Última horaJosé Juan Romero: do Real Bétis a Ceuta, dos milagres dentro de campo ao futebol em segundo plano
Publicidade

5 possíveis sucessores de Rúben Amorim no Sporting

Guilherme Terras Marques · 4 min

Ruben Amorim a falar com Coates, capitão do Sporting
Foto: Carlos Silva/Bola na Rede

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Os adeptos pedem a permanência, mas a saída de Rúben Amorim do Sporting, no final da temporada, tem-se tornado num cenário cada vez mais inevitável.

O técnico português que chegou a Alvalade em 2020 por dez milhões de euros acabou com a história do quase e, para além de duas Taças da Liga e uma Supertaça, conquistou a Primeira Liga Portuguesa que já fugia aos leões há 19 anos. Nesta temporada, que se aproxima do fim, o Sporting vai liderando o campeonato e o segundo título de campeão nacional na era de Rúben Amorim é agora uma realidade mais próxima para os leões.

Uma história que se tem vindo a construir nos últimos anos poderá estar prestes a ter o seu fim e, por isso, há que começar a pensar já no futuro. Posto isso, olhemos para cinco possíveis sucessores de Rúben Amorim no Sporting:

1.

Vasco Seabra na final da Taça contra o Sporting de Braga
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Vasco Seabra – Atualmente ao serviço do Estoril Praia, o técnico de 40 anos, apesar de jovem, já conta com um forte currículo e experiência. Depois de passar por vários clubes da primeira e segunda divisão, Vasco Seabra teve na linha de Cascais uma oportunidade mais afincada para mostrar o seu valor e tem tirado proveito disso. Esta época levou os canarinhos à final da Taça da Liga, depois de bater o FC Porto e o Benfica, naquela que foi a primeira final do clube nos últimos 80 anos. Não tendo começado a época no comando técnico, assumiu o controlo apenas no fim de Setembro e retirou o Estoril da zona de despromoção utilizando uma equipa jovem e ambiciosa, que, dentro das quatro linhas, apresenta até um sistema similar ao de Rúben Amorim no Sporting, o 3-4-3. Um treinador que se assemelha em muito ao técnico atual dos leões e que pode aproveitar a sua saída para dar o próximo passo na sua carreira, não quebrando ideologias deixadas por Rúben Amorim na equipa.

2.

Luís Freire e o seu Rio Ave conseguiram tirar pontos ao Sporting
Fonte: Filipe Oliveira / Bola na Rede

Luís Freire – À semelhança de Vasco Seabra, Luís Freire tem feito muito com pouco. O técnico do Rio Ave, aos 38 anos, já foi obreiro de duas subidas à primeira divisão com dois clubes diferentes, o Nacional e o Rio Ave, tendo mesmo vencido a Segunda Liga nas duas ocasiões. Na primeira liga, Luís Freire tem sido o principal responsável pela sobrevivência do Rio Ave, que, mesmo face à limitação na inscrição de jogadores, pratica um futebol marcado pela qualidade, apresentando resultados e pontos no final dos encontros. Tal como no caso anterior, o técnico português também utiliza os mesmos moldes táticos utilizados por Rúben Amorim no Sporting, o 3-4-3, sendo por isso mais um candidato à sucessão ideológica do técnico dos leões.

3.

Paulo Fonseca – Com um currículo mais abastado, o regresso de Paulo Fonseca a Portugal poderá ser uma realidade a abordar pelo Sporting. Ele que a nível nacional já orientou Paços de Ferreira, Braga e FC Porto, destacou-se pela época de 2012/2013 na capital do móvel onde alcançou o terceiro lugar com os castores, levando-os à Liga dos Campeões. Já ao serviço do Braga, conquistou uma Taça de Portugal antes de partir para a Ucrânia. Um treinador que, apesar de utilizar um sistema diferente, é marcadamente rigoroso e competente no que diz respeito à qualidade de jogo e à liderança de um balneário. Atualmente em França, o técnico português vai orientando o Lille que se encontra em lugares de acesso à Liga dos Campeões e nos quartos de final da Liga Conferência.

4.

Marco Silva – Já tendo passado por Alvalade, o técnico português poderá reescrever uma nova história com o Sporting. Tendo sido despedido no final da época 2014/2015, a conquista da Taça de Portugal nessa temporada deixa em aberto o cenário do que poderia ter acontecido mais se o projeto se tivesse mantido. Agora, numa outra realidade, quer do clube, quer do treinador, o regresso de Marco Silva é possível e poderia ser benéfico para ambas as partes. Ainda assim, a questão financeira mostra-se como um entrave a ter em conta.

5.

Abel Ferreira – O regresso de Abel Ferreira ao continente europeu tem sido equacionado de forma recorrente e este verão pode ser a altura perfeita para o seu retorno. Ele que atuou pelo Sporting como jogador, conquistou a América do Sul ao volante do Palmeiras nos últimos anos, e vai-se preparando aos poucos para abraçar um novo projeto, num outro ambiente desportivo. Um técnico imponente, exigente e que se foi habituando a um projeto a longo prazo onde a aposta na formação é também parte da ideologia do clube. Por tudo o que envolve a sua figura, Abel Ferreira é provavelmente a opção mais ambiciosa a ter em conta.

Guilherme Terras Marques

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

José Juan Romero: do Real Bétis a Ceuta, dos milagres dentro de campo ao futebol em segundo plano

SEVILHA, ANDALUZIA- Espanha não tem sido notícia apenas por boas razões nos últimos meses, bem pelo contrário. A queda do governo de Pedro Sánchez está na ordem do dia e tal ‘crise’ justifica-se com vários pontos: alianças políticas que já não estavam a funcionar, aumento do descontentamento da população, salários que não acompanham o custo de vida, crise habitacional que levou a manifestações por todo o território… No entanto, a memória é traiçoeira. Faz-nos pensar que certos acontecimentos já ocorreram há bastante tempo, quando não é bem assim. Quantos se recordam do dia 30 de julho de 2026? Foi nessa data que ocorreu o começo da crise migratória de Ceuta e as consequências da mesma ainda se fazem sentir hoje em dia. 70 mil pessoas oriundas de Marrocos entraram no território a partir do mar durante as 48 horas, provocando uma crise migratória totalmente inesperada. As razões que estiveram na origem desta entrada em massa não são o foco desta análise. A maioria das pessoas teria uma boa índole, procurando o melhor para si e para os seus. Histórias de vida diferentes umas das outras, mas o objetivo comum de atingir a felicidade. No entanto, também existiu o outro lado da moeda: quem procurou o conflito e a criação de um ambiente tóxico.

Ricardo João Lopes · 5 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Quem é o rei da Andaluzia? É o Real Bétis. Ah, bem me parecia!

SEVILHA, ESPANHA- As últimas temporadas permitiram confirmar um novo paradigma no futebol espanhol. A Andaluzia, recheada de históricos por todas as suas províncias, acabou por ver o Real Bétis transformar-se na instituição mais forte da região. O designado de número 1. Há poucas missões mais difíceis que esta. Uma Comunidade Autónoma larga, com cidades com um espólio enorme, não é fácil de dominar. Para isso, os béticos lograram montar um projeto com vários prazos e uma figura central, beneficiando também do mau momento vivido por outras instituições. Ao pensarmos no futebol na Andaluzia, sem dúvida alguma que o Real Bétis é um dos primeiros emblemas que nos vêm à cabeça. No entanto, o Sevilha já foi o Rei da Europa League e é lembrado em primeiro lugar por muitos. Málaga, Granada, Cádiz, Almería, Real Jaén… as preferências dividem-se, como em tudo. Porém, o domínio estabelecido pela instituição do Benito Villamarín é inegável. Vivemos tempos em que o verde e brancos está na moda no sul de Espanha.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Em Portugal, as listas são horizontais, em Espanha, são verticais: o Real Bétis também é uma escola de extremos (e Souleymane Faye passou por lá)

SEVILHA, ESPANHA- Ao pensarmos em escolas de formação, com a sua especialidade em extremos, o nosso cérebro vai pensar automaticamente no Sporting. Cristiano Ronaldo, Nani, Simão Sabrosa e Ricardo Quaresma são o expoente máximo de craques saídos da cantera do emblema do José de Alvalade, capazes de fazer magia a partir da linha, procurando espaços interiores ou dando profundidade nas zonas exteriores, aliando-se ao lateral. Nos últimos anos, Espanha assumiu-se como o país protagonista no futebol, não apenas nos seniores, mas também na formação. As academias ganharam um papel importante no desenvolvimento do desporto rei desde a viragem do século, com vários emblemas a apostarem na manutenção e criação de infraestruturas para que os atletas possam atingir os níveis máximos. As conquistas do Euro 2024 e do Mundial 2026 provam este ponto. São a cereja no topo do bolo de um processo que obviamente não se construiu de um dia para o outro.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Denílson no Real Bétis: o brasileiro que encantou Manuel Lopera e que chegou a deter o título de jogador mais caro da história

SEVILHA, ESPANHA- Em 1997, o mundo preparava-se já para a viragem do século, com todos os países do mundo ocidental a procurarem a modernização e o protagonismo global. No futebol, não era distinto. Vivíamos os primeiros anos da Premier League, que procurava destronar a Serie A como o campeonato mais poderoso do mundo. Os ingleses tinham dinheiro e queriam a maior audiência possível, proporcionando assim ao espetador os melhores encontros possíveis. Era uma batalha entre poderosos, que hoje em dia é quase inimaginável. Em Espanha, a La Liga tinha uma boa cotação, mas ainda não estava no mesmo patamar que as suas congéneres. No entanto, o caminho traçado era claro. Ainda em 1990, o governo espanhol, farto de ver os clubes a gerarem prejuízos dantescos, criou a Ley del Deporte, que levava a que os clubes profissionais criassem uma Sociedade Anónima Desportiva. A partir desse momento, as instituições também passavam a ser empresas. Os únicos que escaparam a isto (por terem fechado as contas no positivo)? Barcelona, Real Madrid, Athletic e Osasuna. Presentemente, estes quatro emblemas continuam a pertencer aos sócios.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.