O FC Porto de Vítor Bruno é uma incógnita. Quando se trata da primeira experiência como treinador principal, opinar e perspetivar não são tarefas fáceis e o tempo é o melhor juiz. Venceu a Supertaça de forma icónica e está bem encaminhado na Liga Portugal Betclic, com duas vitórias, cinco golos marcados e 0 sofridos. Não há duas sem três ou à terceira é de vez? No que toca às vitórias, mas também ao facto de não terem golos sofridos até ao momento no campeonato. Agora o FC Porto prepara-se para receber o Rio Ave de Luís Freire, que pode ser uma das sensações do campeonato.
Neste mercado de transferências, o Rio Ave reforçou-se com muitos jogadores e é necessário tempo para organizar e afinar dinâmicas, bem como perceber qual é o caminho certo a seguir. Jogar com o Sporting em Alvalade na primeira jornada não foi o melhor timing, tendo isso em consideração. Na partida seguinte, o Rio Ave já levou os três pontos, após bater o Farense por 1-0. Agora vai ao Dragão. O jogo está marcado para este sábado (dia 24) pelas 18h00.
3 odds para apostar no FC Porto x Rio Ave na Betclic
3 aspetos táticos a observar no FC Porto x Rio Ave
Construção do FC Porto e importância do meio-campo no plano azul e branco: O FC Porto de Vítor Bruno tem vencido os jogos, mas está longe da perfeição. Frente ao Santa Clara, os dragões sentiram algumas dificuldades na construção – em chegar a zonas de finalização através de diferentes formas e em boas condições. Acumular jogadores no corredor central tem sido chave no plano do FC Porto e verificou-se um 4-2-3-1 mais centralizado na última jornada, com dois médios mais recuados enquanto Iván Jaime e Namaso procuravam espaço entre-linhas. Há maior domínio e ligação no corredor central, mas há aspetos a afinar para uma melhor e mais fluída construção.
Papel de Nico González: O médio espanhol está a ser uma das grandes figuras do FC Porto neste arranque de temporada e é muito graças a Vítor Bruno. O treinador dos dragões desprendeu-o de certas tarefas defensivas e deu a Nico González uma maior liberdade de movimentos para se associar com os colegas, conduzir, criar e apurar a relação com o golo. Foi assim que mostrou a sua melhor cara até ao momento. Entretanto Alan Varela fica mais recuado e dá segurança/estabilidade ao meio-campo do FC Porto. Atenção também a Iván Jaime, um “reforço” que já estava dentro do plantel, tal como Nico González.
Saída de bola do Rio Ave: Depois de ter sido superiorizado e derrotado pelo Sporting por 3-1, o Rio Ave vai voltar a enfrentar um dos três grandes – o FC Porto. Uma das maiores dificuldades sentidas foi na saída de bola desde trás, em que o Rio Ave teve vários erros e sofreu as consequências (recorde-se de Jhonatan e Pedro Gonçalves). O FC Porto deverá pressionar na primeira fase de construção e apertar o cerco para forçar erros e recuperar bolas em zonas altas. Resta perceber como o Rio Ave contrariará esse aspeto.
3 registos que a história nos dá
- O resultado mais frequente no FC Porto x Rio Ave é o 3-0. Aconteceu por sete vezes.
- O FC Porto só perdeu uma vez com o Rio Ave em casa: 1-2 no dia 27 de dezembro de 1981.
- Na última vez em que o FC Porto recebeu o Rio Ave no Estádio do Dragão, houve empate a zero golos.
3 jogadores a ter em conta no FC Porto x Rio Ave
Dany Namaso: Vítor Bruno deu a titularidade a Fran Navarro contra o Santa Clara, mas não esqueceu Dany Namaso e colocou o jogador à esquerda, uma posição que pode trazer benefícios ao atacar entre-linhas e explorar uma capacidade mais de associação e criação do que finalização. Importa perceber se Vítor Bruno vai voltar a utilizar Namaso mais pelo lado esquerdo (não como extremo, mas como segundo avançado a partir desse lado). Neste início de campeonato, o jogador já leva um golo (grande penalidade contra o Gil Vicente).
Vasco Sousa: É de momento um dos jovens mais entusiasmantes do plantel do FC Porto. Há duas temporadas, Vasco Sousa, médio português de 21 anos, já se tinha estreado pela equipa principal do FC Porto, mas não encontrou espaço. Na época passada, o jovem alinhou na equipa B e agora, com Vítor Bruno no comando, Vasco Sousa sonha com a equipa A. Já leva três jogos e inclusive uma assistência dada. Esta é a sua temporada de afirmação.
Clayton: O que fez contra o Sporting no seu golo é de louvar. O avançado brasileiro de 25 anos, que está emprestado pelo Vasco da Gama ao Rio Ave, é um jogador que ataca bem o espaço, junta técnica ao remate, ganha bolas áreas e pode ser letal. Se o FC Porto não tiver cuidado, Clayton pode ferir a linha defensiva azul e branca. Clayton está de regresso ao futebol português e pode ser esta temporada uma arma importante para o Rio Ave de Luís Freire.
3 equipas em campo
Onzes prováveis
FC Porto: Diogo Costa, Wenderson Galeno, Otávio, Zé Pedro, Martim Fernandes, Alan Varela, Eustaquio, Nico González, Iván Jaime, Gonçalo Borges e Dany Namaso;
Rio Ave: Jhonatan, Patrick William, Anderlan Santos, Pantalon, Marios Vrousai, João Novais, Oudrhiri, João Tomé, Ole Pohlmann, Kiko Bondoso e Clayton;
- Arbitragem:
- Árbitro: Iancu Vasilica
- Assistentes: Sérgio Jesus e José Pereira
- 4.º árbitro: Josão Gonçalves
- VAR: André Narciso
- AVAR: Paulo Brás
REGISTA-TE EM BAIXO E APOSTA 50 EUROS SEM RISCO: