📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A dualidade de critérios no que respeita ao Sporting CP

- Advertisement -

Vamos a números que é para não sermos acusados de facciosismo:

Em 13 jogos da liga disputados, o Sporting CP é a terceira equipa com mais cartões amarelos – 37 no total, atrás do Santa Clara FC (38) e Famalicão FC (45), todavia, é a décima equipa com mais faltas cometidas registando 205.

Por seu turno, nas 13 jornadas da liga, o SL Benfica viu 25 cartões amarelos enquanto FC Porto viu apenas 20. Todavia, até ao momento, o SL Benfica cometeu 181 e o FC Porto 204 (menos uma que o Sporting CP).

Esta dualidade de critérios combinada com algumas nomeações de árbitros pelo Conselho de Arbitragem tem condicionado e muito o desempenho do Sporting CP na competição. É bem visível a “caça” montada a jogadores nucleares como Palhinha e Porro cuja suspensão por acumulação de amarelos poderá vir a ser decisiva em jogos importantes. Repete-se o estratagema gizado em épocas anteriores, como sucedeu com Marcos Acuña: incutiu-se a ideia que era um jogador indisciplinado e agressivo facilitando a amostragem dos cartões amarelos.

Vemos por exemplo Pepe, que não era poupado pela disciplina mesmo estando num clube colossal como Real Madrid, aqui no “burgo” faz literalmente o que lhe apetece. Em pleno contraste, Bruno Fernandes que enquanto jogou e capitaneou o Sporting CP era sucessivamente admoestado e perseguido pelas arbitragens, é, agora, visto como um role model pela Premier League. O próprio Jorge Jesus é agora um homem muito mais sereno e calmo no banco do SL Benfica do que outrora foi o Jorge Jesus treinador do Sporting CP.

É este o “sistema” que perdura há décadas em Portugal. O Sporting CP continua a ser gravemente prejudicado dentro das quatro linhas, enquanto os seus adversários directos vão beneficiando de “subjectividades” na avaliação dos seus lances polémicos. Há dois dias, no jogo a contar para a Taça de Portugal entre Moreirense FC e CD Santa Clara, vimos ser validado o golo que selou a vitória açoriana, um golo quase idêntico ao que Coates viu ser anulado frente ao Famalicão FC e que daria os três pontos ao Sporting. Os “especialistas” que disseram que em Famalicão é claro o contacto de Coates com o guarda-redes, em Moreira de Cónegos esse contacto já não existe.

Os “intelectuais” do futebol que todos os dias invadem as nossas televisões estão hoje formatados para “falar de futebol” e assim vão dizendo umas lérias para entreter o público; gente que vê pombas brancas onde só há abutres. Mas quando se trata de expor a corrupção, as injustiças e todo o entulho que conspurca o futebol do nosso país, esses intelectuais mudam de registo passando a apelar a uma pseudo-pacificação contra a “toxicidade” do futebol português e tratando o Sporting CP como se fosse o enfant térrible que está sempre “do contra”.

O que eu sei é que este grupo de trabalho liderado por Rúben Amorim não se renderá, mesmo sofrendo na pele as injustiças que deflagram o futebol português. Mas também todos sabemos que o “sistema” tarda mas não falha.

Pedro Miguel Martins
Pedro Miguel Martinshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é licenciado em Direito e é advogado com prática no Direito do Desporto. Oriundo do Bairro de Alvalade, em Lisboa, é um fervoroso amante do Sporting CP, embora também tenha um carinho especial pelo Ericeirense. Adora assistir jogos de futebol pela Europa. Sonha em conhecer os grandes palcos do futebol sul-americano.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Palmeiras de Abel Ferreira e Flamengo goleiam e distanciam-se do Cruzeiro de Leonardo Jardim após tropeço: eis os resultados do dia no Brasileirão

Realizou-se uma noite repleta de jogos no Brasileirão. O Palmeiras de Abel Ferreira venceu e o Cruzeiro de Leonardo Jardim empatou.

Bayern Munique quer avançar por internacional português e negócio pode ficar fechado por 46 milhões de euros

O Bayern Munique quer garantir a contratação de um novo médio. Bruno Fernandes está na lista do clube e pode deixar o Manchester United.

Sporting interessado na contratação de Obed Vargas a custo zero em janeiro

O Sporting está interessado em fechar a contratação de Obed Vargas. De acordo com o jornalista César Luis Merlo, o negócio pode ficar fechado em janeiro.

‘O clube dos 15 milhões’: o que é feito dos 6 jogadores vendidos pelo Benfica em negócios envolvendo Jorge Mendes?

O Benfica durante algumas temporadas vendeu jogadores ao Valência e ao AS Monaco, em negócios intermediados por Jorge Mendes.

PUB

Mais Artigos Populares

Nelson Pierre rendido a Thomas Muller: «É incrível, ele uniu o balneário»

Nelson Pierre elogiou Thomas Muller após partida da MLS. Vancouver Whitecaps são os primeiros classificados da fase regular da zona Oeste.

Rui Costa continuará por perto do Benfica se sair derrotado: «Vou-me manter na órbita do clube como adepto. A assistir a todos os jogos...

Rui Costa concedeu uma entrevista a 10 dias das eleições no Benfica. Atual presidente é candidato à reeleição a 25 de outubro.

Luis Enrique não desiste de médio do Barcelona e está determinado em levá-lo para Paris

O PSG continua interessado em contratar Gavi, médio do Barcelona. O jogador espanhol está lesionado e só volta aos relvados em 2026.