📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Uma Vecchia Signora bem astuta

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Esta é uma antevisão que eu sempre quis evitar fazer, não por não gostar de escrever sobre as equipas em questão, mas porque a Juventus FC e o FC Porto são os dois clubes do meu coração, embora o FCP tenha um lugar maior no mesmo. O coração não está dividido perfeitamente, mas uma coisa é certa: se o FCP passar não vou ficar totalmente feliz. Falemos primeiro da Juventus pois os adeptos estão mais por dentro do que é o FC Porto no atual momento.

A Juventus atual é sem duvida algo já muito parecido com a equipa que era antes da sua despromoção: um colosso do futebol europeu. Dito isso não será nada fácil para o FCP levar a equipa italiana de vencida. Contudo desde que o ano novo entrou a equipa italiana baixou um pouco o seu desempenho, tendo isso inclusive custado uma derrota diante a Fiorentina de Paulo Sousa no que diz respeito à Serie A. Em 7 jogos, marcou 15 golos e sofreu 3, quatro dos golos que marcou foram de bola parada. Tem uma precisão de 44% no remate e criou 62 ocasiões de perigo. Tem uma média de posse de bola de 54% e uma precisão de passe em torno dos 85%. Os italianos ganharam ainda uma percentagem de 50% dos duelos e acumularam uma média de 40 ações defensivas por jogo. O que é que isto nos diz? Diz-nos que a Vecchia Signora é uma equipa madura no que diz respeito ao seu futebol, que defende muito bem e que é mortífera no ataque.

Fonte: Juventus FC
Fonte: Juventus FC

Uma coisa muito importante que os dados escondem é a importância que o meio campo tem para a Juventus, pois lá reside a razão nuclear dos números. A Juventus possui um meio-campo verdadeiramente raro, pois os jogadores que o compõem tem tanto impacto a atacar como a defender e é esse equilíbrio que permite à Juventus os números apresentados. Além disso a equipa demonstra uma versatilidade tática fora do vulgar, sendo capaz de alternar entre o 4-2-3-1 e o 3-5-2 a seu bel prazer, devido à versatilidade dos seus defesas e médios, como Asamoah e Lichesteiner.

O que é que isso permite? Permite que a equipa comece o jogo num 4-2-3-1, que permite dominar com bola, e depois, quando em posição de vantagem, alterne para o seu 3-5-2 para explorar confortavelmente o contra-ataque. Esse é verdadeiramente o ás na manga da Juventus e é isso que o FCP precisa de impedir, pois a Juventus é forte com bola, mas é mortífera a contra-atacar com espaço. Afinal de contas estes contam com Higuaín e Dybala. É muito importante não esquecer o segundo, pois quando as equipas se obcecam em marcar o primeiro deixam o espaço que Dybala tanto adora e nessas condições o “novo Messi” como já lhe chamaram em Itália é devastador.

Fonte: Juventus FC

João Ferreira
João Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João é do FC Porto desde que sabe o que é futebol; por fora de terras lusitanas é um ferrenho adepto da Juventus e também um admirador incondicional do 3-5-2 e do 3-4-3. Tem o sonho de ser treinador do FC Porto e, enquanto não o realiza, alimenta a sua paixão pelo futebol através da escrita e de incontáveis horas de Football Manager.                                                                                                                                               O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitória SC x Benfica: António Miguel Cardoso apresenta providência cautelar após castigo

António Miguel Cardoso, presidente do Vitória SC, avança com providência cautelar depois da suspensão de 75 dias e multa.

Thiago Motta recusa vários clubes e continua com a mesma vontade

Thiago Motta não quer treinar de momento e recusou vários clubes nos últimos meses. Última experiência foi na Juventus.

AS Roma pode avançar com proposta por avançado do Manchester United: Há novidades

A AS Roma está interessada em contratar Joshua Zirkzee ao Manchester United e já tem proposta em mente. Eis a situação.

Frederico Varandas vai recandidatar-se no Sporting: eis as principais motivações e objetivos

Frederico Varandas anunciou que vai recandidatar-se à presidência do Sporting. Já são conhecidas as principais motivações.

PUB

Mais Artigos Populares

Bayern Munique conta com grandes notícias: um «reforço» de peso

Jamal Musiala está de regresso aos treinos do Bayern Munique, ao fim de 164 dias. Médio sofreu grave lesão no Mundial de Clubes 2025.

Manchester United de Ruben Amorim está interessado em 3 jogadores do Bournemouth

O Manchester United mostra interesse em Alex Scott, Tyler Adams e Antoine Semenyo, todos do Bournemouth.

Bruno Fernandes questionado sobre se Portugal joga melhor sem Cristiano Ronaldo: eis o que disse

Bruno Fernandes deu uma entrevista ao Canal 11. Médio do Manchester United falou sobre a Seleção Nacional.