5 possíveis sucessores de Rúben Amorim no Sporting

Os adeptos pedem a permanência, mas a saída de Rúben Amorim do Sporting, no final da temporada, tem-se tornado num cenário cada vez mais inevitável.

O técnico português que chegou a Alvalade em 2020 por dez milhões de euros acabou com a história do quase e, para além de duas Taças da Liga e uma Supertaça, conquistou a Primeira Liga Portuguesa que já fugia aos leões há 19 anos. Nesta temporada, que se aproxima do fim, o Sporting vai liderando o campeonato e o segundo título de campeão nacional na era de Rúben Amorim é agora uma realidade mais próxima para os leões.

Uma história que se tem vindo a construir nos últimos anos poderá estar prestes a ter o seu fim e, por isso, há que começar a pensar já no futuro. Posto isso, olhemos para cinco possíveis sucessores de Rúben Amorim no Sporting:

1.

Vasco Seabra na final da Taça contra o Sporting de Braga
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Vasco Seabra – Atualmente ao serviço do Estoril Praia, o técnico de 40 anos, apesar de jovem, já conta com um forte currículo e experiência. Depois de passar por vários clubes da primeira e segunda divisão, Vasco Seabra teve na linha de Cascais uma oportunidade mais afincada para mostrar o seu valor e tem tirado proveito disso. Esta época levou os canarinhos à final da Taça da Liga, depois de bater o FC Porto e o Benfica, naquela que foi a primeira final do clube nos últimos 80 anos. Não tendo começado a época no comando técnico, assumiu o controlo apenas no fim de Setembro e retirou o Estoril da zona de despromoção utilizando uma equipa jovem e ambiciosa, que, dentro das quatro linhas, apresenta até um sistema similar ao de Rúben Amorim no Sporting, o 3-4-3. Um treinador que se assemelha em muito ao técnico atual dos leões e que pode aproveitar a sua saída para dar o próximo passo na sua carreira, não quebrando ideologias deixadas por Rúben Amorim na equipa.

2.

Luís Freire e o seu Rio Ave conseguiram tirar pontos ao Sporting
Fonte: Filipe Oliveira / Bola na Rede

Luís Freire – À semelhança de Vasco Seabra, Luís Freire tem feito muito com pouco. O técnico do Rio Ave, aos 38 anos, já foi obreiro de duas subidas à primeira divisão com dois clubes diferentes, o Nacional e o Rio Ave, tendo mesmo vencido a Segunda Liga nas duas ocasiões. Na primeira liga, Luís Freire tem sido o principal responsável pela sobrevivência do Rio Ave, que, mesmo face à limitação na inscrição de jogadores, pratica um futebol marcado pela qualidade, apresentando resultados e pontos no final dos encontros. Tal como no caso anterior, o técnico português também utiliza os mesmos moldes táticos utilizados por Rúben Amorim no Sporting, o 3-4-3, sendo por isso mais um candidato à sucessão ideológica do técnico dos leões.

3.

Paulo Fonseca – Com um currículo mais abastado, o regresso de Paulo Fonseca a Portugal poderá ser uma realidade a abordar pelo Sporting. Ele que a nível nacional já orientou Paços de Ferreira, Braga e FC Porto, destacou-se pela época de 2012/2013 na capital do móvel onde alcançou o terceiro lugar com os castores, levando-os à Liga dos Campeões. Já ao serviço do Braga, conquistou uma Taça de Portugal antes de partir para a Ucrânia. Um treinador que, apesar de utilizar um sistema diferente, é marcadamente rigoroso e competente no que diz respeito à qualidade de jogo e à liderança de um balneário. Atualmente em França, o técnico português vai orientando o Lille que se encontra em lugares de acesso à Liga dos Campeões e nos quartos de final da Liga Conferência.

4.

Marco Silva – Já tendo passado por Alvalade, o técnico português poderá reescrever uma nova história com o Sporting. Tendo sido despedido no final da época 2014/2015, a conquista da Taça de Portugal nessa temporada deixa em aberto o cenário do que poderia ter acontecido mais se o projeto se tivesse mantido. Agora, numa outra realidade, quer do clube, quer do treinador, o regresso de Marco Silva é possível e poderia ser benéfico para ambas as partes. Ainda assim, a questão financeira mostra-se como um entrave a ter em conta.

5.

Abel Ferreira – O regresso de Abel Ferreira ao continente europeu tem sido equacionado de forma recorrente e este verão pode ser a altura perfeita para o seu retorno. Ele que atuou pelo Sporting como jogador, conquistou a América do Sul ao volante do Palmeiras nos últimos anos, e vai-se preparando aos poucos para abraçar um novo projeto, num outro ambiente desportivo. Um técnico imponente, exigente e que se foi habituando a um projeto a longo prazo onde a aposta na formação é também parte da ideologia do clube. Por tudo o que envolve a sua figura, Abel Ferreira é provavelmente a opção mais ambiciosa a ter em conta.

Guilherme Terras Marques
Guilherme Terras Marques
Orgulhoso estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vê no futebol e na sua cultura uma paixão. É apenas mais um jovem ambicioso que sonha fazer do jornalismo desportivo a sua vida. Escreve com o novo acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

CONMEBOL lamenta mortes de Diogo Jota e André Silva

A CONMEBOL reagiu à morte de Diogo Jota. Internacional português e o irmão André Silva faleceram após acidente de viação.

Sadio Mané partilha fotografia com Diogo Jota após morte do internacional português

Sadio Mané reagiu à morte de Diogo Jota. Internacional português e o irmão André Silva faleceram após acidente de viação.

O último golo de Diogo Jota por Portugal

Diogo Jota morreu esta madrugada aos 28 anos num acidente de carro. Vê o último golo do português pela Seleção Nacional.

Câmara Municipal de Gondomar decreta luto municipal pelas mortes de Diogo Jota e André Silva

A Câmara Municipal de Gondomar decretou luto municipal. Diogo Jota e o irmão André Silva faleceram após acidente de viação.

PUB

Mais Artigos Populares

João Vieira Pinto em choque: «É mesmo uma tragédia. Neste momento ainda estou em choque, com uma profunda tristeza»

João Vieira Pinto reagiu à morte de Diogo Jota. Internacional português e o irmão André Silva faleceram após acidente de viação.

Os clubes da carreira de Diogo Jota

Recorda os clubes da carreira de Diogo Jota. O internacional português destacou-se no Liverpool e Seleção Nacional.

A reação emotiva de Jurgen Klopp à morte de Diogo Jota: «Estou destroçado»

Jurgen Klopp reagiu à morte de Diogo Jota. O técnico alemão orientou o internacional português no Liverpool