2015/16, a época da(s) besta(s)

    sporting cabeçalho generíco

    Ao terceiro dérbi, chegou a terceira vitória. O saldo do Sporting esta época frente ao Benfica só não é imaculado porque as águias lograram ontem o primeiro golo do jogo e também o seu primeiro frente a Rui Patrício esta época.

    O golo de Mitroglou, quando muitos adeptos ainda entravam no estádio, deixou uma nuvem de nervosismo em Alvalade, mas essa “nuvem” nunca foi de pessimismo. E nunca o foi porque a equipa teve mais uma vez atitude, personalidade, um estádio inteiro do seu lado e o mais importante: uma lógica de pensamento, um conjunto de ideais pelos quais o grupo e o treinador se regem e dos quais não prescindem.

    Quando à ideia se junta uma equipa como a dos “leões”, é tudo muito mais fácil. O Benfica não fez mais nenhum remate perigoso durante todo o encontro e, pela terceira vez esta temporada, perdeu a luta do meio campo para o Sporting. E perdeu-a porquê? Porque William e Adrien, com o auxílio precioso de Bryan Ruiz e João Mário, são facilmente superiores a qualquer esquema de meio campo que Rui Vitória possa apresentar esta época. O Sporting de Jorge Jesus é a “besta negra” do Benfica este ano e a chave mestra tem estado sempre no mesmo sítio: meio campo. Na Supertaça ainda foi sem William, nos “bailados” da Luz e de ontem à noite já foi com esta nova “orquestra”. Jorge Jesus tem uma ideia bem definida sobre o que quer do Sporting; o mesmo não se pode dizer de Rui Vitória: em três derbies, entrou com três modelos diferentes no meio campo e o resultado foi sempre o mesmo, negativo! E a falta de ideias de Rui Vitória não se resume ao campo: neste momento, é tão enriquecedor e produtivo ouvir uma conferência de imprensa de Rui Vitória como ouvir uma intervenção de Pedro Guerra na televisão…

    O resumo da época do Sporting e, particularmente, de Slimani, até agora… Fonte: Sporting Clube de Portugal
    O resumo da época do Sporting e, particularmente, de Slimani, até agora…
    Fonte: Sporting Clube de Portugal

    Contudo, a cara feliz e o rugido bem forte do Sporting esta época não são apenas obra e graça do “mister” Jorge Jesus. Os jogadores, obviamente, também contam, e o Sporting tem um plantel com bastante qualidade. Mesmo sem o castigado Naldo, com Aquilani e Teo Gutiérrez no banco, e ainda com Carrillo (aquele que muitos consideravam, erradamente, que era o melhor jogador da equipa) no sofá, os “leões” estiveram muito bem e foram completamente superiores frente ao eterno rival. Paulo Oliveira e Ewerton estiveram mais uma vez imperiais, mas o meu destaque vai para três homens que jogam do meio campo para a frente: Adrien, João Mário e Islam Slimani. Os dois médios pegaram na batuta da equipa na Supertaça e não mais a largaram, tendo sido poderosamente “reforçados” com o regresso de William Carvalho, no mês de setembro. Têm jogado à bola como gente grande e mostrado que, neste setor, podemos estar tranquilos. Temos um dos dois melhores do país, de forma inequívoca.

    No ataque, temos a “besta” que tem sido o “joker” da temporada leonina. Vou ser repetitivo em relação a textos recentes, mas neste caso tem de ser. Eu vejo Slimani a jogar e interrogo-me sobre onde é que o argelino vai buscar energia para tanta correria e tanta garra que emprega em todos os jogos. Se é verdade que nestas vertentes houve um “upgrade” em relação ao Slimani da primeira época, não é menos verdade que a maior subida de rendimento foi a nível técnico. Pasmem-se, ontem este senhor até fez um cruzamento de letra! Está cheio de confiança pelos golos que tem apontado (oito em 16 jogos), é um dos principais baluartes do clube e é uma das imagens de marca do grupo: a sua atitude contagia toda a equipa a segui-lo e os adeptos veem isso. Slimani é idolatrado pelos adeptos leoninos e vê-lo a festejar golos no topo Sul tem sido cada vez mais recorrente.

    O avançado e o setor de meio campo têm sido mesmo os trunfos mais visíveis do Sporting este ano. E, quando reparamos que Adrien, João Mário e William vieram todos da Academia de Alcochete, parece que o rugido leonino soa ainda mais alto… Nota final para o selecionador Fernando Santos: nos jogos particulares onde o maior objetivo é ganhar dinheiro, até prefiro que não leve muitos jogadores do Sporting. Mas, no Europeu de 2016, parece-me que Adrien e Gelson Martins poderão ter uma palavra a dizer. Se Gonçalo Guedes vai à seleção, existe alguma razão plausível para um jogador com mais qualidade (Gelson) não ir?

     Foto de Capa: Sporting Clube de Portugal

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Diogo Janeiro Oliveira
    Diogo Janeiro Oliveira
    Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.