Agora é a vez de Adán. E depois?

Agora é a vez de Adán artigo do bola na rede, sobre o futuro da baliza do Sporting

Agora é a vez de Adán

O que se segue depois de Antonio Adán?

A baliza do Sporting CP foi defendida durante dez anos pelo atual guardião da AS Roma. Rui Patrício foi o titular absoluto da formação verde e branca durante dez largos anos, dos seus 19 aos seus 30 anos de idade. Depois da sua saída, o clube levou algum tempo a encontrar o substituto ideal. Com a chegada do espanhol, os leões voltaram a ter um elemento de excelência entre os postes. Mas até quando irá durar? Agora é a vez de Adán

O fim de uma era

Aquando da saída de Patrício, em 18/19, Romain Salin, o, na altura, suplente do internacional português ficou encarregue da baliza leonina. O francês que tinha estado dois anos na sombra do português tinha aqui a sua melhor oportunidade para agarrar o lugar. Inicialmente, tomou conta da baliza, mas veio mesmo a perder a titularidade para o, na altura, recém-contratado Renan Ribeiro.

O brasileiro contratado ao Estoril Praia SAD, inicialmente por empréstimo, tendo sido depois efetivada a sua aquisição, foi o dono da baliza até dezembro de 2019, quando se lesionou. Luís Maximiano, o jovem da formação, assume o posto e não o larga até ao final da temporada 19/20. Os sportinguistas ficaram encantados com a possibilidade de uma nova era estar a começar. Olhavam para Max como o verdadeiro sucessor da baliza verde e branca. Apesar disso, era notável ainda a falta de experiência do miúdo de 21 anos, mas isso obviamente viria com o tempo.

Acontece que no ano seguinte o Sporting sofre uma revolução interna e Rúben Amorim assume o cargo de treinador depois de uma “loucura” de Frederico Varandas ao decidir pagar a cláusula de rescisão de cerca de 12 milhões de euros do jovem treinador português, que comandava o SC Braga. Antonio Adán é contratado a custo zero, ele que foi durante um longo período o suplente de Jan Oblak, no Club Atlético de Madrid. A pré-época não esclareceu quem seria o titular da baliza na nova temporada, pois Max tinha feito grande parte dos minutos. A verdade é que o experiente Adán foi o escolhido de Amorim.

Luís Maximiano muito provavelmente olhava para a temporada 20/21 como a sua época de consagração, mas o espanhol retirou-lhe essa hipótese. O clube levou dois anos a solucionar o problema deixado pela saída de Rui Patrício. Agora é a vez de Adán

Sporting, Agora é a vez de Adán
Foto: Carlos Silva / Bola na Rede

Saída de Max

Depois de meia época a defender a baliza que sempre sonhou defender, Luís Maximiano esperava continuar como guarda-redes do Sporting Clube de Portugal. A chegada de Antonio Adán pôs um fim à presença de Max no onze. Depois de uma temporada sentado no banco, o clube e o jovem decidiram dar um novo rumo à carreira, levando-o a ingressar na liga vizinha. O prodígio português passou a defender as cores do Granada FC. Agora é a vez de Adán

Dois meses como guardião do Granada chegaram para que começasse a despertar o interesse de um dos colossos da liga espanhola, o do FC Barcelona. Estas notícias podem estar a fazer o clube de Alvalade perguntar-se se vender o jovem formado em Alcochete foi a melhor opção. Tendo em conta o momento financeiro do clube catalão, se calhar sim.

Para Max, assumir a baliza dos leões seria preciso esperar que Adán se retirasse dos relvados. Isso pode até não levar muito tempo, mas o jovem português queria evoluir e a melhor maneira para isso acontecer é jogar. Talvez um empréstimo de duas temporadas tivesse sido a melhor opção. Agora é a vez de Adán

 

 

Agora é a vez de Adán

Sporting Maxi com a camisola alternativa do Sporting a beijar a mão
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

O futuro está nas mãos de quem?

Com a saída de Luís Maximiano, o Sporting viu-se obrigado a ir ao mercado buscar uma alternativa a Adán. A escolha recaiu num português. João Virgínia veio de empréstimo do Everton FC rumo a Alvalade. 

O jovem algarvio formado no Seixal saiu muito cedo para Inglaterra. Tem 22 anos e vê no Sporting uma nova hipótese de lançar a carreira. É o substituto de Adán, mas está nas suas mãos provar ao clube que é uma opção de futuro, futuro esse que pode ser bem próximo dado que Antonio Adán caminha para os últimos anos de futebol. Vai ser certamente uma tarefa complicada mostrar todo o seu valor na sombra do espanhol, mas só trabalhando no duro e agarrando as oportunidades que lhe são dadas é que pode levar o clube a optar pela sua compra. Agora é a vez de Adán

A tarefa de mostrar que é o futuro dono da baliza leonina complica-se quando, a tentar fazer o mesmo, está um menino de 17 anos. Diego Callai tem vindo a mostrar todo o seu potencial nas camadas jovens do clube leonino e a equipa técnica comandada por Rúben Amorim segue de perto o progresso deste miúdo. Agora é a vez de Adán

André Paulo faz também parte do plantel principal, mas parece estar fora desta corrida. O facto de Amorim ter ido buscar Virgínia e não se ter contentado com o português de 24 anos mostra que não é opção de futuro. Virgínia é o suplente de Adán e já jogou na passada sexta-feira, frente ao CF “Os Belenenses”, para a Taça de Portugal. André Paulo é, claramente, um guarda-redes de reserva. Agora é a vez de Adán

O futuro a seguir a Adán estará nas mãos ou de Virgínia ou de Callai. De nacionalidade italiana, mas nascido no Brasil, Diego Callai é ainda muito novo. Ainda assim, é certamente visto pela equipa técnica do clube como um dos possíveis sucessores de Antonio Adán. Assim como ele, também João Virgínia o é. Mas este está numa situação diferente. Está emprestado e precisa de provar o seu valor e provar que é uma forte opção para suceder ao espanhol. De qualquer das formas, o clube parece ter o futuro assegurado, pelo menos no que diz respeito à baliza.

Agora é a vez de Adán

Agora é a vez de Adán

Artigo revisto por Joana Mendes

Miguel Amaral Rodrigues
Miguel Amaral Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Desde que se lembra que o Miguel joga à bola. Sentiu sempre uma ligação com a redondinha. Com 7 anos de idade começou a ir a Alvalade e desde então é raro falhar um jogo. Aos 13 iniciou a sua carreira no futebol federado. E para sua tristeza, há cerca de dois anos pendurou as botas. Mas não largou a maior paixão que tem na vida. Estuda jornalismo na ESCS e é por intermédio da comunicação que quer acompanhar o futebol daqui para a frente.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica deu resposta à nova proposta do Fenerbahçe por Kerem Akturkoglo em 30 minutos

O Benfica rejeitou a nova proposta do Fenerbahçe por Kerem Akturkoglu. O clube turco tinha feito uma oferta inferior à anterior pelo avançado dos encarnados.

Final de mercado promete ser em grande: eis as ‘novelas’ que devem marcar as últimas semanas da janela em Portugal

O mercado de transferências está a entrar nas últimas semanas e ainda devem existir várias entradas e saídas de jogadores. A situação em Portugal não é exceção, já que existem equipas em busca novos elementos e de fazerem vendas.

Al Gharafa de Pedro Martins vence na primeira jornada da Liga do Catar

O Al Gharafa bateu o Umm-Salal por quatro bolas a duas durante esta sexta-feira, num encontro da primeira jornada da Liga do Catar. Pedro Martins é o técnico da equipa que atuou em casa.

Villarreal ‘azeda’ o regresso do Real Oviedo à La Liga

O Villarreal recebeu e venceu o Real Oviedo por duas bolas a zero, num encontro da primeira jornada da La Liga. A partida foi realizada durante a noite desta sexta-feira, no El Madrigal.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage alvo de processo disciplinar depois de queixa do Sporting

Bruno Lage foi alvo de um processo disciplinar por parte da Federação Portuguesa de Futebol, consequência da queixa do Sporting. O técnico está a ser acusado de ter insultado Fábio Veríssimo, árbitro da Supertaça de Portugal.

Rennes bate Marselha para a Ligue 1

O Rennes recebeu e venceu o Marselha por uma bola a zero, num encontro da primeira jornada da Ligue 1.. Este foi o primeiro jogo da presente temporada e realizou-se esta sexta-feira.

Galatasaray só sabe vencer na Liga Turca

O Galatasaray recebeu e venceu o Karagumruk por três bolas a zero, em jogo da segunda jornada da Liga Turca. Não houve qualquer português inscrito na ficha de jogo desta partida.