A sorte de Jorge Jesus

    De qualquer forma, o Sporting tem estado a tentar mudar essa sorte, não através de adoração ao Deus Mitra, mas com propostas concretas que credibilizem o futebol e permitam que por vezes haja a liberdade dessa sorte também nos calhar a nós. Não para que sejamos beneficiados como pediram alguns treinadores, mas simplesmente para deixarmos de ser prejudicados. A proibição dos fundos que muito têm prejudicado os clubes apesar de beneficiarem muita gente dentro dos mesmos, e o vídeo-árbitro que apesar de não resolver tudo, permite diminuir o erro em lances capitais, são algumas das batalhas iniciadas pelo Sporting e ganhas com ajuda das entidades competentes que podem permitir que finalmente haja alguma incerteza quanto ao lado para que pode tender a “sorte” do futebol em Portugal. Para que o fenómeno finalmente esteja entregue à sua sorte e não seja manipulado pelas mãos dos homens. Não podemos no entanto deixar de ficar atentos, até porque as tecnologias nunca foram garante de verdade, de idoneidade, ou não se ganhassem e perdessem eleições com essa modalidade. Por estas e outras, muitas vezes ouvimos a célebre frase de que a sorte não se tem, ganha-se.

    Quem sabe se Jorge Jesus recomeça a ter sorte. Vamos ver é se o faz pela via de um Sporting mais sortudo, ou se a procura em outras paragens. Ao que parece, nos últimos dias tem tentado pressionar a direcção no sentido de que, ficando, só nos seus termos, ou seja, apostando menos na formação, e tendo poder sobre as contratações, o que faz crer em mais uma bela remessa de jogadores a chegar na próxima época. E quanto a isso tenho uma sugestão para o treinador. Se deixar de insistir em Castaignos e afins (jogadores contratados por ele) talvez conseguisse ter mais sorte. É que esta história do vai não vai tem o único objectivo de acabar com a ideia peregrina do presidente do Sporting em querer apostar nos jovens do Sporting.

    Jorge Jesus tem de arrepiar caminho para manter todo o crédito que ainda tem em Alvalade Fonte: Sporting CP Fonte: Sporting CP
    Jorge Jesus tem de arrepiar caminho para manter todo o crédito que ainda tem em Alvalade
    Fonte: Sporting CP

    A verdade é que, se juntarmos a falta de sorte à falta de competência, aí Jorge Jesus nunca mais ganhará nada. Por isso recomendo que, apesar do azar que lhe imputam, tente manter a competência que ainda todos lhe reconhecem. Porque, ainda assim, é um treinador que tem a sorte de ter à sua disposição jogadores jovens de qualidade, tendo apenas que saber aproveitá-los. Tem sorte de ser o treinador mais bem pago em Portugal pelo trabalho demonstrado em outras paragens, faltando demonstrar com conquistas no clube que lhe paga. Tem sorte de ter a sua equipa com apoio massivo em todos os jogos, faltando capitalizar esse  apoio, antes que passe a crítica. Porque apesar de tudo ainda acredito que este treinador possa dar muitos títulos ao Sporting, como o fez de onde veio, e mesmo aí só passou a ganhá-los regularmente depois de quatro anos dentro do projecto.

    Agora, Jorge Jesus tem que lutar pela sua própria sorte, não desperdiçando o que de bom lhe oferecem, e preferindo apostar no desconhecido. Não basta vir dizer que o clube ainda está a trabalhar para ter cultura de campeão, e depois querer deitar fora tudo o que o clube se esforçou para lhe oferecer. E caso esta “ameaça”, que Jorge Jesus está a fazer ao clube, se concretize, espero que a falta de sorte que Soares Franco lhe imputa se perpetue enquanto continuar em qualquer clube português (sabendo todos nós qual seria). Não que eu deseje mal aos outros, mas sobretudo desejo que a sorte esteja toda do lado do Sporting. Aguardemos.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Nuno Almeida
    Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
    Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.