Casa Pia AC 0-1 SC Braga: Vitória magra no Jamor mantém bracarenses na corrida pelo título

A CRÓNICA: RICARDO HORTA DÁ A VITÓRIA AO SC BRAGA NO TERRENO DO CASA PIA AC

Num final de tarde chuvoso no Estádio Nacional, o Casa Pia AC recebeu o SC Braga, num jogo em que ambas as equipas queriam vencer para ultrapassar Famalicão e FC Porto, respectivamente, à condição na tabela classificativa da Primeira Liga.

A jogar em casa, o Casa Pia AC até entrou melhor, com uma cabeçada muito perigosa de Godwin, que passou ligeiramente por cima do travessão da baliza bracarense. A equipa de Artur Jorge reagiu e começou a tomar as rédeas do encontro ainda na primeira meia hora, com alguns lances de perigo que, apesar de não terem obrigado o guardião Ricardo Batista a grandes intervenções, causaram alguma preocupação junto da defensiva piedense.

No entanto, os “gansos” não baixaram os braços e foram sempre em busca da baliza de Matheus, com jogadas muito perigosas realizadas pelos flancos, que fecharam o nulo que registou ao fim dos primeiros 45 minutos.

Na segunda parte, a história foi diferente. A equipa bracarense superiorizou-se ao Casa Pia, de tal maneira que reentrou em campo praticamente com a vantagem no marcador, fruto de um golo apontado por Ricardo Horta, ao minuto 54. Este golo foi o mote para esta tal superioridade, que se foi verificando quase ao longo de todo o restante tempo deste encontro, exceto em duas ou três ocasiões em que o Casa Pia apareceu bem.

No final dos 90 minutos, vitória magra do SC Braga, que até teve mais duas ou três oportunidades muito perigosas para dilatar o marcador, mas não foi eficaz no último terço do campo.

A FIGURA

SC Braga
Fonte: Cláudia Figueiredo / Bola na Rede

Ricardo Horta – Dou o prémio de Homem do Jogo ao mais velho dos “manos Horta”. O golo de Ricardo desbloqueou o jogo para o SC Braga, e mostrou, mais uma vez, a grande classe do número 21 bracarense. 

Na minha opinião, a par de Godwin, foi dos mais esclarecidos, mas de facto o seu golo dá-lhe outro tipo de argumentos na minha decisão final, pelo que quero coroar mais uma boa exibição do internacional português.

O FORA DE JOGO

Casa Pia AC
Fonte: Cláudia Figueiredo / Bola na Rede

Yuki Soma – Durante todo o jogo, praticamente não se viu Soma presente no relvado. E logo hoje, que a sua equipa necessitava de si no ataque, o japonês não esteve à altura dos acontecimentos e passou completamente ao lado do jogo, contrastando com Godwin, que fez uma bela partida.

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

Casa Pia AC

BnR: Senti realmente uma equipa do Casa Pia AC que quis procurar outro resultado neste jogo, mas senti também uma equipa muito permissiva na zona central do terreno. Terá sido pelas movimentações do Ricardo Horta, sempre entre linhas e juntando-se aos dois médios do SC Braga, que baralhou a sua linha defensiva?

Filipe Martins: Sim, na primeira parte não estivemos bem nesse aspeto, permitimos muitas bolas vindas do corredor e que entraram na zona central, entre linhas e na zona do número “10”, que neste caso era o Ricardo Horta. Identificámos essa lacuna e deixámos de permitir que isso acontecesse tantas vezes, no entanto, é bem analisado da sua parte, porque houve realmente essa dificuldade, devido ao facto de um dos nossos pivots estar muito preocupado com o outro médio mais recuado, porque tínhamos de fazer esse trabalho para tentar controlar esse espaço, mas permitimos uma ou outra bola perigosa nessa zona. Mas depois, a partir de um certo momento senti que conseguimos estancar esse fator, mas acaba por ser um fator que a equipa adversária explorou, e na opinião bem, mas acredito que também fizemos coisas muito interessantes ao longo do jogo que pararam, na minha opinião, a fluidez habitual que o Braga tem no seu jogo. Acredito que com isto, o SC Braga não criou tantas ocasiões como costuma criar, principalmente até ao lance do golo.

SC Braga

BnR: Falando sobre o jogo, senti que o SC Braga podia ter marcado mais golos, devido aos lances atacantes que teve. Acredita que é um resultado curto?

Artur Jorge: Sentiu muito bem, eu também acho que sim, acho que na segunda parte principalmente, porque na primeira parte tivemos alguma dificuldade em encontrar os melhores espaços para podermos ferir este adversário. Tivemos uma grande entrega, corremos muito, mas o critério nem sempre esteve lá, e dessa forma nós acabámos por chegar em zonas de finalização algumas vezes, mas sem conseguirmos finalizar. Depois de termos corrigido algumas dessas situações ao intervalo, principalmente ao nível ofensivo, entrámos na segunda parte com mais gente próxima da baliza adversária, e logicamente que o golo nos veio dar maior conforto, porque esta é uma equipa que se sente muito bem a explorar os espaços que ela própria consegue criar, e a partir daí tivemos de facto mais duas ou três oportunidades para poder fazer o golo, e digo oportunidades claras, não fizemos, e levámos o jogo com esta indefinição até ao fim, mas creio que a vitória é perfeitamente justa por tudo aquilo que fizemos, e justa no sentido daquilo que foi o trabalho deste Sporting de Braga.

Bernardo Santos
Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é Licenciado em Relações Públicas e quase mestre em Jornalismo. É um comunicador nato, que transporta para o futebol a mesma simpatia e alegria que tem em viver.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica e Sporting: uma Supertaça entre equipas que ainda não são Super

Como já era esperado, nem Benfica nem Sporting são super equipas. Difícil seria que o fossem neste estágio da temporada.

Bruno Lage animado com a chegada de Franjo Ivanovic ao Benfica: «Encaixava no banco ou na bancada como esteve»

Bruno Lage analisou a vitória do Benfica na Supertaça. Águias venceram o Sporting por 1-0 no Estádio do Algarve.

Rui Borges sem dúvidas: «O adversário foi feliz»

Rui Borges falou com os jornalistas depois da derrota do Sporting contra o Benfica, para a final da Supertaça de Portugal.

Bruno Lage e rejeição de João Félix: «Não há ninguém que o conheça como eu»

Bruno Lage analisou a vitória do Benfica na Supertaça. Águias venceram o Sporting por 1-0 no Estádio do Algarve.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage: «Fomos justos vencedores e melhores»

Bruno Lage analisou a vitória do Benfica na Supertaça. Águias venceram o Sporting por 1-0 no Estádio do Algarve.

Ténis: Nuno Borges eliminado nos oitavos de final do Masters de Toronto

Nuno Borges perdeu esta noite com o norueguês Casper Ruud por 7-5 e 6-4. Tenista português eliminado do Masters de Toronto.

Pedro Proença dá os parabéns ao Benfica pela conquista da Supertaça

O Benfica venceu o Sporting por 1-0 e conquistou a Supertaça de Portugal. Pedro Proença, presidente da FPF, deixa mensagem.