fc porto cabeçalho

Esta terça-feira a comitiva azul e branca vai ter a difícil tarefa de jogar em solo alemão, no campo do Leipzig, o que podemos esperar deste embate?

É a primeira vez que estas duas equipas se encontram, algo normal dado que o clube alemão foi fundado apenas em 2009, e esta é a sua primeira experiencia europeia. Talvez por isso podemos desde já assumir uma vantagem para o Porto.

Mas não encaremos este adversário de animo leve, apesar da sua curta história, o Leipzig é um caso especial no futebol atual. Comprado em 2009 pela Red Bull o Leipzig passou por uma fase de mudança, mudou-se o nome do clube para RasenBallsport Leipzig (devido a motivos legais a Red Bull não pode colocar o nome que pretendia no clube), contruiu-se um estádio novo, o Red Bull Arena de Leipzig, e investiu-se no plantel. Os números não mentem e o facto é que em menos de 8 anos o Leipzig saiu do escalão mais baixo da Alemanha, e ascendeu ao topo, sempre com um trabalho calculado e estudado. O Leipzig só começou a chamar atenção da Europa na época passada, quando na sua época de estreia no principal escalão alemão, surpreendeu tudo e todos ao fazer uma campanha excecional na Bundesliga, onde só foi ultrapassado pelo colosso bávaro que é o Bayern de Munique.

Sérgio Oliveira pode ser peça fundametal Fonte: FC Porto
Sérgio Oliveira pode ser peça fundamental
Fonte: FC Porto

É um plantel jovem com ideias novas, tal não seja que a alcunha da equipa é A Brigada Jovem (The Youth Brigade), justamente pelo enfoque que o clube dá a juventude do seu plantel. Mas não é por isso que o Leipzig é menos forte, dado na qualidade que tem nas diferentes posições. A equipa joga num 4-4-2. No ataque encontramos nomes como Timo Werner, Augustin, Forsberg e Poulsen, na linha de 4 médios encontramos na ala esquerda o internacional português Bruma, encontramos no cérebro do meio campo Keita e Kampl, e na ala direita Sabitzer na defesa nomes como Bernardo e Upmencano surgem na lateral direita e no eixo da defesa respetivamente, e o guarda redes é o internacional húngaro Gulacsi.

Atualmente, após 9 jornadas no campeonato germanico, o Leipzig ocupa o ultimo lugar do pódio, atrás do Bayern de Munique e do líder Dortmund (equipa ao qual derrotou no passado sábado a jogar fora por 2-3) com 16 pontos. No campeonato marcou 15 golos e sofreu 10, tem 5 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. Na taça alemã está na segunda ronda, após ter eliminado o modesto Dorfmerkingen. E na liga dos Campeões tem uma derrota e um empate.

Prevejo um jogo dividido, que não vai ser nada fácil, acho que é seguro afirmar o favoritismo azul e branco, mas não podemos estar demasiado confiantes, será uma deslocação complicada, e Importante, o Leipzig se pretende passar para a próxima fase da Liga dos Campeões precisa de pontos nesta jornada europeia, e o Porto apesar da vitoria em terras monegascas, não pode baixar as armas, pois uma eventual vitória na Alemanha, e mais um tropeção do Monaco pode significar o acesso para os oitavos de final o mais cedo possível.

Espero uma vitória do porto, um jogo fechado mas com boas oportunidades, ambas as equipas tem qualidade, e tenho a certeza que vão proporcionar um futebol de boa qualidade nesta 3 jornada da liga milionária.

Foto de Capa: FC Porto

Comentários