A sorte de Jorge Jesus

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Há uns dias atrás vi, num desses jornais desportivos que por aí há, uma opinião de Soares Franco sobre o treinador do Sporting que tinha o seguinte titulo: Falta sorte a Jorge Jesus. E se esse for o problema, alguém ficará a ganhar com isso, uma vez que o azar de uns é a sorte de outros, ou vice-versa. Mas esta questão da sorte tem muito que se lhe diga. Será sorte, competência, ajuda divina, ou a junção de todas elas?

Quando vemos alguns adeptos mais fervorosos a pagar promessas para que o seu clube ganhe (muitos o farão na visita do Papa a Fátima, apesar de neste caso o divino já não ter muito trabalho a fazer), o que acham que faria Deus?  Se for justo deixaria que as coisas se resolvam por si, mas se por acaso tivesse alguma forma criteriosa sobre quem deveria beneficiar não seria pelo facto de alguém pedir ou prometer mais, porque tenho a certeza que recebe pedidos dos dois lados. Efectivamente a sorte, no futebol como na vida, foi entregue às mãos dos homens, o que confere a este fenómeno muito pouca justiça quanto ao mérito. Se Deus se intrometesse nestas matérias, com certeza haveria mais partilha e justiça quanto às conquistas.

A verdade é que Jorge Jesus já teve a “sorte” do seu lado antes de chegar ao Sporting, só a tendo perdido desde que chegou ao nosso clube. O que me leva a pensar no que poderá ter feito o treinador de tão grave para que os astros se virassem contra ele (Ou alguns “astros” do clube se sentem cansados dele). Ou será que o problema está no clube e na falta de “sorte” que sempre teve? Inclino-me mais para a que um clube e outro possam ter.

Quando dois clubes lutam pelo mesmo objectivo aplica-se a máxima de que a sorte de um é o azar dos outros. Infelizmente para nós a “sorte” recai sempre para o mesmo lado, e nunca é para o nosso. Diz-se também que tem que se trabalhar para merecer a “sorte”, e bem sabemos como se costuma trabalhar para tê-la no futebol português. É um pouco como as reuniões que os apostadores das corridas que aconteciam no Circo Maximus, na Roma antiga, faziam para adoração ao Deus Mitra (já perceberam de onde vem a expressão?). Devo dizer que aí fazia-se muita coisa menos adoração.

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Brian Riemer: «Portugal teve um grande selecionador que foi Roberto Martínez e agora tem outro grande treinador

Brian Riemer fez a análise ao encontro entre Portugal e a Dinamarca, encontro da terceira jornada da Liga das Nações.

Imprensa catalã reage ao triunfo de Portugal: «Portugal e Cancelo sabem golear sem Cristiano Ronaldo»

A vitória de Portugal contra a Dinamarca por quatro bolas a duas está a ser alvo de análise por parte da imprensa internacional.

Portugal: eis a hora para o regresso a solo luso da seleção nacional

A seleção de Portugal regressa a solo nacional durante a próxima sexta-feira, deixando assim Copenhaga, capital da Dinamarca.

Jorge Jesus 1-0 Cristiano Ronaldo: Tendência para manter? Ou princípio do fim da polémica?

Portugal foi ao terreno da Dinamarca vencer por quatro bolas a duas, num encontro a contar para a Liga das Nações.

PUB

Mais Artigos Populares

Nuno Mendes: «Estou a gostar muito de trabalhar com Jorge Jesus»

Nuno Mendes fez a análise ao encontro entre Portugal e a Dinamarca, encontro da terceira jornada da Liga das Nações.

Rafael Leão e a utilização do número 7: «O Cris é um ídolo de infância, o 7 é um número especial, foi a data...

Rafal Leão fez a análise ao encontro entre Portugal e a Dinamarca, encontro da terceira jornada da Liga das Nações.

Eis as contas para Portugal garantir o apuramento na Liga das Nações já no próximo jogo

Portugal tem o caminho aberto para fechar o apuramento para os quartos de final da Liga das Nações. Conhece as contas nacionais.