A verdadeira voz da turma de Alvalade

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Numa altura em que se fala cada vez mais de “politiquices” e de “senhores doutores” que julgam representar os mais de três milhões de sportinguistas pelo mundo, é fundamental definir quem é a verdadeira voz da turma de Alvalade. Ora, a #UniãoDeAço já se tornou um mote para esta época e em muito se pode agradecer à mítica Curva Sul.

Ano de 1976. O clube mais pioneiro do nosso país, o Sporting Clube de Portugal (claro está), demonstrava mais uma prova disso mesmo: desta feita, as claques. A Juventude Leonina dava os seus primeiros passos enquanto grupo de apoio organizado em Portugal. Fundada pelos filhos do “eterno presidente João Rocha”, João e Gonçalo Rocha, foi através da “Juve Leo” que o conceito das claques chegou a Portugal.

“Invadindo” desde logo a bancada Sul do velhinho estádio de Alvalade, o grupo rapidamente se tornou conhecido no país e na Europa. Sob o lema “Um dia Juve Leo, Juve Leo até morrer” e dos mais do que conhecidos “Ultras”, a claque sempre se assumiu como a principal fonte de apoio ao clube leonino.

Correndo o mundo atrás do seu amor (o Sporting), os membros da Juventude Leonina nunca hesitaram em assumir-se como tal. Presidida por Fernando Mendes, liderada por Nuno Mendes (Mustafá) e por Daniel Samico, a Juve Leo é, atualmente, muito mais do que uma mera claque: é já vista como uma empresa que serve os adeptos leoninos, como um elo de ligação ao clube, mas, acima de tudo, como uma forma de apoio àquele que é o grande amor de todos os sportinguistas – o Sporting Clube de Portugal.

Contudo, se o (injusto) preconceito dos “maluquinhos e delinquentes das claques” existe na Curva Sul, em muito se pode agradecer à Juve Leo. Assumindo o claro fanatismo pelo clube e pela claque, os simpatizantes da mesma compõem a ala mais radical dos adeptos leoninos. Conhecida por isso mesmo, pela radicalidade, a formo como apoia o clube nem sempre é a mais “simpática”. Infelizmente, as raras (!) cenas de pancadaria e as constantes mensagens de ódio são uma realidade no seio da mais antiga claque portuguesa.

Todavia, fazendo um balanço geral da claque e da sua história, facilmente afirmamos que a Juve Leo trouxe muita “coisa” positiva ao futebol português e aos seus adeptos.  Tendo sido a pioneira em Portugal, foi também utilizada como modelo de cópia para a grande maioria dos clubes em Portugal – inclusive os históricos rivais, o Sport Lisboa e Benfica com os Diabos Vermelhos (1982) e o Futebol Clube do Porto com os Dragões Azuis em 1984. A nomenclatura “Juventude” ou até mesmo o diminutivo “Juve” foram utilizados por muitas das novas claques em Portugal: por exemplo, a Juventude Bracarense – claque do Sporting Clube de Braga.

Fonte: Juventude Leonina 1976 - JUVE LEO
Fonte: Juventude Leonina 1976 – JUVE LEO
Guilherme Anastácio
Guilherme Anastáciohttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme estuda jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social e tem o sonho de ser um jornalista de eleição. O Sporting Clube de de Portugal é uma das maiores paixões que Guilherme tem, porém, é ao mote do lema da moda “Support your local team”que acompanha a equipa do Estoril-Praia. Sendo natural de Cascais, desde pequeno que apoia a equipa da linha e que é presença assídua no António Coimbra da Mota.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitória SC regressa às vitórias na Primeira Liga com triunfo frente ao Moreirense

Na abertura da 20.ª jornada da Primeira Liga, um golo de pénalti decidiu o triunfo do Vitória SC frente ao Moreirense por 1-0.

Roberto De Zerbi afasta rumores e garante que fica no Olympique Marselha: «Acho que tenho força para ficar aqui mais cinco ou seis anos»

Roberto De Zerbi garantiu que vai continuar ao serviço do Olympique Marselha. O técnico italiano afastou os rumores que o apontavam à saída da equipa.

Às Escuras: Estádio D. Afonso Henriques fica sem energia antes do apito final do Vitória SC x Moreirense

Já em tempo de compensação do Vitória SC x Moreirense, o jogo foi interrompido após o Estádio D. Afonso Henriques ficar sem energia.

Prossegue a polémica: Karim Benzema pede novamente para ficar fora do jogo do Al Ittihad de Sérgio Conceição

Karim Benzema vai ficar fora do próximo jogo do Al Ittihad. O avançado internacional francês pediu para não jogar pela segunda vez consecutiva.

PUB

Mais Artigos Populares

Yassir Zabiri acerta termos de contrato com o Rennes mas Famalicão pede 17 milhões de euros

O Famalicão estabeleceu o valor de Yassir Zabiri nos 17 milhões de euros, numa altura em que o avançado já acertou termos de contrato com o Rennes.

Espanyol chega ao 5º jogo consecutivo sem vencer e pode cair do top-5 da La Liga

O Espanyol perdeu em casa com o Alavés por 2-1 na jornada 22 da La Liga. Emblema da Catalunha volta a não conseguir ganhar.

Vitinha marca mas Lazio vence nos minutos finais frente ao Genoa

Num jogo de grande equilíbrio, a Lazio bateu o Genoa por 3-2, com o golo da vitória a surgir com 10 minutos de compensação.