CD Feirense 3-0 FC Porto B: De mota é mais fácil

A CRÓNICA: CD FEIRENSE MAIS FORTE SUPERA FC PORTO NO JOGO E NA TABELA

No Marcolino de Castro, o CD Feirense recebia o FC Porto B, em encontro a contar para a 28.ª jornada da Segunda Liga. Na primeira volta, as duas equipas não foram além do nulo. O Feirense vinha duma vitória, também em casa, frente ao FC Penafiel. Já o FC Porto, tinha derrotado por 4-2 o Trofense no Olival.

Em 15 minutos de jogo, o CD Feirense ficou perto de estar em vantagem. A equipa da casa era perigosa no momento ofensivo, com rápidas transições a castigar a defesa mais subida do seu adversário. Jardel Silva era um elemento desconcertante para a defensiva portista, que ia tendo dificuldades em travar o avançado.

O FC Porto não conseguia lidar com a velocidade dos homens da frente do Feirense e acabou por pagar caro ao minuto 29, quando João Paulo partiu para cima de Rodrigo Conceição, contornou ainda David Carmo e finalizou a contar para os fogaceiros. 1-0 no Marcolino de Castro para a equipa da casa.

Antes do intervalo, a equipa da casa ampliou o marcador por André Rodrigues, que aproveitou da melhor forma o passe de João Paulo para fazer o segundo do jogo. A partida foi para intervalo com 2-0 no marcador para a equipa da casa.

Na segunda parte, o CD Feirense tentava surpreender por bolas longas e aproveitar o posicionamento alto do FC Porto. A equipa sentia-se no controlo do jogo, apesar da menor posse de bola, com a defesa a fazer um bom trabalho a fechar os espaços, impedindo que houvesse progressão com bola até à baliza.

O ataque dragão era dinâmico e relativamente rápido no seu jogo, no entanto esbarrava na organização do conjunto de Rui Ferreira. Quando a superava, a definição deixava a desejar no último terço. Num dos momentos em que se ultrapassou essas duas questões, Marcus isolou Veron com uma grande bola, mas o brasileiro rematou ligeiramente ao lado.

A equipa do FC Porto B expunha-se cada vez mais na procura do golo e o Feirense aproveitava, com Tiago Dias a ficar perto de marcar o terceiro, a não conseguir levar a melhor sobre Meixedo. O jogo não ia destoando da tendência da segunda parte: comandados de Folha com mais bola, fogaceiros a aproveitar as transições.

Já perto do fim, ainda houve tempo para mais um golo no jogo. Já em tempo de compensação, Washington pegou na bola ainda no seu meio-campo e rompeu pela linha defensiva descompensada dos dragões e contornou Meixedo para o terceiro golo. O Feirense sai com os três pontos, vitória por 3-0 e uma ultrapassagem na tabela, que dá o sexto lugar à turma de Rui Ferreira.

A FIGURA

João Paulo – Exibição brutal do avançado. No primeiro golo parecia que ia de mota até à baliza e foi o grande desequilibrador da partida. Veloz e com uma boa capacidade de drible, tanto aparecia no espaço a castigar a defesa subida portista, como pegava na bola e ia para cima dos defesas. Elemento mais dos fogaceiros.

O FORA DE JOGO

Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede


Bruno CostaJogo infeliz para o médio. Não conseguiu ser influente na manobra ofensiva e deixou a desejar nas compensações aos laterais.

BNR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

CD Feirense

BnR: Na primeira parte, houve várias vezes a procura da diagonal para o espaço entre o lateral direito e o central direito do Porto a encontrar o Jardel ou o João Paulo. Foi algo que foi pensado ao longo da semana ou é algo que se identifica no jogo e se procura aproveitar?

Rui Ferreira: É uma das situações que temos na nossa saída de bola, é procurar aquele espaço, pode ser o Jardel ou o nosso avançado, preferencialmente pelo médio interior do lado contrário. Foi o que nos deu um dos golos, penso que o do Andrézinho, é uma das nossas saídas.

Aquilo que procurámos essencialmente, temos duas ou três situações, os jogadores devem perceber, havendo espaço vê e pode colocar, não havendo pode haver um momento em simultâneo na profundidade em que dá essa possibilidade do nosso jogador meter lá a bola. Temos duas ou três soluções para que o portador da bola saiba o que fazer.

FC Porto B

BnRContra um adversário que joga com um bloco organizado, com linha de cinco, sentiu que a dado momento faltou criar condições para que jogadores como o Gabriel Veron e o Gonçalo Borges pudessem encarar no um para um e criassem desequilíbrios que podiam estar a faltar no jogo?

António Folha: Aquilo que senti foi que não entrámos bem no jogo. Apesar de termos bola, a maior parte do tempo não tivemos bem, tanto nos equilíbrios defensivos e na identificação dos espaços, porque o Feirense é uma equipa que defende bem, mete muitos jogadores por dentro e sai bem.

O que não conseguimos foi identificar quando não dava para jogar por dentro e quisemos demasiadamente jogar por dentro. Atraindo o Feirense a zonas interiores, libertando o corredor, muitas vezes podíamos ficar com esses homens soltos ou um para um e a poder desequilibrar. Não conseguimos identificar bem e tivemos algumas dificuldades porque andamos sempre nos espaços interiores e não conseguimos criar muito perigo.

Na segunda parte melhoramos muito sobre isso, tivemos muitos cantos e naquilo que eu disse que não estivemos na primeira, os equilíbrios defensivos quando estamos para atacar, não deixar aqueles homens entre linhas, principalmente o Jardel, que saiam rápido e criavam-nos alguns problemas.

Fernando Coelho
Fernando Coelho
Jogador de futsal amador, treinador de bancada profissional. A aprender diariamente, acredita que o desporto pode ser diferente. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Descontos salvam Liverpool de perder pontos na Premier Leaguecom um Newcastle reduzido a 10

O Liverpool viu o Newcastle anular uma desvantagem de dois golos, mas conseguiu vencer nos descontos. Jogo encerrou a segunda jornada da Premier League.

Quem é Carlos Álvarez, alvo do Benfica neste mercado?

Carlos Álvarez é o mais recente alvo do Benfica para este mercado de transferências. O jogador representa o Levante, emblema que faz parte da La Liga

Inter Milão aplica chapa 5 na jornada de abertura da Serie A

O Inter Milão recebeu e venceu o Torino por cinco bolas a zero, num encontro válido pela primeira jornada da Serie A.

Benfica disposto a chegar aos 15 milhões de euros por Carlos Álvarez

O Benfica quer fechar a contratação de Carlos Álvarez. Águias chegam aos 15 milhões de euros pelo extremo direito do Levante de 22 anos.

PUB

Mais Artigos Populares

Moreirense garante avançado ex-Benfica

O Moreirense deverá confirmar em breve a contratação de Luís Semedo. O jogador representa atualmente o Sunderland e fez a sua formação no Benfica.

Clube da Serie A vai avançar com 50 milhões de euros por Vangelis Pavlidis

O Benfica pode vir a perder Vangelis Pavlidis perto do fecho do mercado de transferências. Há um clube da Serie A disposto a pagar 50 milhões de euros pelo avançado grego.

Conrad Harder x Fotis Ioannidis: eis a comparação dos avançados mais badalados do ‘universo Sporting’

Conrad Harder e Fotis Ioannidis têm sido dois dos protagonistas das notícias relacionadas com o Sporting nas últimas semanas.