Será que Adán é um problema para o Sporting CP?

- Advertisement -

Decorria o ano de 2020, e o Sporting CP anunciava um tal de António Adán como reforço por duas temporadas, com mais uma de opção. Formado no Real Madrid CF, o guardião espanhol vinha curiosamente do eterno rival, o Club Atlético de Madrid, numa transferência a custo zero para os leões. Cedo se percebeu que estávamos na presença de alguém que se fazia valer da sua experiência, e de todos os outros predicados que fazem, hoje em dia, um bom guarda-redes: o jogo com os pés, a saída forte e atenta nas bolas paradas e o controlo forte que retirava a profundidade aos adversários. 

A história começou a escrever-se, e de leão ao peito, Adán começou a ser visto como um dos grandes nomes da sua posição, que encontrou em Lisboa o caminho acertado para prosseguir uma carreira que não foi assim tão recheada de títulos, mas que lhe permitiu partilhar o balneário com vários astros do futebol mundial, e sobretudo, partilhar o palco na sua posição com alguns dos melhores guarda-redes da década.

Ao todo, são cinco os títulos coletivos conquistados por Adán na sua carreira profissional, entre eles um muito especial: ser campeão português pelo Sporting CP, algo que marcou não só a carreira do espanhol, como o próprio clube, que há muito via fugir este objetivo. E de lá para cá, o que mudou?

Na minha opinião, que me custa expressar porque sempre fui um admirador das qualidades técnicas e táticas de Adán, o que passou foi mesmo o tempo, e com isto digo os anos, que atingem toda a gente, independentemente do que possamos fazer, o tempo irá sempre apanhar-nos. Olhando para o Adán de hoje, é de facto difícil de admitir, mas não é o mesmo guarda-redes que demonstrou ser há uma ou duas épocas. Nota-se por vezes alguma insegurança, alguma falta de confiança em ações que o víamos fazer com outros argumentos, com outro à vontade, e até com outra alegria. No entanto, e tendo em conta tudo isto, o espanhol ainda é, de longe, o melhor guarda-redes que Rúben Amorim tem à sua disposição, e percebo a confiança que o treinador leonino deposita no guardião espanhol que, lembro, lhe “deu” um campeonato e uma segurança quase eterna entre os postes.

Em jeito de conclusão, espero que o tempo ainda não tenha chegado a Adán, e que isto seja apenas uma quebra de forma, perfeitamente normal no futebol, até porque, acredito seriamente que Adán ainda tem muito para dar nos relvados. Para bem do futebol português, esperemos que o espanhol volte à forma que nos habituou, a defender a baliza leonina, e a ser o primeiro organizador do jogo de Amorim.

Até já Adán, cá te esperamos, como sempre, com a classe com que nos habituaste.

Bernardo Santos
Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é Licenciado em Relações Públicas e quase mestre em Jornalismo. É um comunicador nato, que transporta para o futebol a mesma simpatia e alegria que tem em viver.

Subscreve!

Artigos Populares

Sucessor de Luis Suárez não engata no Almería: são 0 golos e 87 minutos

Luis Suárez trocou o Almería pelo Sporting no último mercado de transferências. Thalys foi comprado para lhe suceder.

Gavi pode permitir Barcelona reforçar-se no mercado de inverno

A lesão de Gavi pode permitir a que o Barcelona se possa reforçar com um defesa no próximo mercado de transferências.

Portugal com duas baixas no primeiro treino de preparação para a partida frente à Hungria

Portugal já começou a preparar o encontro frente à Hungria. Gonçalo Inácio e Rafael Leão foram ausências no treino.

Países Baixos goleiam a Finlândia para a qualificação do Mundial 2026

Países Baixos venceram por 4-0 a Finlândia, a contar para a qualificação do Mundial 2026. O conjunto neerlandês lidera o grupo G sem derrotas.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Zaragoza não perdoa e despede ex-Atlético Madrid no dia mais importante da cidade

O Real Zaragoza anunciou este domingo despedimento de Gabi do comando técnico da equipa principal do emblema da La Liga 2.

Kylian Mbappé encantado com Lionel Messi e assume: «Nunca pensei em jogar no Barcelona»

Kylian Mbappé assumiu que gostou de jogar com Lionel Messi no PSG, admitindo que nunca pensou em atuar pelo Barcelona.

Sporting informado sobre a gravidade da lesão de Gonçalo Inácio

Gonçalo Inácio saiu lesionado da partida entre Portugal e a Irlanda, mas o seu problema não é grave, mas inspira cuidados.