Juventus é forte com bola, mas é mortífera a contra-atacar com espaço. Afinal de contas estes contam com Higuaín e Dybala. É muito importante não esquecer o segundo, pois quando as equipas se obcecam em marcar o primeiro deixam o espaço que Dybala tanto adora e nessas condições o “novo Messi” como já lhe chamaram em Itália é devastador.

Fonte: Juventus FC

João Ferreira
João Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João é do FC Porto desde que sabe o que é futebol; por fora de terras lusitanas é um ferrenho adepto da Juventus e também um admirador incondicional do 3-5-2 e do 3-4-3. Tem o sonho de ser treinador do FC Porto e, enquanto não o realiza, alimenta a sua paixão pelo futebol através da escrita e de incontáveis horas de Football Manager.                                                                                                                                               O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Onde ver o Benfica x AVS SAD da Primeira Liga?

O Benfica recebe o AVS SAD este sábado. Jogo da 23.ª jornada da Primeira Liga realiza-se no Estádio da Luz.

Recorda o motivo pelo qual Gianluca Prestianni vai falhar o Benfica x AVS SAD

Gianluca Prestianni é baixa confirmada do Benfica para o confronto diante do AVS SAD. Argentino cumpre suspensão por cartões amarelos.

Real Madrid lança comunicado depois do alegado episódio de racismo na Luz: «Agradece o apoio unânime e o carinho que o nosso jogador Vinícius...

O Real Madrid divulgou um comunicado na sequência do alegado episódio de racismo contra Vinícius Júnior. Espanhóis garantem colaboração.

Treinador do Bodo/Glimt após vencer o Inter Milão: «Não fizemos uma grande partida, até tivemos sorte»

Kjetil Knutsen, treinador do Bodo/Glimt analisou a vitória da sua equipa frente ao Inter Milão, na primeira mão do play-off da Champions League. 

PUB

Mais Artigos Populares

«O jogador ter tapado a boca com a camisola dificulta substancialmente a prova»: Diogo Soares Loureiro, advogado especialista em Direito Desportivo, analisa caso Gianluca Prestianni...

Gianluca Prestianni e o Benfica podem ser acusados devido ao episódio de acusação de racismo no Estádio da Luz. Punições da UEFA nestes casos agravaram-se.

Baixa importante no Moreirense para o jogo frente ao Sporting

Diogo Travassos vai falhar o encontro entre Moreirense e Sporting. O extremo está emprestado pelos leões ao conjunto de Moreira de Cónegos.

Joan Laporta ao ataque: «Há certos árbitros que, quando nos apitam, nos fod**»

Joan Laporta, ex-presidente do Barcelona, deixou duras críticas às arbitragens nos jogos do clube espanhol.