Belenenses 1-0 União da Madeira: A chave para o sucesso estava no banco de suplentes

futebol nacional cabeçalho

Belenenses e União da Madeira, na altura 14º e 15º classificados da Liga NOS, respetivamente, defrontaram-se hoje no Estádio do Restelo. Num jogo em que ambas as equipas precisavam obrigatoriamente do pontuar, houve muita luta, mas pouco futebol. Acabou por ter a equipa da casa, no meio do dilúvio, um pingo de sorte caído do céu.

Primeira Parte – Duarte Pereira da Silva

A equipa de Belém, orientada por Sá Pinto, pareceu entrar determinada em dar continuidade ao excelente resultado obtido na Suíça (vitória por 2-1 frente ao Basileia); Kuka, por duas vezes, ameaçou inaugurar o marcador no Restelo. No entanto, o União não se deixou intimidar e rapidamente poderia ter-se colocado em vantagem: primeiro por Amilton, após jogada individual, e depois Paulo Monteiro, na sequência de um canto.

Numa primeira parte em que ambas as equipas poderiam ter marcado, o resultado ao intervalo aceitava-se, apesar de uma ligeira superioridade dos madeirenses.

Segunda Parte – Vítor Miguel Gonçalves

A segunda parte começou com o União da Madeira a assustar; Edder Farías nas alturas conseguiu cabecear sem oposição, mas a bola rasou o poste da baliza de Ventura. Estava assim dado o mote para um início de segunda parte com maior superioridade insular.

O Belenenses ainda conseguiu voltar a equilibrar a partida e travar o ímpeto da equipa visitante, mas o jogo não aumentou de intensidade – e também os níveis de interesse – um jogo muito frio, tal como a temperatura que se fazia sentir.

A entrada de Carlos Martins acabou por ser decisiva para a vitória do Belenenses Fonte: Lusogolo.pt
A entrada de Carlos Martins acabou por ser decisiva para a vitória do Belenenses
Fonte: Lusogolo.pt

Nem com a entrada de Carlos Martins o Belenenses conseguia tomar as rédeas do encontro e a pouco mais de vinte minutos dos noventa foi de novo o União da Madeira a criar perigo em duas circunstâncias. Primeiro num cruzamento de Paulinho que ninguém conseguiu aproveitar e depois por Amilton, o jogador mais em foco na equipa recém-promovida à Liga NOS. Na resposta, a equipa lisboeta conseguiu – finalmente – sacudir a pressão adversária e, nos últimos minutos, apareceu Carlos Martins a cruzar com conta, peso e medida para a cabeça de Sturgeon que, de forma incrível, não acertou na bola como se lhe pedia e falhou um golo fácil.

Foi preciso chegar aos descontos para surgir o primeiro e único golo da noite. Na sequência de um pontapé de canto marcado por Carlos Martins e de uma série de ressaltos dentro da pequena área insular, Tiago Caeiro – outro jogador lançado por Sá Pinto durante o decorrer do encontro – aproveita a confusão instalada para atirar para a baliza de André Moreira.Um golo que veio castigar, talvez em demasia, a equipa de Luís Norton de Matos que até criou mais perigo na segunda parte do que o Belenenses.

O jogo terminou momentos depois, com o União a tentar num último suspiro um ponto que seria tremendamente justo. Fica assim latente a frustração insular num encontro que fizeram por merecer mais do mesmo, resta o consolo de uma exibição consistente num jogo marcado pela chuva e por um medíocre nível exibicional.

A Figura

André Sousa – O médio centro da equipa da cruz de Cristo esteve em destaque tanto no aspecto ofensivo como no defensivo. Foi dos que mais alvejou a baliza de André Moreira mas também o jogador que mais bolas cortou nas imediações da área da formação da casa. Um verdadeiro box-to-box.

 

O Fora de Jogo

O público presente no Restelo – Ressalvando o preço exagerado dos bilhetes – 15 Euros é um valor impensável para um jogo a uma segunda-feira – e a chuva que se fez sentir, os poucos adeptos presentes pouco mais fizeram do que assistir a um jogo morno e sem grandes motivos de interesse. Esperava-se mais dos adeptos do Belenenses.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli comenta pragmatismo no FC Porto x Benfica e lance de Deniz Gul: «Se a camisola é puxada, é penálti»

Francesco Farioli esteve presente em conferência de imprensa após o empate nulo no FC Porto x Benfica. Técnico abordou lance de Deniz Gul.

José Mourinho fala em jogo 1200 e ainda diz: «Se estivesse eu na baliza em vez do Trubin era a mesma coisa»

José Mourinho esteve presente em conferência de imprensa após o empate nulo no FC Porto x Benfica. Técnico abordou jogo.

José Mourinho admite: «Vim encontrar 4 ou 5 jogadores com crise de autoestima»

José Mourinho esteve presente em conferência de imprensa após o empate nulo no FC Porto x Benfica. Técnico fez revelação.

José Mourinho e o pragmatismo no FC Porto x Benfica: «Se disserem que uma equipa tentou ganhar e outra não, não estou de acordo»

José Mourinho esteve presente em conferência de imprensa após o empate nulo no FC Porto x Benfica. Técnico falou sobre o pragmatismo.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «O Enzo e o Ríos fizeram um excelente jogo a controlar o Froholdt que hoje que não...

José Mourinho marcou presença na sala de imprensa do Estádio do Dragão, após o empate entre o FC Porto e o Benfica.

Benfica emite comunicado após o Clássico e vai apresentar queixa à Liga Portugal

O Benfica vai apresentar queixa junto da Liga Portugal. Em causa a entrada de vários apoiantes do clube da Luz já perto do intervalo do Clássico.

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Andámos meio perdidos a tentar perceber qual era o timing e como fechá-los»

Rui Borges analisou o empate entre o Sporting e o Braga na 7.ª jornada da Primeira Liga. Técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede.