logo-BnR.png

ÚLTIMA HORA:

Santa Clara x Boavista

CD Santa Clara 2-1 Boavista FC: Brava vitória

A CRÓNICA: A MOTIVAÇÃO QUE FALTAVA

Numa friorenta noite de futebol, o Estádio de S. Miguel abriu portas para a vigésima jornada da primeira liga entre CD Santa Clara e Boavista FC. Ambas equipas estão agora focadas no campeonato uma vez que a sua passagem pela Taça da Liga terminou nos play-off. Será o mata-mata da jornada uma vez que estão separados por apenas 1 ponto na tabela classificativa.

O apito inicial soava e não havia margem para grandes dúvidas, a equipa da casa mostrava-se segura e com a cabeça no jogo. Já o Boavista mostrava-se um pouco mais desatento logo nos primeiros minutos de jogo, Luis Santos depois de um lance de bola parada ao saltar tenta afastar a bola, mas acaba por tocar nela com o branco dando, assim, origem a um penálti que acabaria por resultar no primeiro golo da partida para o Santa Clara.

Após o golo o Boavista tenta soltar-se mais e procura construir linhas de passe de forma a chegar com mais facilidade à baliza dos açorianos. Esta táctica acaba por resultar aos 25 minutos, devido a uma falha de Mikel, que não segura a bola, Gustavo Sauer aproveita o momento cruza para Musa que iguala o marcador.

Após o empate, o jogo centralizou-se a meio-campo, um pouco mais faltoso, mas com um Santa Clara à procura de marcar até ao intervalo.

Começava a segunda parte, esta ficaria marcada por muitas faltas o que acabaria por reduzi o tempo útil de jogo. O jogo acabaria por ficar centrado a meio-campo, sem grandes oportunidades de golo que ficassem na retina.

As boas construções de jogo dos bravos açorianos acabariam por vir a dar frutos, aos 76 minutos, quandoAnderson Carvalho cruza na área, para o recém entrado Tagawa, que estava no lugar certo à hora certa, remata e faz o 2-1deixando os adeptos ao rubro.

Após o golo, o jogo tornou-se inquieto. Por um lado, os axadrezados tentavam fazer a diferença no marcador e, procuravam chegar à baliza do guardião Marco Pereira, por outro os vermelhos e brancos queriam mais.

Com as emoções à flor da pele foi assim que terminou a partida. Um jogo bem disputado, com os açorianos por cima e a tentarem dar o seu máximo. Tivemos um Boavista que entrou melhor na segunda parte e tentou ficar por cima na partida, mas não o suficiente. Foi a equipa açoriana a conquistar os 3 pontos e, assim, subir para o 10º. Lugar na tabela classificativa, com 23 pontos.

 

A FIGURA

Tagawa  Estreia abençoada do japonês, que fez o golo decisivo para a história do jogo.

 

O FORA DE JOGO

Gustavo Sauer FC Porto Boavista FC
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Sauer -Um dos melhores dos axadrezados, esteve bastante apagado e pouco acrescentou ao jogo ofensivo da equipa de Petit.

 

ANÁLISE TÁTICA – CD SANTA CLARA

O Santa Clara alinhou-se no esquema táctico 4-2-1-3. Mário Silva fez alinhar o seu esquema predileto. Rafa voltou à titularidade na lateral direita, Mikel e Boateng fizeram dupla no eixo central, complementados por Mansur.

Néné foi surpresa no miolo do terreno, substituindo Morita, habitual titular , qu eesteve ao serviço da seleção do Japão. Anderson Carvalho perfilou junto do graciosense, ficando Lincoln responsável pela batuta do jogo. Na frente, Cryzan ateou na ala, fletindo para espaços centrais, Ricardinho jogou na ala contrária e Barreto estreou-se a titular como homem mais adiantado no terreno.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Marco Pereira (6)

Mansur (6)

Mikel Villanueva (3)

Boateng (4)

Rafael Ramos (4)

Néné (4)

Anderson Carvalho (6)

Ricardinho (4)

Lincoln (5)

Óscar Barreto (4)

Cryzan (5) 

SUBS UTILIZADOS

Tagawa (6)

Rúben Oliveira (-)

Júlio Romão (-)

Tassano (-)

 

ANÁLISE TÁTICA – BOAVISTA FC

O Boavista alinhou-se no esquema 3-4-3. Petit voltou a apostar num esquema de 3 centrais. Nathan Santos é Filipe Ferreira, ambos laterais de raiz, atuaram como centrais, fazendo companhia a Abascal.

No miolo Makouta e Sebastian Pérez jogaram num duplo pivot. Hamache e Santos deram profundidade nas alas. Na frente, Gorre procurou explorar a profundidade, Sauer jogou em espaços mais centrais e Musa jogou em cunha, sendo o homem mais adiantado dos axadrezados. 

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Bracali (5)

Nathan (4)

Rodrigo Abascal (3)

Filipe Ferreira (4)

Luis Santos (4)

Sebastian Perez (4)

Makouta (6)

Hamache (3)

Gustavo Sauer (3)

Musa (4)

Gorré (4) 

SUBS UTILIZADOS

N’Tep (4)

De Santis (4)

Vukotic (-)

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

CD SANTA CLARA

BnR: Acha o resultado da partida justo?

João Carvalho: Foi uma vitória justa. Marcarmos, tivemos posse, controlo de jogo. Na primeira parte, podíamos ter controlado melhor mas é um resultado justo. Estávamos a preciso de estabilidade e mostramos responsabilidade perante uma região, no entanto, precisamos ser humildes e continuar a trabalhar.

BOAVISTA FC 

BnR: Foi um jogo equilibrado e com poucas oportunidades. Que comentário faz à partida?

Pettit: Não é fácil jogar aqui. O Santa Clara foi mais forte na primeira parte. Trabalhamos algumas coisas mas não conseguimos anular o que eles estavam a fazer. No entanto, reagimos, chegamos à igualdade mas sem muitas oportunidades. Tentamos corrigir os nossos erros, baixamos linhas para ter mais bola. Para mim, mereciamos o empate era o mais justo.

A Raquel vem dos Açores, do paraíso no meio do Oceano Atlântico. Está a concluir a licenciatura em Estudos Portugueses e Ingleses. Guarda os clássicos da literatura, a Vogue e os jornais desportivos na mesma prateleira.                                                                                                                                                 A Raquel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

A Raquel vem dos Açores, do paraíso no meio do Oceano Atlântico. Está a concluir a licenciatura em Estudos Portugueses e Ingleses. Guarda os clássicos da literatura, a Vogue e os jornais desportivos na mesma prateleira.                                                                                                                                                 A Raquel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

[my_elementor_post_nav_output]

FC PORTO vs CD TONDELA