📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Académica OAF 1-2 SL Benfica B: Eficácia encarnada trama estudantes

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

Numa semana marcada por circunstâncias especiais para a Académica, com a confirmação do regresso de Zé Castro, homem da casa, e tendo em conta a pouca “frescura” (palavras de Hélder Cristóvão) do SL Benfica, seria de esperar uma Académica dominadora em busca de um resultado confortável. Não foi assim.

Desde cedo que o estudantes quiseram assumir a partida, esticando as suas linhas até ao meio-campo encarnado. A bola, de facto, roçou a baliza de Zlobin, guardião das àguias, mas, fora um lance em que Chiquinho rematou fraco e à figura em zona prometedora, não criaram perigo substancial e seria o Benfica a deixar no ar o primeiro aroma a golo, numa boa iniciativa de Gedson Fernandes que terminou num remate a rasar o poste da baliza de Ricardo Ribeiro.

Este susto pareceu despertar a eficácia do processo ofensivo da Briosa que, finalmente, deu mostras de perigo real – Harramiz, num belo lance sobre a direita do ataque, provocou um desentendimento entre Zlobin e Lystcov, e Tozé Marreco, aproveitando-o, visou a baliza, mas atirou ao poste. Foi assim, nesta toada de parada e meia-resposta, com a bola a rondar as duas balizas (mais a do SL Benfica B que a da Académica) sem que se aproximasse de forma perigosa, que a primeira parte foi sendo arrastada até o seu término.

Mancha Negra, bem composta, foi incansável no apoio à Académica
Mancha Negra, bem composta, foi incansável no apoio à Académica

A segunda parte voltou a trazer uma Académica com maior posse de bola, mas desta vez também com maior objectividade e dispôs de duas boas ocasiões para marcar nos primeiros quatro minutos da etapa complementar. Primeiro, Ki, atirou ao lado, depois foi Chiquinho, numa primeira instância e Femi Balogun na recarga, a estar perto do golo.

Porém, tal como na primeira parte, o Benfica respondeu na mesma moeda e precisou de menos bola para fazer… mais. À passagem dos 57 minutos, Alan Junior fugiu a João Simões, isolou-se e não teve problemas em servir Zé Gomes (substituiu João Félix ao intervalo) para o golo inaugural. A partir daqui, os encarnados baixaram a linha média, fecharam bem o seu meio-campo e foram neutralizando a tentativa de reação da Académica, sem que, com isto, deixasse de tentar explorar espaços livres deixados pelo risco que a Briosa teria de correr em busca do empate.

Essa estratégia resultou em pleno, já que seriam os encarnados a ampliar a vantagem, precisamente num lance de contra-ataque, em que Heri se impõs aos dois centrais da Académica, isolou-se e fez o 0-2. A Briosa passou a jogar mais com o coração do que com a cabeça e só conseguiu reduzir através de uma grande penalidade. Nélson Pedroso, chamado à conversão do castigo máximo, não falhou e reduziu a desvantagem a três minutos dos 90.

Acendeu-se a esperança no empate no Cidade de Coimbra, mas a Académica viria a revelar-se demasiado emocional para alcançar tal desígnio e os três pontos fugiram para Lisboa. Quem diria? A Briosa, mais experiente, foi traída pela “esperteza” da juventude do Benfica B, mais eficaz nas ocasiões de que dispões.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester United de Ruben Amorim quer emprestar reforço de verão ao próximo adversário do FC Porto na Europa League

O Manchester United de Ruben Amorim quer emprestar Diego León em janeiro. Red devils pretendem colocar o jogador no Nice.

Abel Ferreira ataca arbitragem e insurge-se após 5º jogo consecutivo sem vencer do Palmeiras: «As pessoas agora querem criar a narrativa de que o...

Abel Ferreira deixou duras críticas após a derrota do Palmeiras diante do Grémio. Treinador contestou data do jogo e expulsão de Giay.

Palmeiras e Flamengo tropeçam, Abel Ferreira fica mais longe e Cruzeiro de Leonardo Jardim aproxima-se: luta pelo Brasileirão ao rubro

Antes da final da Taça Libertadores, nem o Palmeiras nem o Flamengo venceram. Decisões do Brasileirão ficam adiadas.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho mantém números e continua 100% vitorioso contra o Ajax na carreira

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Emblema neerlandês é uma das vítimas prediletas de José Mourinho.

Amar Dedic vence na Champions League ao fim de 12 derrotas e manda para longe recorde negativo de ex-Sporting

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Amar Dedic venceu na prova ao final de 12 derrotas consecutivas.

José Mourinho quebra enguiço e vence pela 1ª vez na Champions League desde 2019

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Esta é a primeira vitória de José Mourinho na Champions League desde 2019.