spot_imgspot_img

    No Dragão joga-se por classificação de topo | FC Porto x SL Benfica

    Primeira Liga, 10.ª jornada: sexta-feira, 20h15, 21 de Outubro de 2022

    A ANTEVISÃO: CLÁSSICO ESCALDANTE NO ESTÁDIO DO DRAGÃO

    Aposta agora até 50€ através deste link no FC Porto x SL Benfica sem risco!

    Após um fim de semana onde se disputou a 3.ª ronda da Taça de Portugal, a Primeira Liga regressa, esta semana. A jornada dez começa, e há jogo de cartaz imperdível. FC Porto e SL Benfica partilham palco no Estádio do Dragão. As águias não vencem no Dragão desde 2019, último ano em que se consagraram campeões nacionais, ao comando de Bruno Lage.

    Os encarnados lideram atualmente a tabela classificativa do campeonato. Por outro lado, o FC Porto chega com várias hipóteses de vencer o campeonato, já que vem de sequência, de cinco vitórias consecutivas. As duas equipas percebem que este jogo, apesar de não ser decisivo para um desfecho final do campeonato, é já por si bastante importante. Enquanto as águias jogam pela manutenção da sua invencibilidade na época, dragões sentem a pressão adicional pelo triunfo. Triunfo esse que colocaria o FC Porto colado ao SL Benfica, com o mesmo número de pontos, relançando as contas, pelo título nacional.

    As águias deslocam-se ao Dragão com “pressão a menos” que o rival, apesar que a sua invencibilidade está em jogo. Azuis e brancos tem a perceção que a vitória é importante para relançarem-se no topo da tabela classificativa. Os portistas defrontam o Benfica mais forte dos últimos anos.

    Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

    Sérgio Conceição prevê isso mesmo. Um Benfica sólido aproxima-se ao Dragão “Olho de uma forma positiva para o adversário e a prova disso é que ainda não perdeu em jogos oficiais esta época. Tem uma equipa que me parece completa, interpreta bem todos os momentos do jogo e está diferente, em relação às épocas passadas, quando não tem a bola. Tem sempre a capacidade de chegar bem ao último terço, está recheada de bons valores, tal como nós. Espero um bom jogo, um bom clássico entre as duas melhores equipas do campeonato”.

    Sérgio Conceição prevê isso mesmo. Um Benfica sólido aproxima-se ao Dragão “Olho de uma forma positiva para o adversário e a prova disso é que ainda não perdeu em jogos oficiais esta época. Tem uma equipa que me parece completa, interpreta bem todos os momentos do jogo e está diferente, em relação às épocas passadas, quando não tem a bola. Tem sempre a capacidade de chegar bem ao último terço, está recheada de bons valores, tal como nós. Espero um bom jogo, um bom clássico entre as duas melhores equipas do campeonato”

    Por outro lado, Roger Schmidt devolveu os tecidos elogios ao treinador rival, mencionando que o FC Porto “É uma boa equipa, têm muita qualidade individual, estão rotinados, o mesmo treinador durante anos, o que dá estabilidade. São bons no ataque e no meio-campo, e também conseguem defender bem. Não têm concedido golos. É uma equipa completa. É um jogo de alto nível, as duas equipas têm qualidade. Tudo vai depender do que as equipas conseguirem colocar em campo”.

    Por outro lado, Roger Schmidt devolveu os tecidos elogios ao treinador rival, mencionando que o FC Porto “É uma boa equipa, têm muita qualidade individual, estão rotinados, o mesmo treinador durante anos, o que dá estabilidade. São bons no ataque e no meio-campo, e também conseguem defender bem. Não têm concedido golos. É uma equipa completa. É um jogo de alto nível, as duas equipas têm qualidade. Tudo vai depender do que as equipas conseguirem colocar em campo”.

    Ideia tática de que Roger Schmidt se focou na antecâmara para este jogo. Sabe-se que o treinador encarnado analisou os jogos FCP x SLB das épocas anteriores, todos sob a era Sérgio Conceição. Concluiu que controlar e dominar o meio-campo do FC Porto é essencial para o desfecho e sucesso de um resultado, pois é nessa zona do campo onde reside-se a peça chave do encontro. Para isso é preciso que o Benfica jogue com três peças, contra o meio-campo portista, ao invés das duas peças que metia nos jogos anteriores (o que contribuiu para o insucesso do Benfica nesses encontros).

    Schmidt entende que cortar a criação, a liberdade de movimentos técnicos e coletivos de Otávio, Pepê e de Eustáquio são cruciais para a falta de originalidade de um jogo ofensivo portista.  Já pelo outro lado, Sérgio Conceição e o plantel estudaram pormenorizadamente os jogos passados do SL Benfica, mais precisamente o jogo com o Paris Saint-Germain FC. Esse jogo em que o Benfica brilhou contra o conjunto parisiense, e que tentará colocar certo domínio competitivo, sob o FC Porto.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. Sérgio Conceição tem um histórico de confronto frente ao Benfica positivo: em 24 jogos, conta com 11 vitórias, quatro empates e nove derrotas
    2. Para o campeonato, o Benfica não sofre golos fora de casa há sete jogos.
    3. O Benfica mantem-se invencível esta época: 18 jogos, soma 14 vitórias e quatro empates
    4. No Estádio do Dragão, o FC Porto marca sempre desde há 27 jogos para o campeonato
    5. O FC Porto está invicto frente ao Benfica há nove jogos consecutivos
    6. FC Porto e SL Benfica já se defrontaram por 250 vezes. Vantagem portista por 100 vitórias, contra 88 triunfos do SL Benfica, 62 empates
    7. No campeonato, realizaram-se 176 jogos entre as duas equipas, com 70 vitórias do FC Porto, 49 empates e 57 triunfos do SL Benfica.
    8. João Pinto é o jogador com mais clássicos nas pernas, entre FC Porto e Benfica, com 51 jogos realizados
    9. Eusébio é o melhor marcador nos duelos entre FCP vs SLB. São 25 o número de golos.
    10. A última vitória do Benfica frente ao FC Porto foi na época 2018/19, por 1-2 no Estádio do Dragão

     

    JOGADORES A TER EM CONTA

    FC Porto Taremi Tondela
    Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

    Mehdi Taremi (FC Porto) – Num jogo onde interessa sobretudo pontuar, pela veia finalizadora, este jogo poderá resolver-se por Mehdi Taremi. O jogador é importante, uma vez que participou em nove golos do FC Porto, neste início de temporada. Taremi é um jogador que participa, assiste e abre espaços ofensivos, como nenhum outro jogador. É um faz tudo de Sérgio Conceição, e estas são caraterísticas fundamentais, que são importantes para um jogo desta magnitude.

    algarvio
    Fonte: Carlos Silva/ Bola na Rede

    Gonçalo Ramos (SL Benfica) – Avançado do outro lado do terreno, é Gonçalo Ramos. O avançado português é o melhor marcador do campeonato, liderando a lista com seis golos marcados. Vem ao Dragão para somar mais golos, e que espera.se que seja contributivo para a sua equipa sair com um resultado positivo, que já não acontece desde a época 18/19

    XI´S PROVÁVEIS

    FC Porto: Diogo Costa; Rodrigo Conceição, David Carmo, Fábio Cardoso e Zaidu; Matheus Uribe, Stephen Eustáquio e Otávio; Pepê, Taremi e Evanilson

    Treinador: Sérgio Conceição

    «Precisamos de estar preparados para o jogo… Alguns resultados contra o Benfica, no passado, foram importantes e até valeram títulos, mas à 10.ª jornada ninguém é campeão, independentemente do resultado. Mas temos a responsabilidade de dar uma boa resposta e ganhar o jogo».

     

    SL Benfica: Vlachodimos; Gilberto, Otamendi, António Silva e Grimaldo; Florentino, Enzo Fernández e João Mário; Rafa, David Neres e Gonçalo Ramos

    Treinador: Roger Schmidt

    «Temos de estar focados e mostrar as nossas qualidades. Já jogámos contra boas equipas, o que tentamos fazer é jogar o nosso jogo, estar sempre organizados e ligados, contra-atacantes muito bons. Não podemos dar espaço, mostramos que podemos fazer isso contra grandes jogadores. E na sexta-feira vamos tentar fazer isso».

     

    PREVISÃO DO RESULTADO: FC Porto 2-1 SL Benfica
    - Advertisement -
    spot_img

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Rúben Amorim elogia Chermiti, após estreia a marcar na Liga

    Rúben Amorim falou de vários temas na conferência de...

    Sporting obtém vitória contra o Rio Ave

    O Sporting foi vencer o Rio Ave, num jogo...

    Nélson Semedo de volta à Luz? | SL Benfica

    O lateral direito está a jogar em Inglaterra, mas...
    Vítor Vieira
    Vítor Vieira
    O Vítor tem 21 anos e é natural de Santa Maria da Feira. Estuda Comunicação Social em Coimbra. Colabora com o Bola na Rede para partilhar as suas ideias e opiniões, enquanto adquire experiência profissional. Gosta de Ténis, mas o seu desporto de eleição é o futebol. Com o seu FC Porto sempre no seu coração, escreve os artigos sempre com a mesma paixão.
    Bola na Rede