Vit. Guimarães 1-0 FC Porto: Inevitável

- Advertisement -

cabeçalho fc porto

O FC Porto está de rastos. Já estava assim antes de Lopetegui ser despedido, mantém-se assim com Rui Barros no comando técnico. O que mais aflige é a inércia do clube. Como um todo. Desde os jogadores, ao mais alto dirigente. Isto não é o Porto, e parece que todos, menos os que realmente decidem, percebem isso.

O jogo de Guimarães foi a derradeira prova dos nove. Porque essas não têm faltado. A equipa da casa, unida em torno de um objetivo, depois de toda a celeuma em redor do seu treinador, conseguiu sempre responder com facilidade às tentativas azuis e brancas de se aproximarem da baliza. A turma de Sérgio Conceição entrou forte na partida, com ideia de imprimir velocidade, algo que resultou, impulsionado por mais um erro de Iker Casillas.

transferir (3)
Casillas deu um frango em Guimarães
Fonte: desporto.sapo.pt

Depois, não há muito a dizer. Porque o FC Porto nunca foi capaz de responder com eficácia à desvantagem. Como não é há já mais de ano e meio. Tudo parece altamente mecanizado e automático. Não há espaço para o improviso e, claro, se algo corre mal, ou surge inesperadamente, a confusão alastra-se e cada jogador rema para o seu lado. Algo que é inconcebível e inadmissível para uma equipa que quer ser campeã.

Rui Barros? Não se lhe pode exigir nada. O estado de graça do “pequeno génio” terminou, e com estrondo. Nunca poderia mudar época e meia de ideias implementadas na equipa e não tem as bases para isso. Não sei o que se pode pedir mais. O clube da Invicta, o clube vencedor, não é isto, e o que o encontro do D. Afonso Henriques mostrou foi um estado de espírito comum (o do Vitória) contra retalhos de uma manta há muito furada e despedaçada.

Atingiu-se um ponto de não retorno. O que se segue? Já não sabemos. Por outra altura, acreditava-se na capacidade de quem manda. Hoje, até isso é difícil.

A Figura:

Miguel Silva – O guarda-redes do Vitória teve um teste de exigência média-alta e passou-o com distinção. Seguro e maduro, quase parecia mais adulto que… Casillas. Tem 20 anos.

O Fora-de-Jogo:

FC Porto – Impossível distinguir alguém pela negativa quando tudo parece (ou é) tão mau. O clube está irreconhecível e a culpa não era só de Lopetegui.

Francisco Sebe
Francisco Sebehttp://www.bolanarede.pt
"Acordou" para o desporto-rei quando viu o FC Porto golear a Lazio, no dilúvio das Antas. Análises táticas e desportivismo são com ele, mas o amor pelo azul e branco minimiza tudo o resto.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tiago Tomás dá a passagem ao Estugarda para a final da Taça da Alemanha

O Estugarda recebeu e venceu o Friburgo por duas bolas a uma, conseguindo o apuramento para a final da Taça da Alemanha.

David Bruno marca grande golo e mete Torreense a vencer o Fafe e mais perto da final da Taça de Portugal

David Bruno marcou um golo na ressaca de um cruzamento e meteu o Torreense a vencer o Fafe. Encontro decide o último finalista da Taça de Portugal.

Villarreal tropeça contra o Real Oviedo: eis os resultados do dia na La Liga

O Villarreal foi às Astúrias empatar contra o Real Oviedo a uma bola, num encontro da 33.ª jornada da La Liga.

Imprensa inglesa aponta José Mourinho ao Chelsea

José Mourinho foi apontado pela imprensa inglesa ao Chelsea, podendo ser o sucessor de Liam Rosenior.

PUB

Mais Artigos Populares

Recordar é Viver | Mundial 94 – Estados Unidos da América

As muitas dúvidas em torno desta decisão acabaram por ser dissipadas, com o Mundial de 94 a ser até hoje o recordista em média de espetadores

Está definido o novo treinador do Athletic e técnico já foi a uma final da Champions League

Edin Terzic vai ser o sucessor de Ernesto Valverde no final da época, assumindo o comando técnico do Athletic.

Claudio Ranieri é o ‘elo mais fraco’ e vai deixar a AS Roma

Claudio Ranieri prepara-se para deixar de ser conselheiro sénior da AS Roma, perdendo a 'guerra' com Gian Piero Gasperini.