CD Nacional 0-2 Rio Ave FC: Choupana com vista para a Segunda

Cabeçalho Futebol Nacional

O futuro do CD Nacional no principal escalão do futebol português ficou seriamente comprometido após nova derrota no seu terreno, desta feita frente ao Rio Ave FC.

Com o término do campeonato a aproximar-se rapidamente, o emblema insular encontrava-se encostado às cordas e a precisar desesperadamente de uma vitória capaz de relançar a equipa no sprint final pela manutenção. A tarefa não se afigurava nada fácil, tendo pela frente um Rio Ave que ainda discutia com o Marítimo o sexto lugar e a consequente vaga europeia.

A quatro jornadas do final, os alvinegros ocupavam o último lugar da tabela classificativa com 20 pontos, menos três que o Tondela e a cinco da ‘linha de água’, onde se encontrava o Moreirense. A vitória era, por isso, o único resultado que interessava.

A tarde era fria e cinzenta, com a chuva a ameaçar e, juntando-se à má temporada do Nacional, contribuiu para a pouca presença dos adeptos no estádio.

Começou melhor, ainda assim, a equipa da casa, conseguindo construir boas jogadas ofensivas e levando mesmo a bola ao ferro da baliza de Cássio. Os bons minutos iniciais despertaram os adeptos que se faziam ouvir.

Chegando ao primeiro quarto de hora, o ímpeto nacionalista diminuiu ligeiramente e a estratégia dos vilacondenses tornava-se evidente. O Rio Ave procurava os contra-ataques rápidos e fazia-o de forma perigosa, com Héldon e Gil Dias como principais fontes de desequilíbrios. Luís Castro sabia que os donos da casa precisavam de pontuar e procurou jogar com isso, entregando a iniciativa ao adversário, mas com pouca eficácia na finalização.

Quando o árbitro Jorge Sousa apitou para o intervalo, o empate a zero persistia, mas o jogo era interessante e bem disputado. O Nacional fazia quase tudo bem, mostrando-se uma equipa serena e com alguns pormenores afinados em relação aos jogos anteriores. Aos madeirenses faltava apenas melhor definição no último terço para dar seguimento à boa exibição. Já Luís Castro, que se mostrara algo insatisfeito com alguns aspetos do jogo da sua equipa tinha a oportunidade de corrigir a estratégia.

Fonte: Bola na Rede
Fonte: Bola na Rede

A palestra acabou mesmo por surtir efeito e o Rio Ave reentrou mais afoito, acabando mesmo por chegar ao golo aos 49 minutos, quando Tarantini aproveitou a recarga para inaugurar o marcador. João de Deus, consciente da situação precária para os alvinegros, esgotou as substituições em dez minutos.

Os forasteiros, contudo, estavam por cima do jogo e controlavam-no a seu bel-prazer, evidenciando um futebol bonito e bem orquestrado. Resultado disso mesmo, aos 74 minutos e, no seguimento de uma boa jogada de Rúben Ribeiro, surge o momento da partida, num grande golo de Krovinovic.

Até ao fim o Nacional ainda tentou esboçar uma reação, mas acabou por desperdiçar as oportunidades que teve, transparecendo claramente a quebra psicológica. Os madeirenses não conseguiram aproveitar o deslize do Tondela, que jogava no Bessa à mesma hora, e veem assim o seu futuro cada vez mais negro. Após o apito final, João de Deus reuniu os seus jogadores no centro do terreno para lhes endereçar algumas palavras de conforto e motivação, antes da próxima jornada que poderá consumar a despromoção.

Foto de Capa: Bola na Rede

Marco António Milho
Marco António Milhohttp://www.bolanarede.pt
Nascido no Funchal, licenciou-se em Ciências da Comunicação, antes de passar pela redação do Diário de Notícias da Madeira. Dividido entre a rádio e a escrita, é amante incorrigível do jornalismo, do cinema, da história e do desporto em geral, onde o futebol e o basquetebol ocupam o lugar de destaque.                                                                                                                                                 O Marco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Nottingham Forest oficializa despedimento de Nuno Espírito Santo

O Nottingham Forest oficializou o despedimento de Nuno Espírito Santo. O técnico português deixa a equipa depois de se ter incompatibilizado com os dirigentes do clube.

O passo mais difícil da caminhada | Hungria x Portugal

Depois da goleada diante a Arménia, Portugal vai deslocar-se à Hungria para aquele que, teoricamente, será o jogo mais complicado da qualificação para o Mundial.

Luís Freire alcança maior vitória de um treinador estreante na Seleção de Sub-21

Luís Freire estreou-se com uma goleada de 5-0 ao Azerbaijão ao serviço da Seleção de Sub-21. Foi o melhor resultado de um técnico estreante pela equipa.

Há dois treinadores portugueses na lista de sucessores para Nuno Espírito Santo no Nottingham Forest

Nuno Espírito Santo está de saída do comando técnico do Nottingham Forest. Marco Silva e José Mourinho são opções para o lugar.

PUB

Mais Artigos Populares

Há mais um treinador apontado à sucessão de José Mourinho no Fenerbahçe

O Fenerbahçe ainda não tem treinador desde que José Mourinho foi demitido. Domenico Tedesco pode ser o sucessor do português.

Nuno Espírito Santo junta-se a grupo com José Mourinho ou Sérgio Conceição: eis os treinadores portugueses atualmente desempregados

Nuno Espírito Santo está perto de deixar o Nottingham Forest e juntar-se a um grupo de treinadores portugueses atualmente sem trabalho.

La Vuelta a España #2: Domínios pouco avassaladores

Um pouco por toda esta Vuelta tem havido vários...