Vitória SC 0-1 FC Porto: FC Porto vence e chega aos 88 pontos

Vitória SC e FC Porto estiveram frente a frente neste sábado no derradeiro jogo da época para ambas as equipas. Por um lado, os dragões chegavam a Guimarães com o título de campeões nacionais garantido na jornada anterior. Por sua vez, os vimaranenses entravam na última jornada do campeonato na 8.ª posição depois de uma época menos conseguida. 

Nota para a troca de papéis entre os treinadores desta tarde, com Sérgio Conceição a regressar ao Berço com a possibilidade de alcançar um número histórico de pontos conquistados e José Peseiro a reencontrar o FC Porto, equipa que orientou na segunda metade da época de 2015/16. 

Os primeiros minutos do jogo foram muito disputados na zona do meio-campo, com as duas equipas muito “presas” e encaixadas no sistema tático do adversário. A primeira tentativa de perigo surgiu através de uma jogada combinada entre Óliver Torres e Gonçalo Paciência, duas das surpresas promovidas por Sérgio Conceição, com o internacional português a fazer um cabeceamento fraco a sair ao lado da baliza adversária. 

Em cima do primeiro quarto de hora de jogo, O Vitória SC dispôs de uma oportunidade de grande perigo pelos pés de Rafael Martins que, isolado na cara de Vaná, desperdiçou o golo com um remate ao lado. 

Gonçalo Paciência tentou mostrar serviço no seu primeiro jogo a titular no campeonato e aos 18′ fez o primeiro remate enquadrado com a baliza dos azuis e brancos com um remate forte fora da área. 

A passividade defensiva dos homens da casa fazia-se notar na primeira meia-hora de jogo e Óliver aproveitou esse facilitismo e rematou com perigo à entrada da área para uma defesa complicada de Miguel Silva numa das melhores oportunidades dos dragões no primeiro tempo. 

A cinco minutos do intervalo, Heldon aproveitou o passe falhado de Óliver e numa excelente jogada individual, colocou a bola nos pés de Wakaso que rematou à figura de Vaná, desperdiçando uma oportunidade clara de golo. 

Gonçalo Paciência insistia na procura do seu primeiro golo com a camisola dos dragões e esteve perto de marcar ainda antes do fim do primeiro tempo, desta vez através de um remate à meia-volta depois de uma assistência de Marcano. 

Chegava assim o intervalo naquele que foi um jogo morno e sem golos com o FC Porto a dominar o jogo com mais ataques, mas as oportunidades de maior perigo a pertencer ao Vitória SC. 

Apesar de não ter marcado, Marega foi uma das principais figuras da época dos dragões
Fonte: FC Porto

No regresso ao relvado, o FC Porto entrou novamente dominante e com a entrada de Tiquinho Soares pouco depois do intervalo, era clara a intenção de Sérgio Conceição em alcançar a vitória no estádio D. Afonso Henriques e de atingir o recorde de pontos na Liga. 

O FC Porto mantinha o domínio mas sentia dificuldade em materializar os ataques em lances de perigo e aliado a tudo isto, a defesa do Vitória SC também mantinha-se estável e organizada. 

Apesar de tudo, o FC Porto viria mesmo a chegar ao golo em cima do minuto 70′. Na conversão de um lance de bola parada, Alex Telles, o suspeito do costume, cruzou e encontrou a cabeça de Marcano que inaugurou o marcador com um potente cabeceamento para o fundo das redes. 

A cinco minutos do fim, Rafael Martins cabeceou para a baliza e colocou à prova o recém-entrado Fabiano que controlou bem a bola. 

Os azuis e brancos geriram a vantagem pela margem mínima até ao final do encontro e conseguiram assim assegurar uma vitória difícil em Guimarães e consequentemente alcançar os desejados 88 pontos no campeonato nacional. Os festejos continuam para os dragões que seguem agora para os festejos junto com os seus adeptos nos Aliados. 

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES

Vitória SC: Miguel Silva;Sacko, João Afonso,Jubal e Konan; Heldon, Wakaso, Rafael Miranda e Raphinha (Subst. Sturgeon); Matheus (Subst. O.Estupiñán) e Rafael Martins 

FC Porto: Vaná (Subst. Fabiano); Maxi Pereira, Marcano, Felipe e Alex Telles; Brahimi, Óliver, Herrera e Corona (Subst. André André); Marega e Gonçalo Paciência (Subst. Tiquinho Soares). 

Nélson Mota
Nélson Motahttp://www.bolanarede.pt
O Nélson é estudante de Ciências da Comunicação. Jogou futebol de formação e chegou até a ter uma breve passagem pelos quadros do Futebol Clube do Porto. Foi através das longas palestras do seu pai sobre como posicionar-se dentro de campo que se interessou pela parte técnica e tática do desporto rei. Numa fase da sua vida, sonhou ser treinador de futebol e, apesar de ainda ter esse bichinho presente, a verdade é que não arriscou e preferiu focar-se no seu curso. Partilhando o gosto pelo futebol com o da escrita, tem agora a oportunidade de conciliar ambas as paixões e tentar alcançar o seu sonho de trabalhar profissionalmente como Jornalista Desportivo.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitória do Al Hilal frente ao Manchester City faz história para o continente asiático

O Al Hilal bateu o Manchester City e tornou-se no primeiro clube asiático a bater uma equipa da Europa num torneio organizado pela FIFA.

Já estão definidos três dos quatro jogos dos quartos de final do Mundial de Clubes 2025

Após os triunfos de Fluminense e Al Hilal, ficou definido o terceiro encontro dos quartos de final do Mundial de Clubes 2025.

Al Hilal faz história e elimina Manchester City do Mundial de Clubes 2025

O Al Hilal garantiu o acesso aos quartos de final do Mundial de Clubes. A equipa da Arábia Saudita derrotou o Manchester City.

Sporting perto de fechar venda por 55 milhões de euros

O Sporting está em vias de transferir Ousmane Diomande. O defesa-central costa-marfinense deve reforçar o Crystal Palace, da Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Presidente do Inter Milão arrasa jogador após derrota: «Se houver condições para a sua saída, fá-lo-emos com zero problemas»

O presidente do Inter Milão, Giuseppe Marotta, arrasou Hakan Çalhanoglu, após a derrota da equipa italiana frente ao Fluminense no Mundial de Clubes 2025.

Sporting começa a trabalhar esta terça-feira: estão prometidas várias novidades

O Sporting vai começar a pré-temporada durante esta terça-feira, com vários jogadores a não marcarem presença nos trabalhos.

André Villas-Boas define objetivo para Francesco Farioli

Francesco Farioli deverá ser apresentado em breve como o novo treinador do FC Porto, sucedendo a Martín Anselmi.