6 jogadores que podem decidir o Sporting CP x FC Porto

    Joga-se, esta segunda-feira, o Sporting CP x FC Porto. Há poucas semanas parecia impossível que este jogo representasse um duelo entre duas equipas igualadas na liderança do campeonato. O FC Porto havia claudicado e atrasara-se na corrida ao título, abrindo alguma margem pontual para os seus principais rivais. No entanto, os recentes percalços de SL Benfica e Sporting CP permitiram que os comandados de Sérgio Conceição encostassem na dianteira da classificação e que entrem em campo com a possibilidade de, pela primeira vez esta época, se isolarem no comando. O Sporting CP, por seu turno, entra em campo com o objetivo de recuperar a liderança a solo que havia conquistado antes da derrota em Guimarães.

    É certo que o jogo se disputa já depois de conhecido o resultado do embate entre SC Braga e SL Benfica pelo que as equipas podem, até, entrar em campo destronadas, mas é indubitável que o jogo será preponderante para a definição do campeão de inverno e, não sendo decisivo, poderá representar uma estocada psicológica importante.

    Olhando para os plantéis dos dois emblemas são vários os jogadores que poderão fazer a diferença neste clássico. Hoje, lançamos seis nomes (três de cada clube) que se perfilam como os principais elementos de desequilíbrio de cada uma das equipas.

    6.

    Marcus Edwards com bola
    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    Marcus Edwards – O extremo inglês é, de longe, o jogador mais imprevisível do conjunto leonino. Joga, normalmente, no trio da frente encostado à direita e privilegia momentos interiores que conduzam a bola para o seu pé preferencial, o esquerdo. No conjunto dos dois planteis será, porventura, o jogador com mais habilidade no que à finta diz respeito. Portanto, é candidato óbvio a resolver o jogo e desequilibrará, seguramente, no um para um.

    5.

    Pedro Gonçalves a jogar pelo Sporting
    Fonte: Carlos Silva/ Bola na Rede

    Pedro Gonçalves – Até nem vive o momento mais feliz de leão ao peito. Ainda assim, apesar de perdulário nos últimos jogos, e ainda que não seja um ponta-de-lança ou sequer um avançado, é o melhor finalizador do campeonato. Nesse capítulo, para além tantas outras valências, não existe ninguém, em Portugal, como Pedro Gonçalves. Capaz de jogar no meio-campo ou em zonas mais adiantadas, marca golos de todas as formas e feitios. É mestre na arte de definir (seja no passe ou no remate) e é mais um candidato a MVP do clássico.

    4.

    Viktor Gyokeres marcou mais um golo no Sporting x Strum Graz
    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    Viktor Gyokeres – Sem surpresa, o terceiro sportinguista eleito como potencial figura principal do clássico é Viktor Gyokeres. Depois de mencionar os seus parceiros de ataque, falta falar do avançado sueco. Chegou a Portugal como desconhecido, mas por uma quantia que o obrigava a mostrar credenciais. Não tem desiludido. Muito forte fisicamente, sagaz no ataque ao espaço e de remate forte e fácil, se a defesa do FC Porto lhe der espaço irá passar um mau bocado.

    3.

    Diogo Costa
    Fonte: Bernardo Benjamin / Bola na Rede

    Diogo Costa – Do lado do FC Porto começo pelo dono da baliza portista e da seleção nacional. Não é usual apontar um guarda-redes como possível elemento-chave de um jogo, mas Diogo Costa não é um guarda-redes qualquer. Já está no patamar dos melhores da europa e numa época em que o FC Porto se tem mostrado titubeante, tem sido muitas vezes ele a manter a equipa à tona. Num jogo na casa de um rival direto, pode ser decisivo não só entre os postes, mas a lançar, com o pé e com a mão, ataques rápidos que oderão apanhar a defesa contrária desprevenida.

    2.

    Pepê
    Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

    Pepê – Está a protagonizar a pior época desde que assinou pelo FC Porto. A quebra de forma poderá estar ligada à instabilidade na posição que ocupa em campo. Sérgio Conceição confia no brasileiro para render em várias posições, da defesa ao ataque, e isso pode estar a penalizar a progressão de Pepê. No entanto, é o jogador do plantel mais capaz na progressão com bola e é a sua tal polivalência que permite, não raras vezes, fazer variar o esquema, a estratégia e a forma de jogar da equipa e, dessa forma, surpreender os rivais. Decidiu o clássico da época passada.

    1.

    Mehdi Taremi FC Porto
    Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

    Mehdi Taremi – Estava na dúvida entre Evanilson ou Tremi na seleção do último jogador do FC Porto candidato a decidir o clássico, mas optei pelo iraniano porque grande parte daquilo que o brasileiro tem feito e acrescenta a equipa, está intimamente ligado aos comportamentos e inteligência do iraniano em campo. Taremi, como se sabe, não é exímio na finalização, todavia, domina todos os momentos do jogo menos esse. É o jogador mais inteligente e que melhor define em Portugal no último terço e poderá sair da cabeça e dos pés de Taremi a jogada decisiva do jogo.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Bernardo Lobo Xavier
    Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
    Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.