O Sporting CP está em primeiro lugar. As exibições da equipa têm surpreendido pela positiva e estão associadas às mudanças que Rúben Amorim fez na equipa de modo a que a mesma tenha mais controlo do jogo. Quando falo destas mudanças, refiro-me, pois, à entrada de João Mário para o miolo e à de Andraz Sporar para a frente de ataque. Não querendo entrar na discussão sobre quem é que ofereceu mais à equipa do Sporting CP, hoje gostaria de falar um pouco sobre aquilo que Andraz Sporar oferece à equipa liderada por Rúben Amorim. 

É importante perceber que há pouco tempo, Andraz Sporar não contava para o treinador dos leões, tanto que Jovane Cabral era “sacrificado” para jogar na posição do avançado esloveno e, neste momento, é uma das mais importantes peças no jogo ofensivo do Sporting CP. Uma grande reviravolta nas contas de Rúben Amorim que só veio acrescentar qualidade de jogo à equipa. Mas o que é que Andraz Sporar oferece enquanto avançado? 

A resposta é simples: muito mais do que golos. Apesar de achar que os golos vão aparecer quando a confiança aumentar, o estilo de Andraz Sporar não é igual ao de Bas Dost, por exemplo. Enquanto que o goleador holandês limitava o seu raio de ação à área, o esloveno é um avançado mais completo que joga para a equipa. No último jogo contra o Vitória, Andraz Sporar foi muito importante nos dois primeiros golos na medida em que foi ele que apareceu para receber a bola e lançar o colega na desmarcação. Andraz Sporar oferece isto e muito mais à equipa.

Andraz Sporar, inicialmente relegado e sem ser aposta de Rúben Amorim, é hoje uma das peças fundamentais do movimento ofensivo
Carlos Silva / Bola na Rede

Pode oferecer profundidade já que é muito inteligente nas desmarcações, pode ser uma referência de área e pode ajudar na criação de oportunidades através da criação de espaços e das linhas de passe que descobre. É esta versatilidade que me faz acreditar que Andraz Sporar pode vir a ser um dos jogadores mais importantes do Sporting CP esta época. É importante destacar que, desde que entrou para o onze titular, os leões ganharam dois jogos que costumam ser difíceis por quatro bolas a zero sendo que, neste último contra o Vitória SC, foram marcados mais golos à equipa da casa em 90 minutos do que no resto do campeonato. O Sporting CP passou a ser, também, o melhor ataque da competição. Por outro lado, a colocação de Andraz Sporar na sua posição pode liberar Jovane para terrenos que são mais favoráveis ao seu estilo de jogo, no caso, a posição de extremo.

Anúncio Publicitário

Posto isto, considero que Andraz Sporar tem de continuar a jogar e deve treinar mais a finalização de modo a tornar-se mais matador do que o que é neste momento mas, de resto, penso que é o avançado ideal para jogar naquela posição (dentro do que temos no plantel). Até a pressão e a presença física do avançado são importantes no estilo de jogo de Rúben Amorim e, assim, considero que fica só a faltar uma solução para o caso deste se lesionar ou de não poder jogar por qualquer outro motivo. A problemática do avançado foi resolvida através do aproveitamento dos recursos que tínhamos dentro do plantel tal como muitos outros problemas foram resolvidos da mesma forma. Mérito para Rúben Amorim que está a conseguir fazer um ano zero com muita qualidade e com resultados derivados da mesma. Só pedimos que continuem assim! 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comente!
Por favor introduz o teu nome