SC Braga 2-1 Portimonense SC: Bracarenses sobrevivem a algarvios bem montados

Cabeçalho Futebol NacionalA festa do futebol começa bem antes da bola principiar a rolar e, nesse espírito, o SC Braga estreava duas Zonas do Adepto, uma na entrada nascente e outra na entrada poente do Estádio Municipal de Braga, prometendo serviços de restauração, atuações, DJ’s, surpresas e animação nas duas anteriores ao apito inicial.

No entanto, o cenário na Alameda Nascente ficou bem aquém das expectativas. Estava lá um espaço de merchandising, mas uma barraquinhas de bebidas, um palco em que colunas de som passavam algumas músicas, um grupo de jovens a tocar tambores e alguns voluntários a oferecer balões às crianças passavam por parca companhia. Pior era o sol abrasador do agosto bracarense e, com a Zona do Adepto localizada em sítio sem protecção da exposição solar,  a esmagadora maioria dos apoiantes dos da casa deixou-se ficar pelas sombras das árvores junto à entrada do estádio, preferindo o bar e as típicas roulotes que por lá se encontravam.

Depois, veio o jogo em si, e um Portimonense organizado e aguerrido em que dava gáudio ver a forma como como cada jogador sabia exatamente a sua função em campo. A superioridade técnica dos braguistas equilibrava o jogo, mas após criar as melhores oportunidades de golo, o Portimonense lá chegou ao tento e à vantagem por Paulinho.

Fonte: SC Braga
Fonte: SC Braga

O Braga continuava sem se encontrar taticamente e, apesar de mais pressionante, não conseguia quebrar o equilíbrio ao jogo. Só que no futebol a qualidade dos intérpretes decide muita coisa e, já em tempo de compensação, o jovem Xadas largou um tiro à porta da área algarvia para mandar tudo empatado para o intervalo.

Os arsenalistas entraram melhor na segunda parte e os algarvios entravam no tradicional jogo das demoras nas reposições de bola. O jogo não desatava do empate e nas bancadas sentia-se a impaciência. Um pequeno grupo tentou começar um grito de “Portugal”, como que colocando em causa o estatuto dos sulistas, mas o forte dos adeptos continuou com a elevação e durante minutos ouviu-se ecoar um saudável “Força, Braga”.

E os cânticos pararam apenas porque o capitão Rui Fonte meteu a redondilha lá dentro e colocou o estádio a saltar e gritar de alegria.

Os minutos finais acabariam por não acrescentar ao jogo. As duas equipas tentaram, mas nenhuma mostrou frescura para fazer mais diferenças e o SC Braga ficou mesmo com os três pontos.

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Ricardo Horta lança estreia do Braga na Liga Europa: «Expectativa muito grande para saber como nos vamos apresentar»

O Braga estreia-se em 2025/26 com a 2.ª pré-eliminatória da Liga Europa. Ricardo Horta lançou o duelo diante do Levski Sofia.

Carlos Vicens lança estreia oficial do Braga em 2025/26: «Queremos competir da melhor forma possível»

O Braga estreia-se em 2025/26 com a 2.ª pré-eliminatória da Liga Europa. Carlos Vicens lançou o duelo diante do Levski Sofia.

Sporting regressa aos trabalhos em Alcochete após estágio no Algarve

O Sporting regressou aos trabalhos esta quarta-feira após um dia de folga. Leões já trabalham em Alcochete após dias no Algarve.

Benfica negoceia chegada de Dusan Tadic a custo zero

O Benfica quer garantir a contratação de Dusan Tadic. Na Turquia, avançam com negociações das águias pelo sérvio.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica prepara nova investida por Anis Hadj Moussa e já fez sondagem por 2ª opção

O Benfica quer garantir a contratação de Anis Hadj Moussa. Extremo argelino é visto como o favorito para o lugar de Ángel Di María.

Estrela da Amadora chega a acordo e rescinde contrato com Alan Ruiz

O Estrela da Amadora acertou a rescisão de contrato com o jogador Alan Ruiz. Argentino segue caminhos separados.

Barcelona quer incluir cláusula de recompra na transferência de Pau Victor para o Braga

O Barcelona quer fechar a venda de Pau Victor ao Braga. Ainda assim, culés querem manter uma possibilidade de recomprar o avançado.