CD Aves 3-0 Portimonense SC: Aves ‘voa’ rumo à primeira vitória na Liga

À sexta jornada, o Clube Desportivo das Aves conquistou a primeira vitória na Primeira Liga, com um contundente 3-0 frente ao Portimonense SC. O capitão dos avenses, Vítor Gomes, foi a grande figura, marcando os três golos da partida, numa noite em que tudo correu de feição à turma da casa.

O Desportivo das Aves, após a derrota por 2-0 contra o Benfica, tinha uma oportunidade de ouro para conquistar a primeira vitória na Primeira Liga diante dos algarvios. Diante dos seus adeptos, os avenses mantiveram o mesmo onze que saiu derrotado no Estádio da Luz, com a exceção de Rúben Oliveira, que assumiu a titularidade em detrimento de Braga. O Portimonense, por sua vez, também só fez uma alteração (Lucas entrou para o lugar de Jadson) após a vitória por 3-2 na semana transata diante do Vitória SC.

A equipa da casa foi a primeira a dar sinais de perigo. Mama Baldé, com um remate forte à passagem do minuto 4, testou os reflexos de Leo. Os avenses acabaram mesmo por inaugurar o marcador aos oito minutos de jogo. Defendi, na sequência de um canto, cabeceou ao poste e o capitão Vítor Gomes estava no sítio certo para inaugurar o marcador.

Os homens de José Mota encontravam-se mais confortáveis no jogo, perante um Portimonense que não conseguia ter bola. A turma da Vila das Aves apostava mais no lado direito do seu ataque, através das combinações entre Rodrigo e Mama Baldé, explorando os buracos defensivos do adversário.

À passagem da meia hora, o conjunto de Portimão conseguiu acertar a sua linha defensiva, permitindo uma maior confiança na construção de jogo. E quando a construção lenta não resultava, Nakajima encontrava espaços que mais nenhum dos homens em campo conseguia encontrar. O Desportivo das Aves perdia, aos poucos, o controlo da partida e nem o intento de Bruno Gomes, aos 41 minutos, ofuscava o rendimento dos algarvios nos instantes finais da primeira parte.

Vítor Gomes fez um jogo memorável, apontando os três golos dos Avenses
Fonte: Liga Portugal

Com o céu já pintado de preto, a segunda parte começou e a ‘estrelinha da sorte’ guiou o coletivo avense rumo ao segundo golo. Com apenas seis minutos de jogo na etapa complementar, Vítor Gomes voltou a fazer gosto ao pé, contando ainda com um desvio que enganou o guardião Leo.

António Folha reagiu de imediato, lançando Lucas e a arma (pouco) secreta Jackson Martínez. O ex-Porto procurava, principalmente, as combinações com Nakajima e Tabata, mas o seio da defesa avense estava fechado a sete chaves. José Mota respondeu às decisões do seu homólogo e, apesar da vantagem de dois golos, lançou Amilton e Derley, duas setas apontadas à baliza do Portimonense.

Com a presença de Jackson na frente de ataque, a turma algarvia ganhou uma nova dinâmica, oferecendo a confiança que o Portimonense tanto pretendia. O Aves soube aproveitar a falta de homens de Portimão no setor mais recuado e, contra a corrente do jogo, voltou a dilatar a sua vantagem no marcador. Vítor Gomes (sim, ele outra vez) respondeu na perfeição ao cruzamento de Derley e completou o seu hat-trick na partida.

Já sem aspirações, o Portimonense era uma equipa perdida , que jogava mais com o coração do que com a razão. Razão aquela que raramente se deslumbrou, perante um Desportivo das Aves que justificava a liderança no marcador.

O Desportivo das Aves conquista, assim, a primeira vitória na Primeira Liga, igualando o Portimonense na tabela classificativa. Apesar da vitória, a turma do concelho de Santo Tirso continua na zona de despromoção, contando com a companhia do conjunto de António Folha.

João Filipe Coelho
João Filipe Coelhohttp://www.bolanarede.pt
O desporto sempre fez parte da vida do João, apesar de não ter um clube de futebol em Portugal. Jogou futsal desde os 12 anos e terminou a sua carreira no Desportivo das Aves, optando por focar-se na área da Comunicação na universidade. Fora da quadra, mantém-se atento a todas as modalidades, desde o futebol até ao wrestling, que acompanha desde os 10 anos. Acompanha regularmente o Futsal Nacional, Futebol Argentino e MLS.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Arsenal quer retirar extremo ao Chelsea e já fez proposta

O Arsenal está interessado em contratar Noni Madueke ao Chelsea. Há proposta e negociações já começaram nesse sentido.

Quem está presente no arranque da pré-época do Sporting? Há novidades

O Sporting arrancou esta terça-feira a pré-temporada. Kochorasvili e Alisson são as principais novidades em Alcochete.

Luís Castro explica ida para o Nantes e ainda diz: «Ninguém quer jogar futebol para correr. Eu quero jogar com a bola»

Luís Castro é o novo treinador do Nantes. Técnico português já foi apresentado e explicou decisão da mudança de clube.

Atenção, Viktor Gyokeres: Arsenal perto de fechar Sesko por 75 milhões de euros

O Arsenal está cada vez mais próximo de contratar Benjamin Sesko por 75 milhões de euros. Porta quase fechada para Viktor Gyokeres

PUB

Mais Artigos Populares

Marcos Leonardo emociona-se após o Al Hilal eliminar Manchester City: «Passei por momentos difíceis nestes últimos 2 meses»

O Al Hilal surpreendeu o Manchester City e avançou para os quartos de final do Mundial de Clubes 2025. Marcos Leonardo emocionado.

Vitória SC fecha defesa-central que atua na Segunda Liga

O Vitória SC está a fechar a contratação de Thiago Balieiro. Defesa-central atua no Leixões e está a caminho de Guimarães.

José Fonte vai ou não renovar com o Casa Pia? Eis a resposta

José Fonte continua no Casa Pia por mais uma temporada. Defesa-central de 41 anos apresenta-se esta terça-feira.