CD Santa Clara 2-0 Belenenses SAD: Os três pontos centenários

A CRÓNICA: O REGRESSO DAS VITÓRIAS DOS BRAVOS AÇORIANOS EM CASA 

O Estádio de S. Miguel abriu portas, esta segunda feira, para a 16.ª jornada, para o duelo entre CD Santa Clara e o Belenenses SAD.

Temos um CD Santa Clara que regressou às vitórias no último jogo para o campeonato, frente ao Rio Ave, onde venceu por 2-1. O Belenenses, também, arrecadou os três pontos, na última jornada, frente ao Tondela. Com o começo de uma nova semana e de um novo mês o objetivo das duas equipas é o mesmo: conquistar os três pontos.

Os primeiros momentos da primeira parte mostraram duas equipas focadas, a pensar no jogo e a tentar ter o controle. Aos 10 minutos, momento em que o Santa Clara tentava atacar, uma falta de sob Cryzan leva o árbitro a recorrer ao VAR para rever uma possível grande penalidade, a favor da equipa da casa. Depois de confirmado, aos 13 minutos, Cryzan aponta a redondinha para o fundo das redes e inaugura o marcador deixando a equipa açoriana em vantagem.

Esse golo madrugador foi fulcral para aquecer, mesmo que por breves momentos, a partida. No entanto, não durou muito e o jogo acabou por fica partido e centralizado a meio campo com os bravos açorianos a chegar com mais alguma facilidade à área do Belenenses.

Na segunda parte, o Beleneses começou com maior posse de bola no entanto o Santa Clara aproveitava melhor os momentos para marcar posição e chegar à baliza. Aos 54 minutos, num passe combinado de Hade para Allano, este atira a tenta a sua sorte mas sem sucesso. Esse desejo de golo volta a ficar evidente 66 minutos. Desta vez Lincoln que passa para Cryzan que remata mas a bola acaba por passar ao lado da baliza do guardião Kritciuk.

Já em tempo complementar, o Santa Clara volta a tenta chegar à baliza da equipa de Belém. Jean Patrick faz cruzamento mas é o defesa do belenenses, Diogo Calila que corta e acaba por colocar a bola na sua própria baliza fazendo, assim, o segundo golo da partida. O apito final soou e estava decidido, os três pontos ficavam nos Açores. Esta vitória é, sem dúvida, uma boa prenda para os adeptos do Santa Clara que comemoraram, no passado dia 31 de Janeiro, os 100 anos do clube.

A FIGURA


Cryzan – O autor do golo da equipa açoriana esteve sempre presente em vários momentos importantes da partida. Foi fundamental e preponderante em muitos passes e situações de perigo.

 O FORA DE JOGO

Cassiera – Esperava-se mais do homem mais ofensivo da equipa de Belém. Não apareceu em campo. 

ANÁLISE TÁTICA – CD SANTA CLARA

 O Santa Clara jogou com o esquema tático 4-3-3. Uma linha defensiva de quatro que contou com a inclusão de Mansur no lugar de João Lucas. O meio campo constituído por Morita e Nené que preencheram o miolo do terreno. Lincoln jogou nas costas do trio da frente. E Cryzan como homem mais avançado e Carlos e Allano a aparecerem nas alas.

  

ONZE INICIAL E PONTUAÇÕES

 Marco Pereira (2)

Rafael Ramos (2)

Mikel Villanueva (3)

Fábio Cardoso (3)

Mansur (4)

Allano (5)

Lincoln (4)

Carlos Jr. (5)

Nené (2)

Cryzan (7)

Hide (6)  

SUBS UTILIZADOS

Jean Patrick (Allano 74’) (4)

Shahirar (Carlos Jr 87’) (-)

Ukra (Nené 87’) (-)

João Afonso (Cryzan 87’) (-)

 

ANÁLISE TÁTICA – BELENENSES SAD

O Belenenses SAD  jogou com o esquema tático 5-3-2.  Procuraram usar uma estrutura defensiva com três homens no eixo central e dois homens a fazerem os corredores. O meio campo com dois homens mais físicos e com Taira a assumir a batuta da equipa. Na frente, optaram por dois homens a deambularem, trocando de posição (Cassierra e Richard).

  

ONZE INICIAL E PONTUAÇÕES

 Kritciuk (2)

Ruben Lima (3)

Bruno Ramires (3)

Cassierra(4)

Tiago Esgaio (5)

Danny (3)

Taira (3)

Cafu (4)

Richard Rodrigues (5)

Henrique (2)

Gonçalo Silva (3)

SUBS UTILIZADOS

Afonso Sousa (Danny 56’) (3)

Varela (Bruno Edgar 56’) (2)

Dieguito (Richard 71’) (3)

Diogo Calila (Esgaio 75’) (3)

 BnR na CONFERÊNCIA

CD SANTA CLARA

BnR: O CD Santa Clara hoje foi uma equipa muito mais pragmática no jogo. Foi estratégico?

Daniel Ramos: Sim, fez parte. Não é que a equipa não tenha dinâmica ofensiva e ter bola. Mas a intenção era mesmo essa. Era transmitira à equipa que tínhamos de fazer melhor em casa e que tínhamos essa possibilidade. Fomos mais simples ao construir o jogo e reduzimos. Resultou, não sofremos golo e vencemos. Admito que não foi a melhor exibição mas conseguimos voltar às vitórias em casa.

 

Belenenses SAD

BnR:  Qual a análise que faz da partida?

Petit: O Santa Clara no primeiro lance de perigo deu origem ao penálti e fez o golo. Quando o Santa Clara começa o jogo a ganhar é mais difícil tentar contornar isso. Na primeira parte, podíamos ter sido mais agressivos. Mas sei que temos dificuldades em fazer golos. Segunda parte, tentamos contornar isso mas não conseguimos. Foi vitoria justa porque o Santa Clara aproveitou  logo ao inicio do jogo para marcar.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Raquel Roque
Raquel Roquehttp://www.bolanarede.pt
A Raquel vem dos Açores, do paraíso no meio do Oceano Atlântico. Está a concluir a licenciatura em Estudos Portugueses e Ingleses. Guarda os clássicos da literatura, a Vogue e os jornais desportivos na mesma prateleira.                                                                                                                                                 A Raquel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Juventus quer internacional alemão para reforçar a frente de ataque

A Juventus quer contratar Niclas Fullkrug para a frente de ataque. O ponta de lança alemão está ao serviço do West Ham.

Gabri Veiga, 12 jovens da B e 7 ausências: o resumo do treino do FC Porto desta sexta-feira

O FC Porto voltou a treinar esta sexta-feira, com vista à preparação para o Mundial de Clubes 2025. Gabri Veiga foi a grande novidade.

Gabri Veiga fez o 1º treino pelo FC Porto: «Este grande grupo recebeu-me muito bem»

Gabri Veiga completou o primeiro treino pelo FC Porto, depois de assinar pelos dragões. Médio mostrou-se muito feliz.

Nemanja Matic suspenso por 2 jogos após tapar bandeira LGBTQIA+ do equipamento

Nemanja Matic foi suspenso por duas partidas. Em causa, jogo em que o médio tapou a bandeira LGBTQIA+, símbolo da luta contra a homofobia.

PUB

Mais Artigos Populares

Crystal Palace quer contratar Ousmane Diomande para atacar Europa League

O Crystal Palace vai disputar a próxima edição da Europa League. Eagles querem Ousmane Diomande.

PSG exige 20 milhões de euros para vender jogador que não entra nas contas de Luis Enrique

Marco Asensio está de saída do PSG em definitivo. Os parisienses querem receber 20 milhões de euros com a transferência.

Giorgos Kyriakopoulos é reforço do Panathinaikos de Rui Vitória

Rui Vitória recebeu um reforço de peso no Panathinaikos. Giorgos Kyriakopoulos chega ao clube proveniente do Monza.