📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Minhotos buscam o topo e gauleses procuram sobreviver | Nice x Braga

- Advertisement -

Europa League, 6.ª jornada: quinta-feira, 11 de dezembro de 2025, 17h45.

A ANTEVISÃO: BRAGA PODEROSO DESAFIA UM NICE QUE JOGA EM CASA A SOBREVIVÊNCIA NA EUROPA

A consistência durante uma época desportiva é tão ou mais importante do que o seu começo para que o final seja com os resultados desejados. Embora existam bastantes diferenças entre as duas equipas, tal processo está a mostrar-se adequado para o Nice e Braga esta época. Os franceses porque precisam de entrar num percurso consistente para ainda salvar a época e os “guerreiros do Minho” porque está a passar pelo mesmo para reverter os (alguns) desaires que já sofreu na presente temporada.

No entanto, é importante notar que grande parte da irregularidade dos bracarenses nos resultados, verificou-se no campeonato nacional (derrotas com Gil Vicente e CD Nacional, empates com AFS e Rio Ave). Além de se manter de pé nas restantes competições nacionais (oitavos de final da Taça de Portugal e meia-final da Taça da Liga), a equipa de Carlos Vicens está a ser das melhores na fase de liga da UEFA Europa League. Após três eliminatórias ganhas com clareza (Levski Sofia 1-0 após prolongamento, CFR Cluj por 4-1 e Lincoln Red Imps por 9-1), os bracarenses cedo se colocaram topo da tabela ao vencer duelos contra adversários relevantes e com nome nos seus países (1-0 caseiro ao Feyenoord, 2-0 em Glasgow ao Celtic e 2-0 caseiro ao Estrela Vermelha). Uma sequência de resultados que permitiu à equipa de Carlos Vicens se colocar em posição privilegiada para seguir para os oitavos de final da competição. Apesar de um desaire caseiro contra o Genk (3-4) e uma perda de pontos no terreno de um adversário poderoso (1-1 contra o Glasgow Rangers).

Jogando num sistema tático a três defesas que varia entre um 3-5-2 e 3-4-3, uma das principais lacunas da equipa bracarense é ainda o volume elevado de oportunidades que concede aos adversários, o que acaba por caracterizar um setor defensivo algo frágil com 19 golos sofridos em 21 jogos (entre Liga Portuguesa, Taça de Portugal, Taça da Liga e fase de liga da UEFA Europa League), além de alguns períodos de resultados irregulares. No entanto, a equipa de Carlos Vicens tem um caudal ofensivo bastante coeso e extenso, tal explicam os 44 golos marcados (aos quais se pode juntar os 14 tentos apontados nos seis jogos da fase inicial dos play-offs de acesso à UEFA Europa League) nos mesmos 21 jogos, além de ter sido a equipa com mais oportunidades de golo na maioria dos jogos em que participou.

Carlos Vicens Braga
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Tem demonstrado ter um equilíbrio na equipa entre juventude (Pau Victor, Gabri Martínez ou Gorby Baptiste) e experiência (Ricardo Horta, João Moutinho, Florian Grillitsch ou Paulo Oliveira) e também mostra ambição, pelo investimento e aposta na qualidade dos seus jogadores. Tendo ainda mais dois desafios exigentes pela frente a seguir ao desta quinta-feira (Nottingham Forest em casa e o Go Ahead Eagles nos Países Baixos) e nos quais terá de estar no seu máximo para vencer ambos, um triunfo inédito na França frente a um Nice em momento de menor forma está perfeitamente ao alcance de uma equipa capaz e fortes argumentos para estar entre as oito primeiras da fase de apuramento para os oitavos de final da UEFA Europa League.

Do outro lado da barricada, existe um Nice que tem enfrentado imensas dificuldades na presente época e procura retomar um caminho vitorioso que se tem mostrado muito difícil de alcançar. A equipa orientada por Franck Haise apenas venceu cinco (todos na Liga Francesa) dos 22 jogos disputados até ao momento, dos quais terminou derrotado em 15. Ocupa atualmente o 12º lugar e é a única equipa sem qualquer pontuação na UEFA Europa League.

Não vence um jogo desde finais de outubro e vai em sete derrotas consecutivas (incluindo derrotas pesadas contra o Marselha por 1-5 e 0-3 no Dragão). Demonstra muita inconsistência defensiva (43 golos sofridos em 22 jogos), a equipa é pouco produtiva (apenas 23 golos) e tem um plantel curto em soluções e instável por algumas lesões e mudanças constantes no onze inicial. No entanto, a equipa francesa tem os seus argumentos para derrotar o Braga.

Jogando em casa, é no seu habitat natural que mostrou mais vezes na atual época alguns períodos de ataque organizado e qualidade ofensiva que é preocupante para quem seja seu adversário. Não menos importante, será sublinhar que mesmo num momento baixo de forma e rendimento, a equipa francesa não baixará os braços em busca de reverter a situação e este será um bom momento para o fazer.

10 DADOS RÁPIDOS

1. O Nice será o quarto adversário francês que os minhotos enfrentam na sua história para as competições internacionais, após Marselha (quatro jogos), Mónaco (dois jogos) e PSG (dois jogos).

2. Em termos de resultados contra adversários gauleses, o cenário é totalmente dividido com três vitórias, dois empates e três derrotas em oito jogos.

3. Todos os jogos do Braga frente a adversários franceses, foram a contar para a UEFA Europa League (e antiga Taça UEFA).

4. O saldo de golos os bracarenses contra equipas gaulesas é negativo, com sete golos marcados e oito golos sofridos nos oito jogos.

5. Dos oito jogos, quatro dos mesmos foram disputados em solo francês e lá os “Guerreiros do Minho” nunca conseguiram vencer, tendo empatado duas vezes e perdido nas outras duas ocasiões.

6. Os dois empates ocorreram contra o Mónaco (1-1 em 2021/22) e contra o PSG (0-0 em 2008/09), os dois duelos perdidos foram ambos contra o Marselha (0-1 em 2015/16 e 0-3 em 2017/18).

7. O avançado Abel Ruiz foi o último jogador do Braga a marcar contra uma equipa francesa (contra o Mónaco a 17 de março de 2022).

8. O Braga será o terceiro adversário do Nice nas competições europeias e todos estão a ser na mesma temporada, Benfica e FC Porto agora em 2025/26.

9. O Nice até agora perdeu sempre contra emblemas portugueses, com duas derrotas por 0-2 frente ao Benfica (Play-off de acesso à UEFA Champions League) e o 0-3 no Dragão de há duas semanas (UEFA Europa League).

10. O árbitro do encontro será o georgiano Giorgi Kruashvilli.

JOGADORES A TER EM CONTA

Nice, Lyon, Sofiane Diop
Fonte: Nice

Sofiane Diop Para uma equipa que ainda não pontuou na UEFA Europa League esta época, além da reorganização, um dos outros primeiros passos para o coletivo se levantar será certamente recorrer à inspiração e qualidade dos seus principais rostos. O médio armador é o melhor marcador da equipa em todas as competições (seis golos), além de ser capaz em ataques progressivos, bom no drible e criativo, tanto a jogar no extremo como na parte mais ofensiva do meio-campo. O seu contributo é indispensável para o Nice sonhar com o primeiro resultado positivo na competição.

Ricardo Horta Braga
Fonte: Edmilson Monteiro/Bola na Rede

Ricardo Horta – Sendo um jogo fora, logicamente que a equipa de Carlos Vicens terá de se apresentar coesa defensivamente para sair com um resultado positivo de Nice. No entanto, para sair vencedor irá necessitar de toda a ação e inspiração das suas estrelas. Uma delas e talvez a principal é o seu extremo capitão. Com a sua inteligência, impacto total no ataque da equipa e capacidade técnica global (bom primeiro toque, boa receção orientada ou consistência nos últimos passe e cruzamentos), Ricardo Horta é um dos melhores marcadores da equipa (dez golos em todas as competições) e com a ausência de Zalazar por lesão, será a mais mortífera arma para os bracarenses saírem vencedores pela primeira vez de solo gaulês.

XI´s PROVÁVEIS

Nice: Yehvann Diouf, Jonathan Clauss, Antoine Mendy, Kojo Peprah Oppeng, Melvin Bard, Ali Abdi, Morgan Sanson, Sofiane Diop, Tom Louchet, Mohamed-Ali Cho e Terem Moffi.

Treinador: Franck Haise

«Para ganhar é preciso fazer tudo muito melhor do que o que temos vindo a fazer. E além disso, precisamos de um resultado positivo para quebrar a série muito negativa que temos tido. O facto de não termos mais ambições de nos qualificarmos na Liga Europa, que é a realidade, não nos deve levar a pensar que este jogo deve ser desvalorizado. Deve ser, antes de mais, para os jogadores, uma oportunidade de mostrar qualidade. Cada aspeto positivo será importante para nós».

Braga: Lukas Hornicek, Bright Arrey-Mbi, Gustaf Lagerbielke, Sikou Niakaté, Víctor Gómez, Florian Grillitsch, João Moutinho, Leonardo Lelo, Pau Victor, Amine El Ouazzani e Ricardo Horta.

Treinador: Carlos Vicens

«Analisámos o rival sem avaliar situação interna, social, a situação dos jogadores, porque é algo que não podemos controlar. O que podemos fazer é preparar-nos bem para as armas coletivas e individuais do Nice, e depois tratar de mentalizar-nos para que sejamos capazes de entrar muito competitivos, com muita ambição e com muita personalidade, depois estar preparados contrariar as armas que o Nice nos pode apresentar».

PREVISÃO DE RESULTADO: Nice 1-2 Braga

Jorge Afonso
Jorge Afonso
O Jorge apaixonou-se pelo futebol num dérbi em Alvalade e nunca mais largou. Licenciado em Comunicação Social e mestre em Ciência Política, vive entre estatísticas, memórias épicas e o encanto de equipas como o Barça de Guardiola ou a França de Zidane.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges olha para dentro de casa no Sporting: o jovem que poderá somar minutos devido às baixas no ataque

Rui Borges não vai poder contar nas próximas semanas com Geny Catamo e Geovany Quenda, tendo que explorar alternativas.

Jorge Jesus leva a melhor no duelo luso contra José Morais com Cristiano Ronaldo a marcar

A equipa de Jorge Jesus levou a melhor sobre a de José Morais num jogo onde Cristiano Ronaldo e João Félix foram titulares no teste do Al Nassr.

José Mourinho atingiu marca redonda na Champions League

José Mourinho chegou ao seu jogo número 150 na Champions League, com a vitória do Benfica frente ao Nápoles.

Champions League Feminina: Chelsea esmaga AS Roma e entra no top-3 graças ao empate do Bayern Munique com o Atlético de Madrid

A quinta jornada da Champions League Feminina trouxe mudanças nos lugares de acesso direto aos quartos de final. Chelsea e Lyon sorriram, numa noite em que o Benfica ficou matematicamente afastado.

PUB

Mais Artigos Populares

Focados em dar passo importante | FC Porto x Malmo

O FC Porto vira agora atenções para mais uma ronda da Liga Europa, competição onde também tem tido motivos para sorrir.

José Mourinho atento ao Seixal: os jovens do Benfica que o treinador português já lançou

José Mourinho chegou ao Benfica no decorrer da temporada e tem estado atento às jovens promessas dos encarnados.

Mais uma promessa do Benfica que promete brilhar nas mãos de José Mourinho: quem é Tiago Freitas?

José Mourinho lançou nos minutos finais do Benfica 2-0 Nápoles o jovem Tiago Freitas, opção regular na equipa B das águias.