📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A verdadeira voz da turma de Alvalade

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Numa altura em que se fala cada vez mais de “politiquices” e de “senhores doutores” que julgam representar os mais de três milhões de sportinguistas pelo mundo, é fundamental definir quem é a verdadeira voz da turma de Alvalade. Ora, a #UniãoDeAço já se tornou um mote para esta época e em muito se pode agradecer à mítica Curva Sul.

Ano de 1976. O clube mais pioneiro do nosso país, o Sporting Clube de Portugal (claro está), demonstrava mais uma prova disso mesmo: desta feita, as claques. A Juventude Leonina dava os seus primeiros passos enquanto grupo de apoio organizado em Portugal. Fundada pelos filhos do “eterno presidente João Rocha”, João e Gonçalo Rocha, foi através da “Juve Leo” que o conceito das claques chegou a Portugal.

“Invadindo” desde logo a bancada Sul do velhinho estádio de Alvalade, o grupo rapidamente se tornou conhecido no país e na Europa. Sob o lema “Um dia Juve Leo, Juve Leo até morrer” e dos mais do que conhecidos “Ultras”, a claque sempre se assumiu como a principal fonte de apoio ao clube leonino.

Correndo o mundo atrás do seu amor (o Sporting), os membros da Juventude Leonina nunca hesitaram em assumir-se como tal. Presidida por Fernando Mendes, liderada por Nuno Mendes (Mustafá) e por Daniel Samico, a Juve Leo é, atualmente, muito mais do que uma mera claque: é já vista como uma empresa que serve os adeptos leoninos, como um elo de ligação ao clube, mas, acima de tudo, como uma forma de apoio àquele que é o grande amor de todos os sportinguistas – o Sporting Clube de Portugal.

Contudo, se o (injusto) preconceito dos “maluquinhos e delinquentes das claques” existe na Curva Sul, em muito se pode agradecer à Juve Leo. Assumindo o claro fanatismo pelo clube e pela claque, os simpatizantes da mesma compõem a ala mais radical dos adeptos leoninos. Conhecida por isso mesmo, pela radicalidade, a formo como apoia o clube nem sempre é a mais “simpática”. Infelizmente, as raras (!) cenas de pancadaria e as constantes mensagens de ódio são uma realidade no seio da mais antiga claque portuguesa.

Todavia, fazendo um balanço geral da claque e da sua história, facilmente afirmamos que a Juve Leo trouxe muita “coisa” positiva ao futebol português e aos seus adeptos.  Tendo sido a pioneira em Portugal, foi também utilizada como modelo de cópia para a grande maioria dos clubes em Portugal – inclusive os históricos rivais, o Sport Lisboa e Benfica com os Diabos Vermelhos (1982) e o Futebol Clube do Porto com os Dragões Azuis em 1984. A nomenclatura “Juventude” ou até mesmo o diminutivo “Juve” foram utilizados por muitas das novas claques em Portugal: por exemplo, a Juventude Bracarense – claque do Sporting Clube de Braga.

Fonte: Juventude Leonina 1976 - JUVE LEO
Fonte: Juventude Leonina 1976 – JUVE LEO
Guilherme Anastácio
Guilherme Anastáciohttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme estuda jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social e tem o sonho de ser um jornalista de eleição. O Sporting Clube de de Portugal é uma das maiores paixões que Guilherme tem, porém, é ao mote do lema da moda “Support your local team”que acompanha a equipa do Estoril-Praia. Sendo natural de Cascais, desde pequeno que apoia a equipa da linha e que é presença assídua no António Coimbra da Mota.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta assume preocupação com Viktor Gyokeres: «Tem de continuar a tentar»

A seca de golos de Viktor Gyokeres continua a gerar inquietação no Arsenal. Desta vez, foi o próprio Mikel Arteta que manifestou preocupação com o momento do avançado sueco.

Ángel Alarcón destaca vitória do FC Porto frente ao AVS SAD e faz balanço da carreira: «Dei-me conta de que o talento não é...

Ángel Alarcón analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga. O avançado espanhol também fez um pequeno balanço da sua carreira.

Negociação do Manchester City pode fazer com que o ex-Sporting Fatawu mude de equipa em Inglaterra

Fatawu Issahaku pode vir a ter novo clube em Inglaterra. O avançado ganês de 21 anos é alvo do Bournemouth, caso Antoine Semenyo rume ao Manchester City.

Gian Piero Gasperini rendido a estrela da equipa: «A AS Roma não tem outro jogador com uma qualidade tão alta»

Gian Piero Gasperini deixou rasgados elogios para Paulo Dybala. O avançado internacional argentino foi titular no encontro da AS Roma frente ao Genoa.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma avança para contratar Andreas Schjelderup ao Benfica: eis os pormenores

A AS Roma está interessada em contratar Andreas Schjelderup. O clube italiano quer contratar o avançado norueguês ao Benfica através de um empréstimo com obrigatoriedade de compra.

Renato Veiga fecha o ano como o jogador mais utilizado do Villarreal

Renato Veiga é o jogador mais utilizado do Villarreal nesta temporada. O defesa internacional português somou um total de 1706 minutos.

Geny Catamo falha mais dois jogos pelo Sporting

Geny Catamo já sabe que não vai estar nos próximos jogos do Sporting frente ao Santa Clara e frente ao Vitória SC. O apuramento de Moçambique na CAN vai estender a ausência do avançado.