Um final de Segunda Liga empolgante e as derradeiras decisões do Campeonato de Portugal aí à porta

CAMPEONATO DE PORTUGAL

Os clubes que vão “substituir” os dois emblemas despromovidos ainda não estão decididos, mas as contas do Campeonato de Portugal estão ao rubro e prestes a fechar. A norte, três equipas ainda na luta. A sul, outras três formações com possibilidade de garantir a subida à Segunda Liga.

Na fase de acesso relativa à zona norte, SC Braga B, Pevidém SC, CD Trofense e Anadia FC foram mais fortes nas séries A, B, C e D, respetivamente, juntando-se num grupo onde o vencedor final tanto pode marcar um regresso, como uma estreia na Segunda Liga.

O SC Braga B foi a única equipa que entrou para a quinta e penúltima jornada a saber que já não teria possibilidades matemáticas de chegar à liderança do grupo. Os bracarenses (com apenas três pontos) estiveram grande parte do tempo a empatar a uma bola no terreno do Anadia FC, mas o conjunto da casa venceu por 3-1, somou o segundo triunfo consecutivo e leva agora sete pontos conquistados, reentrando na acesa luta pelo primeiro lugar da zona norte.

No outro campo, o Pevidém SC podia ter fechado as contas do grupo se tivesse vencido na Trofa, no entanto, o CD Trofense repetiu o resultado da primeira ronda e voltou a triunfar por 2-0, saltando para a liderança do grupo. A equipa de Guimarães – que vinha de duas vitórias forasteiras – mantém-se com nove pontos, enquanto que a formação da Trofa é agora líder, com dez.

Na derradeira jornada, o Pevidém recebe o Anadia, num encontro entre duas equipas a necessitar exclusivamente de ganhar, apesar de dependerem ainda do que o Trofense vai fazer no reduto do SC Braga B.

Pela tabela da zona sul, UD Leiria, SCU Torreense, CF Estrela e Vitória FC venceram as respetivas séries e juntaram-se num grupo com nomes históricos do futebol português que tentavam o regresso a palcos maiores.

Fonte: Sebastião Rôxo / Bola na Rede

Curiosamente, a equipa que liderou a sua série de forma destacada foi a primeira a ficar impossibilitada de chegar à liderança. A UD Leiria voltou a cair na altura das grandes decisões ao ser derrotado no Bonfim por 2-1, somando apenas quatro ponto ao fim de cinco jornadas. O Vitória FC vingou a derrota em Leiria há três semanas (também por 2-1), voltou a vencer nos descontos pela segunda vez consecutiva e reaproximou-se da liderança, agora com oito pontos.

Tal cenário só foi possibilitado pelo empate entre os líderes CF Estrela e SCU Torreense (agora com nove pontos), que não foram além do nulo no marcador, adiando todas as decisões para a derradeira jornada. Isto tudo numa quinta jornada em que, mediante vários cenários, qualquer um dos dois líderes podia ter garantido a subida mais cedo.

Na última jornada, o conjunto de Torres Vedras recebe os sadinos, com ambas as equipas a precisar de ganhar e a depender do resultado da formação da Amadora na deslocação até Leiria. Em caso de empate, ao Estrela bastará também uma igualdade para garantir o primeiro lugar e, consequentemente, a subida, com os restantes três conjuntos a rumarem à Liga 3.

O que esperar do próximo fim de semana de grandes decisões no que toca às equipas que sobem ao segundo escalão do futebol português? O veredito está aí à porta…

Miguel Simões
Miguel Simõeshttp://www.bolanarede.pt
Já com uma licenciatura em Comunicação Social na bagagem, o Miguel é aluno do mestrado em Jornalismo e Comunicação, na Universidade de Coimbra. Apaixonado por futebol desde tenra idade, procura conciliar o melhor dos dois mundos: a escrita e o desporto.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Noronha Lopes critica preços dos bilhetes da Champions: «Sócios do Benfica não podem continuar a pagar os erros de gestão de Rui Costa»

João Noronha Lopes deixou críticas para a gestão da direção de Rui Costa. Em causa, o aumento do preços dos bilhetes do Benfica nos jogos da Champions League.

Esteve na mira do FC Porto e deixou “dica” para o Barcelona: «Não creio que tivesse assinado se fosse para jogar na equipa B»

Roony Bardghji garantiu que não tem qualquer interesse em jogar pela equipa B do Barcelona. O avançado sueco esteve na mira do FC Porto no último mercado.

Alemanha sofreu nova derrota e Julian Nagelsmann e atirou: «Talvez da próxima vez tenhamos de convocar jogadores com menos qualidade»

Julian Nagelsmann foi muito duro com os jogadores após a derrota da Alemanha frente à Eslováquia, no apuramento para o Mundial de 2026.

Portugal goleia Andorra por 11-2 e está nas meias-finais do Europeu de Hóquei em Patins

Portugal goleou a seleção de Andorra por 11-2, nos quartos de final do Europeu de Hóquei em Patins. A equipa das quinas vai agora enfrentar a Espanha.

PUB

Mais Artigos Populares

Internacional inglês sai em defesa de Alexander Isak: «Os bons rapazes não ganham»

Rio Ferdinand saiu em defesa de Alexander Isak. O avançado sueco forçou a saída do Newcastle para o Liverpool e o antigo internacional inglês entendeu a posição do jogador.

Mateus Fernandes confirma estatuto de capitão nos sub-21: «Tenho uma nova responsabilidade que aceitei com muito agrado»

Mateus Fernandes realizou esta quinta-feira a antevisão da partida entre Portugal e Azerbaijão. Jogo de qualificação para o Euro Sub-21 joga-se em Barcelos.

Ruben Amorim chegou a jantar com avançado, mas Manchester United falhou a contratação

O Manchester United tentou contratar Antoine Semenyo no mercado de verão. Exigências do Bournemouth travaram objetivo de Ruben Amorim.