Estudantes “chumbam” em casa e serranos isolam-se na liderança | Académica OAF 0-2 SC Covilhã

    A Académica OAF perdeu com o SC Covilhã por 0-2 na oitava jornada da Série B da Liga 3. A “Briosa” controlou grande parte do encontro, principalmente até ao primeiro golo adversário (70’), mas nunca pareceu capaz de materializar todo o domínio com bola em golos.

    Com este desfecho, e tendo em conta os resultados da restante jornada, a formação de Coimbra cai para o quinto lugar (12 pontos), enquanto os Leões da Serra continuam isolados na frente do campeonato (17 pontos).

    Regressando ao jogo. Na primeira parte o sentido foi único: a baliza do Covilhã. A Académica foi sempre a formação mais esclarecida, instalando-se com bola no meio-campo serrano e onde procurou muitas vezes o um para um ofensivo nas alas e as diagonais nas costas da defesa adversária.

    Montados num 4-3-3 os homens de Tiago Moutinho privilegiavam a saída a “três” com o médio defensivo (D’Avilla) a juntar-se aos centrais. Passada esta primeira fase era fácil perceber as instruções dos academistas: os três avançados bem esticados a fixar a linha defensiva do Covilhã, enquanto os dois interiores (Vasco Gomes e Teles) procuravam aproveitar o espaço deixado entre os defesas e o duplo “pivôt” serrano.

    Foram 25 minutos asfixiantes e que obrigaram Alex Costa (treinador SC Covilhã) a alterar taticamente a formação, passando a defender em 5-4-1 (Traquina passou a defender como lateral e Zé Tiago como médio-ala). Decisão que se tornaria chave na vitória da sua equipa. Os Serranos, por sua vez, muitas vezes remetidos ao seu meio-campo tentavam ferir o adversário através de contra-ataques rápidos.

    Na 2.ª parte é o Covilhã que entra melhor atirando uma bola ao poste logo aos 47 minutos. O intervalo parecia ter feito bem aos “Leões da Serra”, mas a verdade é que não tardou até aos homens da casa recuperarem o controlo do jogo. Até que, aos 70 minutos, e contra a corrente do jogo, o Covilhã chega à vantagem através de um cruzamento espetacular de trivela de Michel Camargos ao qual João Vasco, recém-entrado, respondeu da melhor forma de cabeça. 0-1. Cinco minutos depois e uma arrancada de, mais uma vez, João Vasco pela direita acabou a provocar a grande penalidade. Pedro Casagrande não desperdiçou e fez o 0-2 garantindo assim os três pontos num campo bastante difícil.

    Respondendo à pergunta colocada pelo Bola na Rede na conferência de imprensa, Tiago Moutinho referiu: “Estamos tristes. Temos de trabalhar mais em saber como desmontar equipas que se fecham lá atrás.” Vê a resposta na íntegra:

    No próximo encontro para a Liga 3 (paragem para Taça de Portugal antes) a Académica vai defrontar o Atlético CP. Por sua vez, o Covilhã, defrontará o Caldas SC.

    Nota positiva para o grande ambiente sentido no Estádio Cidade de Coimbra onde estiveram quase sete mil espetadores, tanto afetos à Académica como ao Covilhã.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Renato Alexandre Soares
    Renato Alexandre Soareshttp://www.bolanarede.pt
    O Renato é natural de Aveiro mas atualmente reside em Lisboa. Está, neste momento, a tirar uma licenciatura em Ciências da Comunicação no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Tem no futebol a sua maior paixão, mas é um aficionado pelo mundo do desporto. Desde futebol até à Fórmula 1, passando pelo basquetebol e andebol, se for um desporto, tem lugar garantido na vida do aveirense.