FC Arouca 1-2 Boavista FC: A solução estava no banco e Martim Tavares resolveu

    A CRÓNICA: VITÓRIA JUSTA DO BOAVISTA FC EM JOGO EQUILIBRADO AO LONGO DOS 90 MINUTOS

    Jogo entre FC Arouca e Boavista FC com uma primeira-parte animada num jogo que opôs duas equipas que se encontram a meio da tabela classificativa. Um dos casos que marca o jogo é a expulsão por cartão vermelho direto de Soro, médio-defensivo da equipa do FC Arouca, aos dez minutos de jogo, numa entrada muito dura sobre Makouta. Resultado da expulsão, Alan Ruiz baixou no terreno, mas a equipa do FC Arouca continuou a causar muito perigo à linha defensiva do Boavista FC, marcando o primeiro golo do encontro aos 27 minutos, por intermédio de Mujica.

    Um passe rasteiro de Tiago Esgaio rompeu a linha defensiva do Boavista FC, e no frente a frente com César, Mujica fez o primeiro golo do encontro. A vantagem da equipa da casa durou pouco tempo, pois quatro minutos depois Sasso cabeceou para o fundo da baliza, a cruzamento de Rodrigo Abascal, num excelente golo construído pelos centrais boavisteiros.

    Em superioridade numérica, o Boavista arriscou, desmontou a defesa a cinco, e colocou mais um avançado em campo, com a entrada de Martim Tavares para o lugar de Cannon. Apesar de um início de segunda parte adormecido de ambas as equipas, o Boavista FC começou a assumir as despesas do jogo, e chegou ao golo da vitória ao minuto 71. Tudo começou com um remate de longa distância de Seba Perez, Zubas fez uma grande defesa para canto, e na sequência do canto Salvador Agra cruza, Bozenik cabeceia para defesa de Zubas, e na recarga Martim Tavares encosta, fazendo o segundo golo da equipa do Boavista FC.

    Até final nota para a expulsão de Opoku, ao minuto 83, por entrada muito dura sobre Martim Tavares, e no último lance do jogo, Vitinho cruza para Bruno Marques, que cabeceia um pouco acima da baliza de César. Vitória justa do Boavista FC, que no global foi superior ao FC Arouca ao longo do encontro.

     

    A FIGURA

    Martim Tavares – Repetindo a proeza da segunda jornada, Martim Tavares entrou e foi decisivo no encontro, dando a vitória ao Boavista FC. Com apenas 18 anos, este pode ser um ano de afirmação deste jovem jogador, que já é o melhor marcador do Boavista FC no campeonato, com dois golos apontados.

     

    O FORA DE JOGO

    Expulsões no FC Arouca – A expulsão numa fase tão prematura do encontro foi decisiva para que a equipa do FC Arouca tivesse de adaptar a sua estratégia, jogando com menos um, e que acabou com a derrota da sua equipa em casa, frente a um adversário direto na tabela classificativa.

     

    ANÁLISE TÁTICA – FC AROUCA

    O FC Arouca alinhou de início com o seu 11 inicial mais utilizado, em 4-3-3, numa defesa a quatro, com Basso e Opoku como centrais, e os laterais Quaresma e Tiago Esgaio, Soro e David Simão jogando mais centralizados no campo, Alan Ruiz como médio mais ofensivo, e a frente de ataque com Mujica a ponta de lança, e os extremos a serem Bukia e Arsénio. Com a expulsão de Soro, Alan Ruiz baixou no terreno, ficando a jogar numa posição mais recuada, ficando o meio-campo com apenas dois elementos.

    11 INICIAL E PONTUAÇÕES

    Zubas (6)

    Basso (6)

    Opoku (4)

    Quaresma (6)

    Tiago Esgaio (7)

    Soro (1)

    David Simão (6)

    Alan Ruiz (6)

    Bukia (5)

    Arsenio (5)

    Mujica (7)

    SUBS UTILIZADOS

    Antony (4)

    Bruno Marques (5)

    Sylla (5)

    Vitinho (5)

    Busquets (-)

     

    ANÁLISE TÁTICA – BOAVISTA FC

    Petit fez a equipa alinhar em 5-2-3, sendo os três centrais, Abascal, Sasso e Cannon, e as alas entregues a Bruno e Pedro Malheiro, o meio-campo constituído por Makouta e Seba Perez, e no ataque jogaram Bozenik, Bruno Lourenço e Gorré. Ao intervalo Petit fez duas alterações na equipa, trocando Cannon por Martim Tavares, e uma troca direta, Gorré por Salvador Agra. Assim, a partir da segunda parte o Boavista FC passou a alinhar em 4x4x2, com Bozenik e Martim Tavares a serem os dois avançados da equipa, com as posições de extremos a serem ocupadas por Salvador Agra e Bruno Lourenço.

    11 INICIAL E PONTUAÇÕES

    César (6)

    Sasso (7)

    Abascal (6)

    Cannon (4)

    Malheiro (6)

    Bruno Onyemaechi (6)

    Perez (6)

    Makouta (5)

    Bruno Lourenço (5)

    Gorré (4)

    Bozenik (6)

    SUBS UTILIZADOS

    Martim Tavares (7)

    Salvador Agra (6)

    Watai (5)

    Ibrahima (-)

    Ricardo Mangas (-)

     

    BnR na CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

    BOAVISTA FC

    Bola na Rede: Apesar da superioridade numérica desde os 10 minutos, o Boavista teve alguns problemas no meio-campo, na 1ºparte, concedendo um golo ao Arouca, sendo que no início da 2ºparte esses problemas foram corrigidos, o que foi feito de diferente?

    Petit: Na segunda parte procuramos aumentar os cruzamentos para a área, aumentar a nossa presença na área e ao mesmo tempo fazer com que o meio-campo, Makouta e o Seba Perez tivessem uma presença mais forte, na busca dos três pontos

     

    FC PAÇOS DE FERREIRA

    Bola na Rede: De que forma viu a exibição do seu meio-campo, com Alan Ruiz e David Simão, após a expulsão?

    Armando Evangelista: Fantástica. O David Simão e o Alan Ruiz recuperam muitas bolas e tiveram critério na saída. Ganharam duelos, tanto aéreos como no chão, colocaram a bola nos espaços sempre que possível, e foi assim que criamos o que criamos. No entanto, a fadiga, acentuada por jogar com menos um, e a perda de lucidez ao longo do jogo, levou-me a substituí-los por outros jogadores, que tiveram igualmente bem.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Francisco Aidos
    Francisco Aidoshttp://www.bolanarede.pt
    O Francisco é natural de Viseu. É licenciado em Geografia pela Universidade do Porto e a frequentar atualmente o mestrado em ensino de Geografia na Universidade do Porto. Gosta de ver NBA, e em especial os Dallas Mavericks, mas o seu desporto de eleição é o futebol, e o FC Porto.