A favor de Carrillo não há argumentos, há factos

Escolhi díficil. O fácil é de todos

Vou dedicar, pela segunda vez, o meu espaço semanal a um dos jogadores que considero mais passíveis de discussão: André Carrillo. Tantos são os que não o suportam como serão os que o consideram um talento com potencial infindável, mas quantos terão noção exacta da influência que o peruano tem nesta equipa do Sporting? Para apresentar a minha opinião recorrerei a factos. Números, portanto.

Carrillo foi titular em 14 das 25 partidas do Sporting desta época. Desses 14 jogos – em que se incluem a recepção ao Benfica e a ida ao Dragão – o Sporting só não ganhou por 4. Para ter uma ideia consistente do que estes números significam, nada melhor do que verificar os números do mesmo clube sem o extremo de início: nos 11 jogos em que Carrillo não foi titular, o Sporting deixou fugir a vitória em 5 ocasiões. Em quase 50% (!!) das vezes em que o nº 18 do Sporting não foi titular, a equipa não ganhou.

Estes números deveriam ser elucidativos e esclarecedores quanto à importância que André Carrillo tem no actual Sporting. Olhando para os últimos campeões do nosso campeonato, é fácil constactar que há sempre um desequilibrador nato em destaque: James Rodriguez, no Porto do ano passado; Hulk, nos dois anos anteriores; Di Maria, no último Benfica vitorioso; Quaresma se formos a olhar para mais longe, etc. Neste Sporting, quem tem esse papel? Wilson Eduardo é o extremo que mais vezes foi titular esta época, tendo tal estatuto por 15 vezes.

Fonte: sportingfans.pt
Fonte: sportingfans.pt

Estes são os dados objectivos sobre o que tem sido a vida dos extremos em Alvalade. Não quero com esta demonstração dizer que André Carrillo tem, actualmente, a capacidade que Hulk, Di Maria ou Quaresma tinham nos anos em que levaram as suas equipas ao título. Mas acredito piamente que é possível vir a fazer dele um extremo de qualidade semelhante. Ou não tem o peruano qualidade técnica, velocidade, criatividade, poder de aceleração e de remate para ombrear com esses grandes nomes da nossa liga?

O que lhe falta é a regularidade que lhe permita exibir em 80% das vezes em que joga (ninguém o consegue em 100% – Ronaldo e Messi não entram para estas contas) o que mostra em 30% ou 40%. Por outras palavras, falta ao Carrillo ser o Carrillo mais vezes. E não um Zé Manel que tantas vezes vai ao estádio por ele.

Mas como tornar possível essa evolução? Com 22 anos, Carrillo tem ainda tempo de sobra para ser cada vez mais focado e menos susceptível a subidas e descidas de rendimento. Quem com ele trabalha durante a semana saberá melhor responder a esta questão, mas o certo é que Carrillo tem muito mais qualidade do que qualquer outro dos extremos Sportinguistas e, tendo em conta a desinspiração dos seus colegas de posição (Mané é a excepção) e o rendimento que o peruano apresentou nos últimos dois jogos em que entrou, estará para breve o regresso do 18 às escolhas iniciais. Depois, veremos como variam as percentagens que exibi no início do artigo. Deixo o meu palpite: com Carrillo a titular, o Sporting está sempre muito mais perto de ganhar do que sem ele.

João Almeida Rosa
João Almeida Rosa
Adepto das palavras e apreciador de bom Futebol, o João deixou os relvados, sintéticos e pelados do país com uma certeza: o futebol joga-se com os pés mas ganham os mais inteligentes.                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mário Branco: «O primeiro objetivo na Liga dos Campeões, para um clube como o Benfica, independentemente dos adversários, é a qualificação para a fase...

Mário Branco já reagiu ao sorteio da fase de liga da Champions League, que foi sorteada durante esta quinta-feira.

Bernardo Palmeiro: «O nosso objetivo tem de ser chegar o mais longe possível»

Bernardo Palmeiro já reagiu ao sorteio da fase de liga da Champions League, que foi sorteada durante esta quinta-feira.

Empate dramático na abertura da Liga da Arábia Saudita: Damac de Armando Evangelista empata e Fábio Martins marca para o Al Hazem

O Damac de Armando Evangelista empatou em casa a um golo frente ao Al Hazem, no jogo de abertura da liga da Arábia Saudita.

Há esperança para o Sporting? Deportivo de La Coruña não fecha a porta de saída a Yeremay Hernández

O Sporting continua interessado em Yeremay Hernández. O Deportivo de La Coruña pode vender o jogador neste mercado, com as negociações a poderem ter uma continuidade.

PUB

Mais Artigos Populares

Florentino Luís perto da Premier League por 25 milhões de euros

Florentino Luís está mais perto de ser reforço do Burnley. O jogador vai rumar à Premier League por 25 milhões de euros.

Fotis Ioannidis emocionou-se e despediu-se dos adeptos do Panathinaikos após o jogo desta quinta-feira para rumar ao Sporting

Fotis Ioannidis despediu-se dos adeptos do Panathinaikos nesta quinta-feira. O avançado internacional grego vai ser reforço do Sporting.

Panathinaikos de Rui Vitória elimina Samsunspor e está apurado para a Europa League

O Panathinaikos de Rui Vitória está apurado para a fase de liga da Europa League. A equipa do técnico português eliminou o Samsunspor, da Turquia.