📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Pressione para bloquear, arraste para desbloquear

- Advertisement -

Esta partida foi uma excelente exibição de encaixe e necessidade de desencaixar, de bloqueio e necessidade de desbloquear. O jogo foi marcado pelo equilíbrio precisamente pela forma quase perfeita como as equipas de Rio Ave e Estoril Praia encaixam uma na outra, jogando ambas com três centrais, entre outras similitudes.

Ambas precisaram de procurar fugir a essas similitudes e encontrar formas de se diferenciarem uma da outra. Os vila-condenses foram mostrando essa capacidade com mais frequência, encontrando algumas vezes Amine, Joca ou João Graça com algum espaço para jogar no centro do terreno e desenrolando daí para as alas as suas jogadas.

Os estorilistas precisaram de mudanças mais profundas e foi com as substituições que Vasco Seabra sacudiu um pouco mais a pressão adversária – vimos o Estoril Praia optar pelo pontapé na frente na saída de baliza mais vezes do que o habitual pela forma exímia como os homens do Rio Ave pressionavam para bloquear a saída contrária – e arrastar a equipa, como um todo, mais vezes para os terrenos defensivos do adversário, desbloqueando o jogo.

O golo dos da casa foi também ele fator de desbloqueio, o golo do empate foi fator de novo bloqueio e foi no equilibrar constante da balança comercial entre o bloqueio e o desbloqueio que se disputou e resolveu (ou ficou por resolver) a partida.

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

BnR: Coloco-lhe primeiro a questão da praxe: sente que o Rio Ave ganhou um ponto ou perdeu dois? Além disso, Vasco Seabra dizia há pouco que nos últimos 18/20 minutos o Estoril Praia conseguiu subir a equipa no terreno e sacudir a pressão do Rio Ave. Considera que esses foram pontos importantes para o Estoril Praia ter chegado ao empate?

Luís Freire: O jogo não é difícil de analisar. Nós conseguimos – o Estoril Praia também nos deu essa liberdade – construir bem o jogo. Conseguimos travar desde o início os duelos individuais do Mateus Fernandes, do Marqués e do Ndiaye com o Amine, o Graça e o Joca. Precisávamos de mais qualidade no nosso jogo, estávamos muito amarrados naquelas marcações. As equipas estavam muito encaixadas, o Estoril Praia mais em transição a procurar um erro nosso para nos ferir e nós quando conseguíamos desbloquear o jogo também conseguíamos criar perigo. Na segunda parte, conseguimos ter o Graça a aparecer de frente, o Joca de frente, o Costinha nas alas, o Fábio nas alas, libertando-nos completamente o jogo ofensivo. Conseguimos criar várias oportunidades, criámos o 1-0 com mérito. A seguir, podíamos ter o jogo controlado, podíamos ter feito o segundo golo várias vezes. Nos minutos finais, aí sim, o Estoril Praia arriscou mais. Nós conseguimos controlar, sem sobressaltos de maior. Acabámos por sair penalizados de um duelo individual em que o Estoril Praia consegue com o ressalto ganhar superioridade no corredor esquerdo e definir para golo. Trabalhámos muito para desbloquear o jogo, trabalhámos mesmo muito. Fomos nós a equipa que procurou mais desbloquear o jogo ofensivamente. Durante 70/80 minutos de jogo, a minha equipa fez mais para ganhar o jogo e penso que perdemos dois pontos nesse sentido.

Outras declarações:

“O Guga é um excelente profissional”.

“Num momento difícil do clube, ele ficou e ajudou o Rio Ave”.

“É importante manter aquilo que está bem aqui dentro, que é os jogadores representarem sempre bem o clube”.

O Adrien Silva vai ajudar o clube nesta reta final do ano”.

BnR: A sua equipa tem melhorado os resultados fora de casa. Depois de cinco derrotas nas cinco primeiras deslocações, leva agora uma vitória e dois empates nos outros cinco jogos fora. Um dado que não se tem alterado, no entanto, é que a equipa sofre golo quase sempre nas deslocações (só não aconteceu em Portimão). O que falta nesses jogos para os resultados do Estoril Praia serem ainda melhores? É essa consistência defensiva?

Vasco Seabra: A equipa tem muitos golos marcados. Os golos sofridos estavam claramente a diminuir. Tivemos jogos em que sofremos mais golos, a derrota em Alvalade e o jogo com o FC Porto, e esses jogos fazem com que pareça que a nossa equipa estivesse de novo a cometer muitos erros defensivamente. Não é verdade. Hoje permitimos muito pouco ao Rio Ave, pouquíssimas situações teve o Rio Ave para finalizar com clarividência e o golo acaba por vir de um livre, não de uma situação criada. A equipa está estabilizada, sabe pressionar, é uma equipa que, neste momento, não concede muito espaço entrelinhas, consegue controlar a profundidade bem. Não tivemos o mesmo discernimento ofensivo, porque a nossa fluidez costuma ser muito mais rápida.

Outras declarações:

“Foi um jogo muito equilibrado na maior parte do tempo”.

“Não tivemos o discernimento habitual, mas tivemos uma boa atitude”.

“O golo do Rio Ave desbloqueou o jogo”.

“Conseguimos puxar a equipa mais para frente e afastar a pressão do Rio Ave”.

“O Mateus Fernandes tem uma abrangência de jogo maior”.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Palmeiras de Abel Ferreira vence Juventude e segura liderança do Brasileirão

O Palmeiras foi ao terreno do Juventude vencer por 2-0, na jornada 31 do Brasileirão. A equipa de Abel Ferreira continua na liderança.

Defesa do Tondela na mira do Sporting e do Braga

O Sporting e o Braga estão de olho em Brayan Medina. O defesa-central colombiano tem estado em destaque no Tondela.

Real Betis bate Mallorca com bis de Antony: eis os resultados do dia da La Liga

O Real Betis venceu o Mallorca por 3-0 para a jornada 11 da La Liga. Antony bisou com golos na primeira parte.

Aaron Ramsey dispensado do Pumas por se ausentar para procurar pelo seu cão desaparecido

Aaron Ramsey jogou apenas seis jogos pelo Pumas e foi dispensado após se ausentar para procurar pelo seu cão desaparecido.

PUB

Mais Artigos Populares

Changchun Yatai de Ricardo Soares despromovido na Liga Chinesa

O técnico português, Ricardo Soares, chegou a meio da temporada ao Changchun Yatai e não conseguiu evitar a despromoção.

Venceu o Mundial 2014, reformou-se aos 29 anos e dedica-se ao desportos radicais: «Quero beneficiar destes momentos difíceis»

André Schurrle, campeão mundial pela Alemanha em 2014, retirou-se aos 29 anos, e agora decidiu dedicar-se aos desportos radicais.

Christian Chivu reflete sobre a vitória do Inter Milão e elogia liderança de Lautaro Martínez: «Um exemplo para todos»

O técnico do Inter Milão, Cristian Chivu, falou sobre a vitória deste domingo frente ao Hellas Verona e elogiou Lautaro Martinez.