A surpresa Battaglia

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 1O argentino Rodrigo Battaglia chegou a Portugal em 2013, vindo do Huracán, depois de uma curta passagem pela equipa do Racing Club. Nos primeiros anos, a passagem pelo SC Braga, a sua primeira equipa portuguesa, não correu de feição e sucederam-se múltiplos empréstimos até à consolidação do jogador em que Battaglia se tornou até chegar ao Sporting.

A época passada parecia ser apenas mais uma desde logo porque o SC Braga voltou a emprestar o jogador ao recém-promovido GD Chaves. No entanto, sob a batuta de Jorge Simão, Battaglia tornou-se um importante elemento no meio-campo da equipa transmontana, o que lhe valeu o retorno antecipado à cidade e ao clube de Braga para onde o treinador português também se transferiu. A partir daí, o argentino não mais largou a titularidade do clube bracarense e, no último mercado de transferências, o Sporting trouxe-o para Alvalade, num negócio que também envolveu as idas de Jefferson e Ricardo Esgaio para Braga.

A contratação de Battaglia foi vista com alguma desconfiança pelos adeptos leoninos porque no seu currículo apenas haviam equipas do campeonato argentino – obviamente mais fraco que o português – e a sua qualidade só tinha sido demonstrada depois de muitos anos de adaptação a uma nova realidade e, ainda por cima, em clubes de menor dimensão que o Sporting. Desde o início da pré-época, Battaglia tem vindo a contrariar todas as baixas expectativas que foram colocadas sobre ele e, a cada jogo que passa, a sua consistência e preponderância têm sido cada vez mais visíveis.

A humildade e o caráter de Battaglia têm sido dois fatores que têm conquistado os adeptos leoninos. O argentino ainda não está no Sporting há meia época mas consegue ser um dos mais respeitados do plantel leonino. Acima de tudo, Battaglia é um jogador que reúne as características de um leão. Dentro de campo, dá tudo pela camisola que veste e fora dele percebe a importância dos adeptos, o amor que a massa associativa sente pelo clube e o respeito que cada elemento que está na bancada merece da sua parte. Recentemente, com o falecimento de uma das sócias mais antigas do clube, Battaglia não se esqueceu de lhe dedicar a vitória do jogo e de, mais do que isso, fazer um post nas redes sociais onde lamentava esta perda. Em alguns clubes, isto pode passar ao lado, mas para uma grande família como é o Sporting, estes (pequenos) grandes gestos são sinónimo de integração e respeito pela enorme instituição que é o Sporting Clube de Portugal.

Battaglia é um dos reforços mais acarinhados pelos adeptos leoninos Fonte: Facebook Oficial de Rodrigo Battaglia
Battaglia é um dos reforços mais acarinhados pelos adeptos leoninos
Fonte: Facebook Oficial de Rodrigo Battaglia

Em relação ao seu rendimento, os indicadores são os melhores e têm sido uma enorme surpresa para muitos sportinguistas. Battaglia é um jogador que ocupa sobretudo as zonas mais adiantadas do meio-campo, podendo jogar a oito ou até a dez. No entanto, com o grande rendimento que Bruno Fernandes tem apresentado a segundo avançado, Jorge Jesus tem usado Battaglia como o substituto de Adrien Silva na posição oito, onde se sente naturalmente confortável e sem dificuldades em ocupar espaços e distribuir jogo.

Face à ausência forçada de William Carvalho no início desta época, Battaglia ‘recuou’ para a posição seis e, mais uma vez, o seu rendimento foi bastante satisfatório. Na verdade, é nessa posição que melhor se percebe o porquê da sua alcunha ser ‘o tanque’, tal é a facilidade com que recupera bolas e se torna intransponível para os adversários. Como se essa versatilidade não chegasse, Jorge Jesus ainda viu Piccini lesionar-se e, sem Ristovski no banco, foi obrigado a recorrer a Battaglia. O argentino foi para a lateral-direita e, mais uma vez, foi esclarecido, não inventou e defendeu como se aquela tivesse sido sempre a sua posição de referência.

A chegada de Battaglia a Alvalade é, sem dúvida, uma mais-valia para o plantel leonino. Se Bruno César foi durante muito tempo o único bombeiro de serviço, agora é a vez de Battaglia mostrar que está disponível para jogar em qualquer posição e ainda por cima sem diminuir a sua qualidade exibicional. O argentino demorou para mostrar serviço em Portugal mas agora que pegou de estaca é muito difícil pará-lo.

Foto de Capa: Facebook Oficial de Rodrigo Battaglia

Artigo revisto por: Beatriz Silva

Cláudia Figueiredo
Cláudia Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
Sportinguista devota desde que se conhece, o futebol é o seu desporto de eleição. Quando jogava, era médio-ofensivo de posição, mas agora prefere a bancada. A menos, é claro, que a convidem para uma peladinha entre amigos.                                                                                                                                                 A Cláudia escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vizela anuncia a contratação de Ivan Cvijanovic a custo zero

No passado sábado, o Vizela confirmou a contratação de Ivan Cvijanovic, que deixou o NK Osijek e assinou um contrato de dois anos.

Pep Guardiola explica novo desaire do Manchester City: «Jogámos excecionalmente bem e não conseguimos marcar»

Pep Guardiola analisou o empate do Manchester City diante do Brighton. O técnico justificou resultado com a eficácia.

Nuno Manta Santos assina pelo Spartakos Kitiou da Segunda Liga do Chipre

Nuno Manta Santos vai assumir o comando técnico do Spartakos Kitiou, da Segunda Liga do Chipre. Aos 47 anos, o português encontrava-se livre desde abril de 2025, altura em que deixou o Anadia.

Onde ver a final da Taça da Liga entre Vitória SC e Braga?

Vitória SC e Braga disputam uma final da Taça da Liga inédita. Dérbi do Minho em Leiria decide primeiro título do ano.

PUB

Mais Artigos Populares

Olheiro BnR | Luís Guilherme

Luís Guilherme tem perfil para ser um agitador de jogo a curto prazo, alguém capaz de mudar o ritmo a partir do banco, desbloquear jogos

Luís Esteves é destaque do Gil Vicente e tem 3 interessados no mercado de janeiro

Luís Esteves está a ser uma das figuras maiores do Gil Vicente esta temporada. Exibições do médio atraíram interesse no estrangeiro.

AS Roma perto de fechar empréstimo de avançado do Atlético Madrid

Giacomo Raspadori está em negociações com a AS Roma para abandonar o Atlético Madrid a título de empréstimo com opção de compra.