Ao ritmo dos húngaros | Ferencváros TC 2-0 SC Braga

- Advertisement -

A deslocação do Braga a Budapeste acabou por ser mais complicada do que aquilo que os minhotos provavelmente antecipavam. Frente a um Ferencváros muito intenso e bem preparado para aquilo que costuma ser o jogo bracarense, a equipa de Carlos Vicens nunca conseguiu verdadeiramente controlar o ritmo da partida. Os húngaros entraram com grande energia, pressionando alto e com referências individuais claras, tentando cortar desde cedo as linhas de construção do Braga. Ainda assim, os minhotos foram conseguindo, a espaços, sair desde trás com alguma qualidade, mas quase sempre sob pressão e sem transformar essa circulação em perigo real perto da baliza adversária. No final, o 2-0 acaba por encaixar bem naquilo que foi o jogo.

Taticamente, Vicens manteve a estrutura que tem sido habitual, o 3-4-3, mas com uma nuance que acabou por ter impacto na presença ofensiva da equipa. Os três jogadores da frente surgiam muitas vezes sem posições fixas, recuando para zonas de construção e tentando oferecer linhas de passe entre setores. A ideia passava por ajudar a ultrapassar a primeira linha de pressão do Ferencváros, mas essa movimentação retirava profundidade ao ataque e deixava o Braga muitas vezes sem presença suficiente na frente quando conseguia progredir no terreno. Curiosamente, o primeiro golo nasce precisamente de uma dessas tentativas de ligação vertical, um passe arriscado para um dos avançados que tinha descido no terreno acabou intercetado e deu origem à transição rápida que desbloqueou o marcador.

Sem bola, os minhotos foram alternando momentos de pressão com uma organização mais baixa, muitas vezes num 5-4-1. Rodrigo Zalazar e Ricardo Horta fechavam nos corredores laterais para ajudar a linha defensiva, enquanto Pau Víctor ficava mais adiantado à espera de possíveis transições. No entanto, a equipa portuguesa teve dificuldades para acompanhar a intensidade física do adversário, sobretudo nos duelos e nas segundas bolas. Em vários momentos faltou agressividade para travar as jogadas ainda na sua fase inicial, permitindo ao Ferencváros instalar-se com alguma frequência no meio-campo ofensivo.

Também aí se percebeu o trabalho feito pelos húngaros na preparação da partida. O Ferencváros mostrou ter estudado bem o Braga, sobretudo na forma como tentou anular o início de construção. Os avançados, apoiados pelo médio Fani, pressionavam diretamente os centrais bracarenses, fechando linhas de passe e obrigando a equipa portuguesa a arriscar bolas verticais ou a jogar mais longo do que é habitual. Várias recuperações surgiram exatamente nesses momentos de risco. Depois de ganhar a bola, o plano era simples, acelerar. A equipa explorou muitas vezes a capacidade física e a velocidade de jogadores como Joseph e Yusuf, tentando apanhar o Braga desorganizado.

Fonte: UEFA

Mesmo quando conseguiu ter mais bola, o Braga raramente encontrou espaços claros para ferir o adversário. A circulação existiu, mas faltaram acelerações no momento certo e presença suficiente na área para transformar posse em ocasiões de golo. Do outro lado, o Ferencváros foi sempre mais direto e confortável num jogo de duelos, transições e intensidade.

No fundo, a partida acabou por ser jogada muito nos termos da equipa húngara. Entre a pressão alta, a força física e a forma como conseguiu condicionar a construção bracarense, o Ferencváros foi construindo uma vantagem que acabou por defender sem grandes sobressaltos. Para o Braga, fica uma noite europeia menos conseguida e alguns sinais claros sobre aspetos que terão de ser ajustados quando o adversário consegue empurrar o jogo para este tipo de cenário.

Subscreve!

Artigos Populares

Ayoub El Kaabi renova contrato com o Olympiacos até 2028

O Olympiacos anunciou esta quinta-feira a renovação de Ayoub El Kaabi. O avançado marroquino estendeu o seu contrato até 2028.

Mundial 2030: FIFA inicia vistorias aos estádios de Alvalade e da Luz

Uma delegação internacional da FIFA avaliou as condições e os projetos de melhoria dos dois maiores estádios de Lisboa. A comitiva segue agora para o Porto.

Manchester United adiciona médio português à lista de alvos para o próximo mercado de transferências

Mateus Fernandes está entre os alvos do Manchester United para reforçar a equipa no próximo mercado de transferências.

Alverca tem baixa confirmada até ao final da época

Tomás Mendes foi operado ao joelho e não vai jogar antes do final da temporada. O jovem está emprestado pelo Alavés ao Alverca.

PUB

Mais Artigos Populares

Pedro Neto vai ter de cumprir mais um jogo de suspensão

Pedro Neto recebeu mais um jogo de suspensão, mesmo após ter servido o castigo. O avançado do Chelsea não vai jogar contra o Newcastle, no sábado.

Francisco Conceição e o interesse da Juventus em Bernardo Silva: «Todos os clubes gostariam de ter Bernardo Silva»

Francisco Conceição confessou que adoraria jogar com Bernardo Silva na Juventus. O médio do Manchester City não vai renovar contrato no verão.

Liam Rosenior comenta incidente de Pedro Neto com apanha-bolas no PSG x Chelsea: «Todos nós cometemos erros»

Liam Rosenior saiu em defesa de Pedro Neto na sequência do incidente envolvendo o internacional português e o apanha-bolas no jogo entre PSG e Chelsea.