A surpresa Battaglia

sporting cp cabeçalho 1O argentino Rodrigo Battaglia chegou a Portugal em 2013, vindo do Huracán, depois de uma curta passagem pela equipa do Racing Club. Nos primeiros anos, a passagem pelo SC Braga, a sua primeira equipa portuguesa, não correu de feição e sucederam-se múltiplos empréstimos até à consolidação do jogador em que Battaglia se tornou até chegar ao Sporting.

A época passada parecia ser apenas mais uma desde logo porque o SC Braga voltou a emprestar o jogador ao recém-promovido GD Chaves. No entanto, sob a batuta de Jorge Simão, Battaglia tornou-se um importante elemento no meio-campo da equipa transmontana, o que lhe valeu o retorno antecipado à cidade e ao clube de Braga para onde o treinador português também se transferiu. A partir daí, o argentino não mais largou a titularidade do clube bracarense e, no último mercado de transferências, o Sporting trouxe-o para Alvalade, num negócio que também envolveu as idas de Jefferson e Ricardo Esgaio para Braga.

A contratação de Battaglia foi vista com alguma desconfiança pelos adeptos leoninos porque no seu currículo apenas haviam equipas do campeonato argentino – obviamente mais fraco que o português – e a sua qualidade só tinha sido demonstrada depois de muitos anos de adaptação a uma nova realidade e, ainda por cima, em clubes de menor dimensão que o Sporting. Desde o início da pré-época, Battaglia tem vindo a contrariar todas as baixas expectativas que foram colocadas sobre ele e, a cada jogo que passa, a sua consistência e preponderância têm sido cada vez mais visíveis.

A humildade e o caráter de Battaglia têm sido dois fatores que têm conquistado os adeptos leoninos. O argentino ainda não está no Sporting há meia época mas consegue ser um dos mais respeitados do plantel leonino. Acima de tudo, Battaglia é um jogador que reúne as características de um leão. Dentro de campo, dá tudo pela camisola que veste e fora dele percebe a importância dos adeptos, o amor que a massa associativa sente pelo clube e o respeito que cada elemento que está na bancada merece da sua parte. Recentemente, com o falecimento de uma das sócias mais antigas do clube, Battaglia não se esqueceu de lhe dedicar a vitória do jogo e de, mais do que isso, fazer um post nas redes sociais onde lamentava esta perda. Em alguns clubes, isto pode passar ao lado, mas para uma grande família como é o Sporting, estes (pequenos) grandes gestos são sinónimo de integração e respeito pela enorme instituição que é o Sporting Clube de Portugal.

Battaglia é um dos reforços mais acarinhados pelos adeptos leoninos Fonte: Facebook Oficial de Rodrigo Battaglia
Battaglia é um dos reforços mais acarinhados pelos adeptos leoninos
Fonte: Facebook Oficial de Rodrigo Battaglia

Em relação ao seu rendimento, os indicadores são os melhores e têm sido uma enorme surpresa para muitos sportinguistas. Battaglia é um jogador que ocupa sobretudo as zonas mais adiantadas do meio-campo, podendo jogar a oito ou até a dez. No entanto, com o grande rendimento que Bruno Fernandes tem apresentado a segundo avançado, Jorge Jesus tem usado Battaglia como o substituto de Adrien Silva na posição oito, onde se sente naturalmente confortável e sem dificuldades em ocupar espaços e distribuir jogo.

Face à ausência forçada de William Carvalho no início desta época, Battaglia ‘recuou’ para a posição seis e, mais uma vez, o seu rendimento foi bastante satisfatório. Na verdade, é nessa posição que melhor se percebe o porquê da sua alcunha ser ‘o tanque’, tal é a facilidade com que recupera bolas e se torna intransponível para os adversários. Como se essa versatilidade não chegasse, Jorge Jesus ainda viu Piccini lesionar-se e, sem Ristovski no banco, foi obrigado a recorrer a Battaglia. O argentino foi para a lateral-direita e, mais uma vez, foi esclarecido, não inventou e defendeu como se aquela tivesse sido sempre a sua posição de referência.

A chegada de Battaglia a Alvalade é, sem dúvida, uma mais-valia para o plantel leonino. Se Bruno César foi durante muito tempo o único bombeiro de serviço, agora é a vez de Battaglia mostrar que está disponível para jogar em qualquer posição e ainda por cima sem diminuir a sua qualidade exibicional. O argentino demorou para mostrar serviço em Portugal mas agora que pegou de estaca é muito difícil pará-lo.

Foto de Capa: Facebook Oficial de Rodrigo Battaglia

Artigo revisto por: Beatriz Silva

Cláudia Figueiredo
Cláudia Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
Sportinguista devota desde que se conhece, o futebol é o seu desporto de eleição. Quando jogava, era médio-ofensivo de posição, mas agora prefere a bancada. A menos, é claro, que a convidem para uma peladinha entre amigos.                                                                                                                                                 A Cláudia escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Decisão tomada: Luís Filipe Vieira vai mesmo ser candidato à presidência do Benfica

Luís Filipe Vieira vai mesmo ser candidato à presidência do Benfica. Ex-líder das águias prepara-se para oficializar candidatura.

Sporting já partiu para estágio em Penafiel: Eis o plano

O Sporting vai realizar um estágio de pré-temporada em Penafiel. Leoas já partiram e cumprem estágio até 8 de agosto.

Atenção, Ruben Amorim: Newcastle aumenta oferta por Benjamin Sesko

O Newcastle e o Manchester United lutam pela contratação de Benjamin Sesko. Magpies apresentam oferta melhorada ao Leipzig.

Gonçalo Guedes e a mudança para a Real Sociedad: «Espero voltar ao meu nível o mais rapidamente possível»

Gonçalo Guedes deixou o Wolverhampton para reforçar a Real Sociedad. Avançado português reage à mudança de clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Rio Ferdinand levanta dúvidas sobre contratação de Viktor Gyokeres no Arsenal

Viktor Gyokeres trocou o Sporting pelo Arsenal neste mercado de verão. Rio Ferdinand falou sobre a contratação do avançado.

Champions League: Benfica já sabe quando enfrentará Feyenoord ou Fenerbahçe caso elimine Nice

O Benfica vai enfrentar o Feyenoord ou o Fenerbahçe, se eliminar o Nice. Conhecem-se agora as datas do playoff da Champions League.

Manchester United de Ruben Amorim recusa (para já) avançado da Juventus

O Manchester United não quis avançar nas negociações de Dusan Vlahovic. Avançado da Juventus oferecido aos Red Devils.