Sp. Braga 1-0 Groningen: Não era preciso sofrer tanto

liga europa

Quase 2 anos depois, a cidade de Braga, habituada a grandes noites europeias, voltava a ver um jogo europeu. Depois da vitória no terreno do Liberec, o Braga tinha uma oportunidade fantástica para conseguir 6 pontos. O Groningen vinha de uma derrota caseira por 3-0 frente ao Marselha, onde mostrou muitas fragilidades e mostrava ser uma equipa acessível para este jogo.

Ciente da importância de conseguir 6 pontos (nunca o Braga tinha conseguido vencer os 2 primeiros jogos na Liga Europa), o Sporting Braga entrou a pressionar. A ideia que ficou desta primeira parte foi a de que o Braga era claramente superior aos holandeses. Grande envolvência dos laterais no ataque e Hassan e Rui Fonte bastante móveis no ataque era a fórmula para dominar o Groningen, que não mostrava capacidade para sair a jogar. O egípcio deu o mote logo aos 5 minutos, inaugurando o marcador, para um domínio avassalador dos bracarenses.

Paulo Fonseca devia ser um homem feliz por ver a sua equipa a criar oportunidades de perigo, mas a felicidade virou preocupação quando Arghus se lesionou e teve de sair. Parece sina; a defesa do Braga todos os anos passa por um surto enorme de lesões. Sem centrais, o jovem treinador teve de adaptar Mauro. E este foi o momento da mudança. O Sporting de Braga acusou a lesão e mostrou alguma insegurança defensiva. O Groningen soube aproveitar e começou a fazer aquilo que ainda não tinha feito: subir e aparecer com perigo. E chegou a assustar, ainda que sem efeitos práticos. Ao intervalo, o resultado pecava por escasso, os pupilos de Paulo Fonseca eram claramente superiores aos holandeses, mas ficava o aviso de que baixar as linhas podia ser prejudicial.

Alan continua a ser um dos pilares da equipa Fonte: Facebook do Sporting de Braga
Alan continua a ser um dos pilares da equipa
Fonte: Facebook do Sporting de Braga

Quando uma equipa domina durante um largo período de tempo existem dois cenários com maior probabilidade de acontecer. Ou a equipa marca o golo da tranquilidade e continua a ter controlo do jogo ou desperdiça tantas oportunidades que se cansa e a outra equipa, dominada até então, começa a aparecer no jogo. Rapidamente se percebeu, na segunda parte, que o segundo cenário iria acontecer. O Groningen, tal como acabou a primeira parte, começava a acreditar que era possível retirar algo mais do jogo. Os arsenalistas, que tão bem estiveram ofensivamente na primeira parte, desapareceram em termos atacantes na segunda.

Mesmo sem passar por grandes sustos, o Braga parecia ter-se deixado adormecer e ficar confortável apenas a gerir o resultado. Mas ficava sempre a sensação de que o golo do Groningen podia aparecer do nada e de que o Braga pouco procurava o golo da tranquilidade. Felizmente o tempo passava e os holandeses não passavam apenas da intenção, e pouco fizeram realmente para conseguir o empate. O Braga conseguia a vitória, justa mas mais sofrida do que devia ter sido, e está no bom caminho. A derrota do Marselha em casa, com o Liberec, dá a liderança aos bracarenses, coloca mais um adversário na luta pela qualificação (se o Marselha vencesse, seriam 6 pontos de vantagem para o terceiro classificado), mas mostra que o Marselha não está assim tão forte e que uma vitória na próxima jornada (em Braga) fará os arsenalistas terem um pé na próxima fase.

A Figura:

Alan – São 36 anos mas no campo parecem 20. Alan é a referência máxima deste Braga, um símbolo do clube, e não parece que termine a sua carreira tão cedo. O lance do golo passou por ele e foi dos que mais correram e se entregaram na busca da vitória.

O Fora-de-jogo:

Lesão de Arhus – Não é de agora. Desde os tempos de Domingos que “lesões” e “defesa do Braga” andam de braços dados. O clube parece sofrer alguma maldição que coloca toda a sua defesa no estaleiro. Sem Arghus, o Braga não tem centrais e terá de adaptar jogadores. E hoje a equipa sentiu essa mudança.

Foto de capa: Facebook do Sporting de Braga

Subscreve!

Artigos Populares

Vitorino Antunes assume comando do Freamunde

O Freamunde anunciou a contratação de Vitorino Antunes como treinador principal. É o primeiro trabalho como técnico principal.

Bruno Lage revela que desejou sorte a José Mourinho e explica como geriu a saída do Benfica: «Foi automático»

Bruno Lage falou aos jornalistas no Portugal Football Globes. O antigo técnico do Benfica revelou que deu um abraço a José Mourinho.

Baixa na equipa vale chamada de Gustavo Varela à seleção de Portugal de Sub-21

Gustavo Varela foi chamado à Seleção de Sub-21 de Portugal. O avançado de 20 anos foi o escolhido para render Vivaldo Semedo.

Cristiano Ronaldo e Marcelo Rebelo de Sousa entre os distinguidos: Todos os vencedores do Portugal Football Globes

A Federação Portuguesa de Futebol organizou a primeira edição dos Portugal Football Globes. Eis todos os prémios e respetivos vencedores.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez após prémio entregue: «Diogo Jota vai continuar connosco para sempre»

A Seleção Nacional de Futebol Masculino recebeu o Globo Seleção do Ano. Roberto Martínez subiu ao palco e discursou.

André Villas-Boas recebe prémio e deixa recado a Rui Costa: «Queremos chegar à Primeira Liga e oferecer ali ao Rui Costa uma competição mais...

André Villas-Boas recebeu, em nome do FC Porto, o prémio dos Portugal Football Globes destinado à aposta no Futebol Feminino. O presidente dos dragões deixou uma mensagem para Rui Costa.

FPF distingue quarteto do PSG: «Queremos manter este nível, mas se possível fazer melhor porque ainda nos escapou um título»

Vitinha, Nuno Mendes, João Neves e Gonçalo Ramos receberam o Globo Estrelas do Ano. PSG conquistou vários troféus na época passada.