Vit. Guimarães 1-0 FC Porto: Inevitável

- Advertisement -

cabeçalho fc porto

O FC Porto está de rastos. Já estava assim antes de Lopetegui ser despedido, mantém-se assim com Rui Barros no comando técnico. O que mais aflige é a inércia do clube. Como um todo. Desde os jogadores, ao mais alto dirigente. Isto não é o Porto, e parece que todos, menos os que realmente decidem, percebem isso.

O jogo de Guimarães foi a derradeira prova dos nove. Porque essas não têm faltado. A equipa da casa, unida em torno de um objetivo, depois de toda a celeuma em redor do seu treinador, conseguiu sempre responder com facilidade às tentativas azuis e brancas de se aproximarem da baliza. A turma de Sérgio Conceição entrou forte na partida, com ideia de imprimir velocidade, algo que resultou, impulsionado por mais um erro de Iker Casillas.

transferir (3)
Casillas deu um frango em Guimarães
Fonte: desporto.sapo.pt

Depois, não há muito a dizer. Porque o FC Porto nunca foi capaz de responder com eficácia à desvantagem. Como não é há já mais de ano e meio. Tudo parece altamente mecanizado e automático. Não há espaço para o improviso e, claro, se algo corre mal, ou surge inesperadamente, a confusão alastra-se e cada jogador rema para o seu lado. Algo que é inconcebível e inadmissível para uma equipa que quer ser campeã.

Rui Barros? Não se lhe pode exigir nada. O estado de graça do “pequeno génio” terminou, e com estrondo. Nunca poderia mudar época e meia de ideias implementadas na equipa e não tem as bases para isso. Não sei o que se pode pedir mais. O clube da Invicta, o clube vencedor, não é isto, e o que o encontro do D. Afonso Henriques mostrou foi um estado de espírito comum (o do Vitória) contra retalhos de uma manta há muito furada e despedaçada.

Atingiu-se um ponto de não retorno. O que se segue? Já não sabemos. Por outra altura, acreditava-se na capacidade de quem manda. Hoje, até isso é difícil.

A Figura:

Miguel Silva – O guarda-redes do Vitória teve um teste de exigência média-alta e passou-o com distinção. Seguro e maduro, quase parecia mais adulto que… Casillas. Tem 20 anos.

O Fora-de-Jogo:

FC Porto – Impossível distinguir alguém pela negativa quando tudo parece (ou é) tão mau. O clube está irreconhecível e a culpa não era só de Lopetegui.

Francisco Sebe
Francisco Sebehttp://www.bolanarede.pt
"Acordou" para o desporto-rei quando viu o FC Porto golear a Lazio, no dilúvio das Antas. Análises táticas e desportivismo são com ele, mas o amor pelo azul e branco minimiza tudo o resto.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

João Mário dá luz verde para mudar de clube em Itália

João Mário aceita rumar ao Bolonha. Lateral português prepara-se para um empréstimo da Juventus sem opção de compra.

Carlos Alcaraz bate Novak Djokovic e conquista o Open da Austrália pela primeira vez

Carlos Alcaraz é o grande vencedor do Open da Austrália. O tenista espanhol bateu Novak Djokovic na final do torneio.

Grémio empata em casa com Juventude no Campeonato Gaúcho e Luís Castro deixa críticas: «O primeiro agente pacificador do jogo é o árbitro»

O Grémio empatou a um golo frente ao Juventude, na sexta jornada do Campeonato Gaúcho. No final do jogo, o técnico português deixou críticas para a arbitragem.

Atlético Madrid fecha acordo com Marcos Leonardo: eis os valores em cima da mesa

Marcos Leonardo está cada vez mais próximo do Atlético Madrid. O avançado ex-Benfica já tem acordo para rumar ao clube espanhol.

PUB

Mais Artigos Populares

Treinador do Besiktas volta ao ataque: «Nunca vi um jogador como Rafa Silva na minha vida»

O treinador do Besiktas, Sergen Yalcin, voltou a deixar críticas contra Rafa Silva. O avançado do Benfica foi visado na última conferência de imprensa.

Petit é forte candidato ao cargo do Santa Clara

Petit está na lista do Santa Clara. Emblema da Primeira Liga anunciou a saída de Vasco Matos durante este sábado.

5 pontas de lança de Portugal que Roberto Martínez pode levar ao Mundial 2026

Aproximando-se o Mundial 2026, fica na mente de quem acompanha a vida de Portugal, a questão de quais serão as escolhas do Selecionador Nacional para a competição.