A dualidade de critérios no que respeita ao Sporting CP

Vamos a números que é para não sermos acusados de facciosismo:

Em 13 jogos da liga disputados, o Sporting CP é a terceira equipa com mais cartões amarelos – 37 no total, atrás do Santa Clara FC (38) e Famalicão FC (45), todavia, é a décima equipa com mais faltas cometidas registando 205.

Por seu turno, nas 13 jornadas da liga, o SL Benfica viu 25 cartões amarelos enquanto FC Porto viu apenas 20. Todavia, até ao momento, o SL Benfica cometeu 181 e o FC Porto 204 (menos uma que o Sporting CP).

Esta dualidade de critérios combinada com algumas nomeações de árbitros pelo Conselho de Arbitragem tem condicionado e muito o desempenho do Sporting CP na competição. É bem visível a “caça” montada a jogadores nucleares como Palhinha e Porro cuja suspensão por acumulação de amarelos poderá vir a ser decisiva em jogos importantes. Repete-se o estratagema gizado em épocas anteriores, como sucedeu com Marcos Acuña: incutiu-se a ideia que era um jogador indisciplinado e agressivo facilitando a amostragem dos cartões amarelos.

Vemos por exemplo Pepe, que não era poupado pela disciplina mesmo estando num clube colossal como Real Madrid, aqui no “burgo” faz literalmente o que lhe apetece. Em pleno contraste, Bruno Fernandes que enquanto jogou e capitaneou o Sporting CP era sucessivamente admoestado e perseguido pelas arbitragens, é, agora, visto como um role model pela Premier League. O próprio Jorge Jesus é agora um homem muito mais sereno e calmo no banco do SL Benfica do que outrora foi o Jorge Jesus treinador do Sporting CP.

É este o “sistema” que perdura há décadas em Portugal. O Sporting CP continua a ser gravemente prejudicado dentro das quatro linhas, enquanto os seus adversários directos vão beneficiando de “subjectividades” na avaliação dos seus lances polémicos. Há dois dias, no jogo a contar para a Taça de Portugal entre Moreirense FC e CD Santa Clara, vimos ser validado o golo que selou a vitória açoriana, um golo quase idêntico ao que Coates viu ser anulado frente ao Famalicão FC e que daria os três pontos ao Sporting. Os “especialistas” que disseram que em Famalicão é claro o contacto de Coates com o guarda-redes, em Moreira de Cónegos esse contacto já não existe.

Os “intelectuais” do futebol que todos os dias invadem as nossas televisões estão hoje formatados para “falar de futebol” e assim vão dizendo umas lérias para entreter o público; gente que vê pombas brancas onde só há abutres. Mas quando se trata de expor a corrupção, as injustiças e todo o entulho que conspurca o futebol do nosso país, esses intelectuais mudam de registo passando a apelar a uma pseudo-pacificação contra a “toxicidade” do futebol português e tratando o Sporting CP como se fosse o enfant térrible que está sempre “do contra”.

O que eu sei é que este grupo de trabalho liderado por Rúben Amorim não se renderá, mesmo sofrendo na pele as injustiças que deflagram o futebol português. Mas também todos sabemos que o “sistema” tarda mas não falha.

Pedro Miguel Martins
Pedro Miguel Martinshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é licenciado em Direito e é advogado com prática no Direito do Desporto. Oriundo do Bairro de Alvalade, em Lisboa, é um fervoroso amante do Sporting CP, embora também tenha um carinho especial pelo Ericeirense. Adora assistir jogos de futebol pela Europa. Sonha em conhecer os grandes palcos do futebol sul-americano.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester United: Ruben Amorim na corda bamba e há português a ser associado

Ruben Amorim terá que apresentar resultados o mais rapidamente possível. Marco Silva está a ser analisado pelo Manchester United.

Golo de ex-Braga faz a diferença: Espanyol é destaque na La Liga

O Espanyol venceu o Mallorca e subiu ao terceiro posto da La Liga, conquistando 10 pontos em quatro jornadas.

Fim da linha: Valência e jogador português procuram separar os seus caminhos já em janeiro

André Almeida deverá deixar de ser jogador do Valência no próximo mercado de transferências. O médio vai embarcar numa nova aventura.

Terá a tecnologia razão? Opta Analyst coloca Benfica e Sporting longe dos favoritos à Champions e o principal candidato está na Premier League

A Opta Analyst divulgou durante esta terça-feira quem são os favoritos para a vitória na Champions League. O Liverpool surge em primeiro lugar.

PUB

Mais Artigos Populares

Antigo internacional escocês pede José Mourinho no Rangers: «Rezo para que ele se interesse por um trabalho como este»

Derek Ferguson assumiu que gostava de ver José Mourinho a treinar o Rangers. O antigo médio está a favor do despedimento de Russel Martin.

Sporting treinou nesta terça-feira e Rui Borges chamou 3 jovens para a sessão

O Sporting realizou mais uma sessão de treino nesta terça-feira, com vista à preparação do encontro frente ao Kairat. Lucas Taibo, Salvador Blopa e Rafael Nel foram as novidades.

Estrela da Amadora confirma saída de José Faria do cargo de treinador

José Faria já não é treinador do Estrela da Amadora. O técnico deixou a equipa após não ter vencido nenhum dos primeiros cinco jogos.