FC Porto 0-1 SL Benfica: Costa dá 125€, Rafa dá Clássico

A CRÓNICA: ENCARNADOS BATEM FC PORTO DESFALCADO NO ESTÁDIO DO DRAGÃO

O clássico tinha tudo para ser memorável. De um lado, um Futebol Clube do Porto em perseguição, e do outro, um líder invicto na procura de contrariar as duas últimas idas ao Estádio do Dragão.

Os azuis e brancos começaram a controlar o jogo nos primeiros 20 minutos, criando várias oportunidades de perigo através de erros do rival, com destaque para a pressão alta do FC Porto.

Apesar de um futebol positivo, esse domínio não demorou muito, pois, numa questão de quatro minutos, Stephen Eustáquio acabou por ver dois cartões amarelos, indo para o balneário mais cedo. 

A partir daí, o SL Benfica começou a segurar mais posse de bola, mas sem conseguir transformar o nulo ao intervalo. 

Na segunda parte, tanto um lado como o outro procuravam marcar, tendo o Benfica mais facilidade devido à vantagem numérica.

O FC Porto ainda conseguiu assustar por vezes, desferindo um remate ao poste também, porém, no minuto 72, numa jogada de contra-ataque, a vantagem numérica fez efeito e Rafa Silva não falhou o alvo, vencia o Benfica por 1-0.

Algo que marcou este clássico foi o número elevado de cartões amarelos, correspondendo a um total de 14 cartões, incluindo o segundo amarelo de Stephen Eustáquio. 

Os encarnados acabaram por sair da cidade Invicta com três pontos, liderando com uma diferença de seis pontos para o segundo classificado, FC Porto.

A FIGURA

Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

Rafa Silva – O avançado português somou mais uma exibição notável à carreira. Ameaçou a baliza do adversário por quatro vezes, sendo a última a mais importante, que acabou por dar o golo do triunfo no Estádio do Dragão

 

FORA DE JOGO

Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

Stephen Eustáquio – Com a expulsão, acabou por debilitar o meio-campo portista e dificultar a tarefa de construção e defesa ao FC Porto. Esperava-se algo mais do médio.

 

ANÁLISE TÁTICA – FC PORTO

Apesar das grandes dúvidas que pairaram durante a semana sobre a posição de lateral direito, Sérgio Conceição optou por “descer” Pepê no terreno para ocupar a posição.

Fábio Cardoso e David Carmo voltaram a ser opção na zona central da defesa, com Zaidu na lateral esquerda.

No meio-campo, alinharam Eustáquio e Uribe, mas o primeiro acabou expulso durante a segunda parte e acabou por debilitar os processos de construção e defesa do FC Porto – mesmo a optar por um bloco compacto, sentiu-se a falta de mais um elemento no meio-campo.

Otávio e Galeno ocuparam as alas, com Taremi delegado aos movimentos interiores e Evanilson a servir de avançado mais móvel.

 

ONZE INICIAL E PONTUAÇÕES

Diogo Costa (7)

Zaidu (6)

David Carmo (6)

Fábio Cardoso (5)

Pepê (6)

Galeno (6)

Eustáquio (4)

Uribe (6)

Otávio (7)

Evanilson (6)

Taremi (6)

SUBS UTILIZADOS

Toni Martínez (5)

Gabriel Veron (5)

Wendell (5)

Rodrigo Conceição (-)

 

ANÁLISE TÁTICA – SL BENFICA

A grande novidade (ou simplesmente surpresa) no onze do Benfica foi mesmo a entrada de Aursnes.

Roger Schmidt optou pelo onze base da equipa, mas acabou pressionado ao intervalo com o meio-campo e também Bah admoestados com cartão amarelo.

O técnico alemão substituiu os ‘amarelados’ no final dos primeiros 45 minutos, mas Julian Draxler – um dos escolhidos para subir ao relvado – teve de abandonar por aparente lesão e foi trocado por Petar Musa, com o intuito de ajudar no ataque dos encarnados que estava de tarefa dificultada dado o bloco compacto portista na defesa.

  

ONZE INICIAL E PONTUAÇÕES

Odysseas Vlachodimos (7)

Alexander Bah (5)

António Silva (6)

Otamendi (6)

Grimaldo (6)

Florentino Luís (5)

Enzo Fernandéz (5)

João Mário (6)

Rafa (8)

Aursnes (7)

Gonçalo Ramos (6)

SUBS UTILIZADOS

Gilberto (6)

David Neres (7)

Petar Musa (6)

Julian Draxler (-)

 

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

 

SL Benfica

BnR: Falou dos três jogadores que mudou ao intervalo, gostava de lhe perguntar se foi pelos cartões amarelos ou uma questão táctica.

Roger Schmidt: Foi pelos cartões, acho que na primeira parte houve momentos duros e não sei se a equipa terminava o jogo com os 11 jogadores da maneira que estava a decorrer, portanto, foi essa a minha decisão.

 

FC Porto

O BnR não teve direito a fazer qualquer questão a Sérgio Conceição.

 

Rescaldo da autoria de Andreia Araújo e Marcos Brea.

 

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto de olho na contratação de jovem guarda-redes brasileiro

O FC Porto quer contratar Phillipe Gabriel. O jovem...

Alvo do Benfica leva nega do treinador para deixar o clube: «Não é a altura certa para sair»

O interesse do Benfica em Anis Hadj Moussa pode esfriar. Robin van Persie, técnico do Feyenoord, fechou a porta da saída ao avançado argelino.

Negócio fechado: Ex-Gil Vicente Samuel Lino deixa o Atlético Madrid e ruma ao Brasil por 22 milhões de euros

Samuel Lino vai ser reforço do Flamengo. O avançado brasileiro de 25 anos vai deixar o Atlético Madrid e assinar pelo clube canarinho.

Lyon confirma contratação de Ruben Kluivert ao Casa Pia

Ruben Kluivert é reforço do Lyon de Paulo Fonseca. O defesa-central neerlandês de 24 anos deixou o Casa Pia a título definitivo.

PUB

Mais Artigos Populares

João Noronha Lopes promete congelamento dos preços do Red Pass e novo portal de bilhética

João Noronha Lopes deixou duas promessas em campanha. O candidato à presidência do Benfica garantiu que não haverá aumento do Red Pass, entre 2025 e 2029.

Matheus Cunha elogia Ruben Amorim e admite: «Manchester United sempre foi o clube dos meus sonhos»

Matheus Cunha falou em conferência de imprensa sobre a pré-temporada do Manchester United. O avançado brasileiro deixou elogios para Ruben Amorim.

O que esperar de Bronny James? | NBA

Por muito que se tente dissociar Bronny James do nome que carrega, essa tarefa será sempre incompleta.