Liga Portuguesa: Nunca mais é Sexta-Feira!

- Advertisement -

futebol nacional cabeçalho

A espera acabou! Começou, finalmente, o campeonato português. Um dos mais esperados dos últimos anos e que, pela primeira jornada, deixou indicadores positivos de que poderá corresponder às expectativas de adeptos e dirigentes.

O número de adeptos nos estádios ascendeu aos 150 mil, um número recorde numa jornada da Liga, desde, pelo menos, 2007/2008 (época em que se iniciaram  os registos oficiais) e nenhum deles terá ficado desiludido com o preço pago pelo bilhete, pois houve espectáculo e muitos golos em quase todas as partidas.

A mais espectacular e emocionante terá acontecido em Belém, onde, no Restelo (o Bola na Rede esteve lá), o Belenenses empatou com o Rio Ave num encontro em que começou a perder (0-1), deu a volta ao marcador (2-1), ampliou a vantagem (3-1), mas não foi capaz de a segurar (3-3) perante um Rio Ave atrevido e com substituições (Guedes foi o principal impulsionador e Heldon o “ajudante”) que deram frutos, após a saída do maestro e figura maior dos azuis (Carlos Martins)… que não foram os únicos a ceder dois pontos, em casa, depois de terem estado em vantagem – no Bonfim, um Setúbal de duas faces entrou bem no duelo frente ao Boavista, foi para o balneário satisfeito com a vitória por 2-0, pensou tudo estar resolvido após ver o adversário reduzido a 10 unidades, mas há coisas que não mudam e a garra de Petit continua a contagiar os seus jogadores que não desistiram e, por intermédio de Afonso Figueiredo e Luisinho, repuseram a igualdade e voltaram para o norte com pontos.

Ainda assim, houve equipas que conseguiram melhor que apenas um ponto nas deslocações a terreno alheio – o Arouca, por exemplo, revelou-se uma equipa muito bem organizada e paciente, esperando pelo melhor momento de forma a surpreender o Moreirense, que se viu impotente para travar Nuno Coelho e Maurides, autores dos golos arouquenses que fixaram o placard final em 0-2 para os visitantes, num duelo entre repetentes, no Minho… coisa que não foi única nesta jornada, pois também Sporting de Braga e Nacional, presentes na edição transacta da Liga NOS, se defrontaram na região do extremo noroeste do país, onde os madeirenses até conseguiram surpreender o seu adversário ao marcar cedo no encontro (Tiquinho inaugurou o marcador aos 2 minutos), mas falharam na materialização do factor surpresa e cedo o jogo foi igualado (11 minutos, por Pedro Santos, de penalti) para, mais tarde, e após uma exibição brilhante de Gottardi, “virar” a favor dos bracarenses, que tiveram em Román a arma secreta para fixar o resultado final em 2-1… o mesmo do derby da Madeira, onde o União levou a melhor sobre o Marítimo, numa das surpresas da jornada.

A formação orientada por Norton de Matos entrou forte no jogo e chegou a vantagem por Breitner, ampliou a vantagem pelo goleador Élio Martins (não perdeu o faro do golo) e manteve o Marítimo controlado até aos 84 minutos, altura em que os verde-rubros reduziram por Dyego Souza, porém, já era tarde para estragar a festa dos recém-promovidos à Primeira Divisão portuguesa.

Aboubakar foi a figura da jornada Fonte: Facebook do FC Porto
Aboubakar foi a figura da jornada
Fonte: Facebook do FC Porto

O mesmo, porém, não poderá dizer o “companheiro de subida” do União, o Tondela, que, a jogar em casa, emprestada, foi derrotado por 1-2, ainda que obrigando o Sporting a suar para sair do Municipal de Aveiro com os três pontos – os leões estiveram em vantagem, viram a formação do distrito de Viseu empatar o encontro e só na compensação, graças a uma grande penalidade convertida por Adrien Silva, conseguiram respirar fundo… uma imagem semelhante à que aconteceu no Estádio da Luz, onde o Benfica, apesar da folgada vitória por 4-0, teve de suar e muito para levar de vencido o Estoril que só aos 74 minutos “caiu” com uma cabeçada de Mitroglou que abriu caminho à goleada encarnada, carimbada pelo miúdo (em evidência) Nélson Semedo, que lhes dá ânimo na defesa do título…

… ainda que tenha os rivais à espreita. O FC Porto é uma ameaça séria e comprovou-o no Dragão, perante 50 mil espectadores, ao bater o Vitória de Guimarães por claros 3-0. A estrela da companhia foi Aboubakar numa equipa que vai impondo o seu domínio e que se exibiu em excelente plano, lançando um claro aviso à concorrência.

A terminar a jornada, o Paços de Ferreira recebeu a Académica (1-0, marcou Roniel), num jogo menos animado que os restantes, mas onde ficaram boas indicações da equipa agora orientada por Jorge Simão e que fazem antever uma luta pela Europa com a competitividade da do ano passado.

Estão lançados os primeiros dados. Se o início da Liga era aguardado com enorme expectativa, depois de uma jornada destas, só se pode pedir que o tempo passe rápido até ao próximo fim-de-semana!

Treinador da Jornada: Lito Vidigal (FC Arouca)

Para uma equipa que luta para a manutenção, assegurar os três pontos fora de casa no terreno de um rival alheio… vale seis. A caminhada tranquila que se deseja começou a ser trilhada da melhor forma, com uma vitória em Moreira de Cónegos que deixou bem vincada a superioridade arouquense em todos os aspectos do jogo e isso, claro, tem dedo do treinador, principalmente se atendermos à importância de jogadores como Nuno Coelho (um golo e muita segurança defensiva) e Roberto (jogo de sacrifício, mas foi crucial na gestão do processo ofensivo).

Jogador da Jornada: Vincent Aboubakar (FC Porto)

Fazer esquecer uma grande relação de amor não é para todos, mas Aboubakar conseguiu-o no jogo diante do Guimarães ao assinar os dois primeiros golos (subsiste, ainda assim, a dúvida sobre a atribuição do primeiro tento do camaronês) dos Dragões na Liga NOS e ao acrescentar algo ao processo ofensivo dos dragões – dimensão física.

Foto de Capa: Facebook Oficial do Tondela

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Liverpool rouba negócio ao Newcastle e garante reforço que está no Mundial 2026 com a Espanha por 40 milhões de euros

Víctor Muñoz prepara-se para reforçar o Liverpool. Reds desviaram o extremo espanhol do Newcastle e vão contratar o jogador.

Ricardo Quaresma faz pedido insólito a João Félix: «Diz ao teu treinador para te meter mais vezes»

Ricardo Quaresma comentou a estreia de Portugal em conversa com João Félix. Antigo internacional português deixou recado a Roberto Martínez.

Inglaterra e Croácia dão espetáculo na estreia no Mundial 2026 num triunfo com 3 golos dos 3 Leões

A Inglaterra venceu a Croácia na estreia do Mundial 2026. Reedição da meia-final de 2018 sorriu, desta feita, à seleção inglesa.

Pedro Proença reage ao empate de Portugal na estreia no Mundial 2026: «A nossa convicção mantém-se intacta»

Pedro Proença reagiu ao empate da Seleção Nacional na estreia no Mundial 2026, mantendo a ambição e agradecendo o apoio dos adeptos.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez enaltece empenho dos jogadores após empate frente ao RD Congo: «A atitude é extraordinária e acredito muito no que podemos fazer»

Roberto Martínez reconhece a necessidade de autocrítica após o empate de Portugal, mas mantém total confiança na atitude da equipa.

Fabrizio Romano confirma: Vai haver saída no Real Madrid de José Mourinho

Dani Ceballos está de saída do Real Madrid. Internacional espanhol de 29 anos não entra nos planos de José Mourinho.

Roberto Martínez desvaloriza empate de Portugal e recorda: «A Argentina perdeu com a Arábia Saudita e ganhou o Mundial»

Roberto Martínez desvalorizou o empate de Portugal frente ao Congo e fez questão de relembrar o percurso de outras seleções.