De fevereiro a dezembro, Leiria tem uma Batalha. Em janeiro, tem 3. Eis a primeira! | Braga x Sporting

    Taça da Liga, Meia-final, Final-four: terça-feira, 23 de janeiro de 2024, 19h45.

    A ANTEVISÃO: E ANTES DO ADEUS?

    Bem-vindos àquela que pode ser a última final-four da Taça da Liga em solo português, numa altura em que os dirigentes da Liga Portugal falam de forma cada vez mais aberta no adeus a Portugal e na disputa da competição no Médio Oriente Esta terça-feira, disputa-se a primeira meia-final, entre Sporting e Braga, duas equipas de futebol de propensão ofensiva, mas com capacidades de equilíbrio bastante distintas – e a atravessarem momentos de forma quase contrastantes.

    Os leões são os favoritos históricos, mas – mérito dos arsenalistas – já se torna muito difícil apontar um favorito numa partida a envolver o Braga e um dos ditos “Três Grandes”. Será, com toda a certeza, uma excelente partida de futebol, com golos e emoção até bem perto do final. Os dados que lançam este encontro, um verdadeiro clássico do futebol português, estão aqui. Venham eles e venha esse grande duelo entre arsenalistas e leões.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. O Sporting venceu 62% dos confrontos diretos com o Braga (98 triunfos em 159 jogos). Os arsenalistas venceram 36 vezes e registaram-se 25 empates.
    2. Em campo neutro, como será o caso, a questão ganha outro equilíbrio: três triunfos leoninos, duas vitórias bracarenses e dois empates.
    3. Para a Taça da Liga, os clubes defrontaram-se cinco vezes, com vantagem para os leões, que venceram quatro encontros (um deles na decisão por penaltis) e perderam apenas um.
    4. Em 57 partidas entre os dois conjuntos disputas este século, os bracarenses venceram apenas 17. Os leões triunfaram por 33 vezes, tendo-se registado ainda sete empates.
    5. Nos últimos dez confrontos, o Sporting venceu sete vezes o Braga, que triunfou apenas uma vez, há cinco partidas (fez ontem dois anos), por 1-2, em Alvalade.
    6. O Sporting tem mais do dobro dos golos do Braga nos confrontos entre ambos (368 contra 170).
    7. Encontram-se nesta meia-final as únicas equipas do campeonato que já ultrapassaram a marca dos 40 golos marcados – 42 para arsenalistas, 45 para leões.
    8. O Sporting vem de oito vitórias consecutivas para todas as competições, sendo que cinco delas foram por três ou mais golos (incluindo as últimas quatro). Na mesma amostra (oito jogos), o Braga soma três triunfos, um empate e quatro derrotas.
    9. Braga e Sporting são duas das três equipas da Primeira Liga (a par do Boavista) com maior percentagem de jogos em que ambas as equipas marcam e são duas das quatro equipas com maior percentagem de jogos com três ou mais golos (a par de GD Chaves e Estoril Praia).
    10. As equipas praticamente equiparam-se em expected goals – 1,67 para os bracarenses e 1,6 para os leões.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    João Moutinho
    Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

    João MoutinhoO jogo do Braga passa cada vez mais por Moutinho e, numa altura em que, apesar do triunfo em Famalicão, se percebe que esta não é a melhor forma dos arsenalistas e que é altura de reunir as tropas e encontrar forma de as tornar mais sólidas, a experiência do internacional português – até mais do que a qualidade – vão ser fundamentais.

    Jogadores do Sporting celebram golo de Gyokeres
    Fonte: Luís Batista Ferreira/Bola na Rede

    Gyokeres – Artur Jorge falou dele, o país futebolístico inteiro fala dele, nós voltamos a falar dele. E, enquanto for claramente o elemento mais valioso da equipa leonino, vai ser sempre ele a ser falado nas antevisões das partidas do Sporting. Os golos, as assistências, a potência física, a capacidade de segurar a bola, o posicionamento na área e as movimentações fora dela têm feito do sueco o MVP da temporada verde-e-branca e podem perfeitamente fazer de Gyokeres o MVP desta final-four.

    XI´s PROVÁVEIS

    Braga: Matheus; Víctor Gómez, José Fonte, Paulo Oliveira, Borja; Vítor Carvalho, João Moutinho, Ricardo Horta, Rodrigo Zalazar, Pizzi e Álvaro Djaló

    Treinador: Artur Jorge

    «O Gyökeres tem feito a diferença neste campeonato, desgasta muitas as defesas contrárias, não tenho problemas em analisá-lo de forma individual. Tem-se mostrado acima da média na nossa liga, mas o Sporting tem uma equipa que no seu todo é muito perigosa. Tempos de ser capazes de contrariar a capacidade coletiva do Sporting».

    Sporting: Israel; Esgaio, Eduardo Quaresma, Coates, Gonçalo Inácio, Nuno Santos; Hjulmand, Pedro Gonçalves, Edwards, Trincão, Gyokeres.

    Treinador: Rúben Amorim

    «Vamos enfrentar um adversário que pode mudar alguns jogadores, muitos deles internacionais. Têm um plantel muito bom e um dos melhores treinadores da história do clube pelos resultados que alcançou. Acima de tudo, vai ser um jogo difícil entre duas equipas que querem chegar à final para ganhar um título».

    PREVISÃO DE RESULTADO: Braga 1-3 Sporting

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Márcio Francisco Paiva
    Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
    O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.