Enquanto aluno da área da Comunicação Social, mais concretamente de Jornalismo, consigo afirmar, com base nos meus estudos e experiência académica, que a comunicação de uma empresa é um dos pontos fulcrais de aposta, e um clube de futebol, como o Sporting CP, não escapa à regra. Um bom contacto com o público, neste caso os adeptos, é uma boa maneira de aproximá-los do clube, mesmo em tempos de pandemia.

Não vou ser ingénuo ao ponto de não reconhecer que esta boa comunicação que o Sporting está a desempenhar também é influenciada pelos bons resultados da equipa de futebol. Como os comandados de Ruben Amorim vão em primeiro lugar no Campeonato Nacional, com uma larga vantagem em relação ao mais próximo concorrente, dá logo outra alegria aos adeptos, que encaram a vida social do clube com mais positividade.

A comunicação do Sporting CP recebeu um grande upgrade, visto que várias iniciativas inovadoras estão a ser colocadas em ação. A mais famosa, e aquela que vejo fazer mais furor entre os adeptos leoninos, é o Inside Sporting CP. A forma como os adeptos conseguem acompanhar semanalmente uma das equipas do clube de Alvalade aumenta a ligação entre estes e os atletas. O podcast ADN de Leão, que funciona no formato de entrevista, dá a conhecer um pouco melhor a vida de alguém ligado ao mundo leonino. Também Duelos de Leão, apesar de ainda só ter oposto Eduardo Quaresma a Tiago Tomás, é uma espécie de concurso entre duas figuras leoninas, que fez, da mesma forma, furor entre os sportinguistas.

Anúncio Publicitário

Também nas redes sociais a comunicação do Sporting está mais forte. Desde os Wallpapers Sporting, que permitem que os adeptos levem os seus jogadores favoritos com eles para todo o lado, também os vídeos de apresentação dos novos atletas da equipa principal de futebol estão muito melhores. Destaco a apresentação de Paulinho, uma espécie de remake do vídeo de regresso do outro Paulinho (o mítico), aquando a sua infeção da COVID-19, e o retorno de João Pereira, que foi anunciado com uma frase anteriormente dita por Ruben Amorim.

Como disse anteriormente, é óbvio que o bom momento da equipa de futebol influencia a maneira como os sportinguistas veem a comunicação do clube. Basta relembrar que o anúncio de Natal de 2018 não foi muito bem aceite na comunidade leonina, visto que fazia referência ao ataque à academia leonina. Apesar de ter sido uma ideia original, foi também ela algo questionável e muito polémica.

De qualquer das formas, o facto de notarmos uma significativa melhoria na comunicação do clube significa que está a ser feito um bom trabalho por parte da direção do Sporting CP nesse sentido. Ter um treinador que comunica tão bem como Ruben Amorim pede que o resto do clube colabore, e este não está a falhar.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comente!
Por favor introduz o teu nome