Analise táctica: FK Qarabag

- Advertisement -

O Sporting CP depois de falhar na época passada o acesso à Liga dos Campeões, irá estrear-se esta quinta-feira, na fase de grupos da Liga Europa. Um sorteio que ditou como adversários o Arsenal de Londres – como favorito à conquista do Grupo E – o Vorskla, clube ucraniano que ficou em terceiro lugar no seu campeonato local no ano transato e por fim o FK Qarabag, pentacampeão do Azerbaijão. É precisamente pelo fim que vamos começar. Hoje iremos olhar com destaque para os aspetos tácitos da equipa Azeri que será o primeiro adversário dos Leões na Liga Europa.

Fundado há 67 anos, o FK Qarabag está atualmente situado na região de Baku, pois em 1993 foi obrigado a deixar a sua região mãe devido à Guerra entre o Azerbaijão e Arménia. Apesar de há muito se ter deslocado e de ser obrigado a estabelecer-se então na capital azeri, ainda existe uma esperança de um dia o clube conseguir regressar a sua cidade de origem, uma cidade com cerca de 40 mil pessoas que é hoje constituída por ruínas da guerra e sendo também considerada uma das maiores cidades fantasma do Mundo. O antigo estádio do FK Qarabag foi inclusive destruído durante a guerra, utilizando então o clube, um estádio construído em 2015 em Baku, apesar do FK Qarabag disputar os seus encontros da UEFA no Estádio Olímpico de Baku, onde será disputada esta temporada a final da Liga Europa.

Apesar de todas as dificuldades, é de salientar e enaltecer a ascensão do FK Qarabag nos últimos anos, que impressiona ao ponto de hoje ser uma equipa competitiva na Europa – na época de 2017/18 foi um ano histórico. Foi na Liga dos Campeões que o conjunto azeri fez história ao bater o FC Copenhaga no play-off de qualificação para a Fase de Grupos da prova através da regra dos golos fora e definir-se, por isso, como a primeira equipa da história do Azerbaijão a alcançar esta fase da competição, onde também aí o FK Qarabag surpreendeu.

Apesar do último lugar no grupo da morte da competição, a equipa não perdeu qualquer um dos dois jogos disputados frente ao Atlético Madrid naqueles que foram os dois únicos pontos conquistados pela equipa que registou derrotas então frente a AS Roma e Chelsea – além de se ter estabelecido como a principal força do futebol azeri, destronando o seu rival direto Neftçi Baku, que tal como o nome indica, é um clube situado na capital do país. Para este crescimento em muito contribuiu a chegada ao clube de Gurban Gurbanov, antigo ícone do futebol do Azerbaijão, é treinador da equipa do FK Qarabag desde 2008 e atualmente com 46 anos é conhecido por praticar um futebol expansivo e baseado na posse de bola tendo levado até ao clube a ser apelidado de “Barcelona do Cáucaso”.

Na presente época, o conjunto do Azerbaijão, O FK Qarabag falhou o seu primeiro objetivo da temporada: repetir a qualificação para a fase de grupos da Champions, como havia feito na época transata. Depois de deixarem pelo caminho os eslovenos do Olimpija e os albaneses do Kükesi, num conjunto de quatro jogos em que não sofreram golos, os cavaleiros foram superados pelo BATE. O acesso à fase de grupos da Liga Europa, assegurado pela quarta vez nos últimos cinco anos, foi obtido após eliminarem o Sheriff Tiraspol num conjunto de 3-1. O plantel conta com algumas caras bem conhecidas dos Portugueses e de Alvalade. Vagner, ex-Estoril, é o dono das redes enquanto que Simeon Slavchev, que passou pelos Leões, é um dos patrões do meio-campo.

É uma equipa que costuma rodar o seu plantel no seu campeonato, pois sabe que tem qualidade suficiente para vencer os seus jogos mesmo com uma equipa menos rotinada ou com os melhores elementos, tentando assim jogar na máxima força nas competições europeias surpreendendo os adversários. Para esta temporada a equipa reforçou-se muito bem e apresenta-se mais forte que na época passada. Na equipa que consideramos a equipa mais forte/equipa base temos cinco reforços (Vagner, Slavchev, Zoubir, Ozobic, Emeghara). Para esta analise tática, vamos considerar apenas os jogos já realizados para as competições da UEFA e para o seu campeonato local.

Tiago Silva
Tiago Silvahttp://www.bolanarede.pt
Estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Apaixonado pelo desporto, mas em especial pelo futebol e pelo Sporting Clube de Portugal. Tem um gosto especial por analisar e entender, os vários aspetos tácticos presentes num jogo de futebol. Tem ainda a ambição de se formar em Jornalismo Desportivo e de ser Treinador de Futebol. Por enquanto, mete sobretudo os seus conhecimentos em prática na escrita e no Football Manager.                                                                                                                                                 O Tiago escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa espanhola olha para a vitória do Benfica contra o Santa Clara: «Erro monumental de Trubin»

O Benfica venceu o Santa Clara por 2-1. Imprensa espanhola destacou erro de Anatoliy Trubin na análise ao duelo.

Selecionador da Hungria fala sobre sonho de Dominik Szoboszlai: «O Real Madrid sempre foi o seu sonho»

Marco Rossi, selecionador da Hungira, falou sobre o sonho de Dominik Szoboszlai em representar o Real Madrid.

Francesco Farioli confirmou ausência de Martim Fernandes: eis as 6 baixas do FC Porto para o jogo contra o CD Nacional

O FC Porto defronta o CD Nacional na Madeira. Francesco Farioli a contas com seis baixas de peso para o encontro.

FC Porto lança camisola especial dedicada a Pinto da Costa limitada a 2.594 unidades e esgota em 2 horas

O FC Porto produziu uma edição especial de uma camisola dedicada a Pinto da Costa. Camisola esgotou em apenas duas horas.

PUB

Mais Artigos Populares

Terem Moffi tem plano específico no FC Porto e lesão de Samu Aghehowa abre novas portas ao reforço

O FC Porto está a preparar o regresso de Terem Moffi aos relvados. Avançado fez o último jogo pelo Nice a 30 de novembro.

Tiago Margarido projeta Nacional da Madeira x FC Porto: «São muito fáceis de identificar, mas muito difíceis de anular»

Tiago Margarido fez a antevisão do encontro entre Nacional da Madeira e FC Porto, referente à 22.ª jornada da Primeira Liga.

Sporting vai gerir Nuno Santos e traça plano para o jogador após lesão

Nuno Santos não deve ir a jogo contra o Famalicão. Leões querem ter o ala a 100% para o duelo contra o Moreirense.