📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

5 possíveis sucessores de Rúben Amorim no Sporting

- Advertisement -

Os adeptos pedem a permanência, mas a saída de Rúben Amorim do Sporting, no final da temporada, tem-se tornado num cenário cada vez mais inevitável.

O técnico português que chegou a Alvalade em 2020 por dez milhões de euros acabou com a história do quase e, para além de duas Taças da Liga e uma Supertaça, conquistou a Primeira Liga Portuguesa que já fugia aos leões há 19 anos. Nesta temporada, que se aproxima do fim, o Sporting vai liderando o campeonato e o segundo título de campeão nacional na era de Rúben Amorim é agora uma realidade mais próxima para os leões.

Uma história que se tem vindo a construir nos últimos anos poderá estar prestes a ter o seu fim e, por isso, há que começar a pensar já no futuro. Posto isso, olhemos para cinco possíveis sucessores de Rúben Amorim no Sporting:

1.

Vasco Seabra na final da Taça contra o Sporting de Braga
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Vasco Seabra – Atualmente ao serviço do Estoril Praia, o técnico de 40 anos, apesar de jovem, já conta com um forte currículo e experiência. Depois de passar por vários clubes da primeira e segunda divisão, Vasco Seabra teve na linha de Cascais uma oportunidade mais afincada para mostrar o seu valor e tem tirado proveito disso. Esta época levou os canarinhos à final da Taça da Liga, depois de bater o FC Porto e o Benfica, naquela que foi a primeira final do clube nos últimos 80 anos. Não tendo começado a época no comando técnico, assumiu o controlo apenas no fim de Setembro e retirou o Estoril da zona de despromoção utilizando uma equipa jovem e ambiciosa, que, dentro das quatro linhas, apresenta até um sistema similar ao de Rúben Amorim no Sporting, o 3-4-3. Um treinador que se assemelha em muito ao técnico atual dos leões e que pode aproveitar a sua saída para dar o próximo passo na sua carreira, não quebrando ideologias deixadas por Rúben Amorim na equipa.

2.

Luís Freire e o seu Rio Ave conseguiram tirar pontos ao Sporting
Fonte: Filipe Oliveira / Bola na Rede

Luís Freire – À semelhança de Vasco Seabra, Luís Freire tem feito muito com pouco. O técnico do Rio Ave, aos 38 anos, já foi obreiro de duas subidas à primeira divisão com dois clubes diferentes, o Nacional e o Rio Ave, tendo mesmo vencido a Segunda Liga nas duas ocasiões. Na primeira liga, Luís Freire tem sido o principal responsável pela sobrevivência do Rio Ave, que, mesmo face à limitação na inscrição de jogadores, pratica um futebol marcado pela qualidade, apresentando resultados e pontos no final dos encontros. Tal como no caso anterior, o técnico português também utiliza os mesmos moldes táticos utilizados por Rúben Amorim no Sporting, o 3-4-3, sendo por isso mais um candidato à sucessão ideológica do técnico dos leões.

3.

Paulo Fonseca – Com um currículo mais abastado, o regresso de Paulo Fonseca a Portugal poderá ser uma realidade a abordar pelo Sporting. Ele que a nível nacional já orientou Paços de Ferreira, Braga e FC Porto, destacou-se pela época de 2012/2013 na capital do móvel onde alcançou o terceiro lugar com os castores, levando-os à Liga dos Campeões. Já ao serviço do Braga, conquistou uma Taça de Portugal antes de partir para a Ucrânia. Um treinador que, apesar de utilizar um sistema diferente, é marcadamente rigoroso e competente no que diz respeito à qualidade de jogo e à liderança de um balneário. Atualmente em França, o técnico português vai orientando o Lille que se encontra em lugares de acesso à Liga dos Campeões e nos quartos de final da Liga Conferência.

4.

Marco Silva – Já tendo passado por Alvalade, o técnico português poderá reescrever uma nova história com o Sporting. Tendo sido despedido no final da época 2014/2015, a conquista da Taça de Portugal nessa temporada deixa em aberto o cenário do que poderia ter acontecido mais se o projeto se tivesse mantido. Agora, numa outra realidade, quer do clube, quer do treinador, o regresso de Marco Silva é possível e poderia ser benéfico para ambas as partes. Ainda assim, a questão financeira mostra-se como um entrave a ter em conta.

5.

Abel Ferreira – O regresso de Abel Ferreira ao continente europeu tem sido equacionado de forma recorrente e este verão pode ser a altura perfeita para o seu retorno. Ele que atuou pelo Sporting como jogador, conquistou a América do Sul ao volante do Palmeiras nos últimos anos, e vai-se preparando aos poucos para abraçar um novo projeto, num outro ambiente desportivo. Um técnico imponente, exigente e que se foi habituando a um projeto a longo prazo onde a aposta na formação é também parte da ideologia do clube. Por tudo o que envolve a sua figura, Abel Ferreira é provavelmente a opção mais ambiciosa a ter em conta.

Guilherme Terras Marques
Guilherme Terras Marques
Orgulhoso estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vê no futebol e na sua cultura uma paixão. É apenas mais um jovem ambicioso que sonha fazer do jornalismo desportivo a sua vida. Escreve com o novo acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

Serie A: craque da Juventus pode gerar novela de mercado

Kenan Yildiz encontrava-se em negociações de contrato com a Juventus, mas as conversações finalizaram sem sucesso.

Manchester United processado por prejudicar a carreira de Axel Tuanzebe

Axel Tuanzebe acusou o Manchester United de prejudicar a sua carreira, por não tratar uma lesão de forma «atempada» e «apropriada».

Borussia Dortmund interessado em pérola do Real Madrid

O Borussia Dortmund está interessado em Joan Martínez, jogador espanhol que pertence aos quadros do Real Madrid.

Participação de Andreas Schjelderup no Mundial 2026 nos Estados Unidos pode estar em causa

Andreas Schjelderup pode não ser permitido de entrar nos Estados Unidos pelo processo judicial de partilha de conteúdos sexuais de menores.

PUB

Mais Artigos Populares

Luciano Gonçalves: «Aqui ninguém rebenta ninguém»

Luciano Gonçalves, presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, falou sobre as polémicas que têm assolado o futebol português.

Premier League antecipa jogos do Arsenal e Crystal Palace a pedido dos clubes

A Premier League decidiu aceitar os pedidos do Arsenal e Crystal Palace para adiar os seus jogos antes da Taça da Liga Inglesa.

Luciano Gonçalves deixa aviso: «Com este Conselho de Arbitragem, não existirão jarras. Essas são para flores»

Luciano Gonçalves assumiu que nenhum árbitro será afastado por parte do Conselho de Arbitragem em funções.