
Primeira Liga, jornada 21, segunda-feira, 19:00, 20 de fevereiro de 2023
ANTEVISÃO: LEÕES QUEREM (E PRECISAM) DE VINGAR RESULTADO DA PRIMEIRA VOLTA
A sede de vitórias e bons resultados anda a atormentar os leões e parece, novamente, ter voltado aos lados de Alvalade. Estando, já, a oito pontos do terceiro lugar que, no mínimo dá acesso ao sonho de participar na Liga dos Campeões, e a 15 do primeiro posto; a temporada 2022/2023 está a sinalizar de que já deu tudo o que tinha para dar a favor do Sporting CP.
Esta jornada, a tarefa pode se complicar ainda mais. O adversário é o GD Chaves, que surpreendeu na primeira volta e impôs, na altura, a segunda derrota dos leões na temporada e a primeira em Alvalade.
A viagem até terras nortenhas assume-se como uma espécie de “tudo ou nada” para a equipa de Rúben Amorim, que é obrigada a vencer, ou pelo menos a não perder, para, no mínimo, manter o quarto lugar da tabela. A partida da 21.ª jornada arranca, esta segunda-feira, no Estádio Municipal Eng. Manuel Branco, às 19 horas
10 DADOS RÁPIDOS
- Sporting CP e GD Chaves separados na tabela classificativa por 12 pontos. Leões na quarta posição, flavienses em décimo lugar;
- O Sporting não vence há dois jogos seguidos;
- Dos 33 confrontos entre as equipas, leões venceram por 17 oportunidades contra cinco triunfos dos flavienses.
- Na primeira volta, o GD Chaves surpreendeu e venceu os leões em Alvalade por 0-2;
- Fora de portas, o Sporting tem o mesmo número de derrotas e vitórias na presente temporada (quatro);
- Pedro Gonçalves é o melhor marcador dos leões na liga, com dez golos e cinco assistências. Hector Marrero é o artilheiro do Chaves, com cinco golos;
- O Sporting venceu as duas últimas partidas disputadas no Estádio Municipal Eng. Manuel Branco.
- Sporting vem do empate frente ao Midtjylland na partida da Liga Europa (1-1);
- Chaves e Vizela anularam-se na última jornada do campeonato (0-0);
- Sporting marca, em média, dois golos por jogo. GD Chaves com estatística perto de um golo por jogo.
JOGADORES A TER EM CONTA

Steven Vitória – o internacional canadiano leva já cinco golos na presente época e, nos mais recentes resultados, salvou o Desportivo no jogo contra o aflito Marítimo. Apesar da sua posição no campo ser a parte mais defensiva, na competição tem apenas menos um golo que Hector Marrero, o avançado e artilheiro dos flavienses, o que mostra a sua dupla habilidade em desempenhar funções mais recuadas em simultâneo com tarefas mais ofensivas.

Nuno Santos – Tem dado bastante que falar nos últimos encontros dos leões. No jogo da Liga Europa, frente ao Midtjylland, Nuno foi um dos melhores em campo no fator de desequilíbrio. Lançado maior parte das vezes pelos passes cirúrgicos de Coates, o “salvador” da noite europeia; a sua progressão pelo campo colocava o ataque do Sporting cada vez mais perto da baliza adversária. O esforço e dedicação que tem mostrado a cada partida merece a atenção de qualquer oponente.
XI´s PROVÁVEIS
GD Chaves (4-3-3): Gonçalo P.; Habib S., Steven V., Carlos P. e Sandro C.; João M., J. Pedro e Ricardo G.; João T., Euller S. e Juninho.
Treinador: Vítor Campelos
«Sabemos que vamos defrontar um adversário com muita qualidade, mas também estamos muito confiantes com aquilo que podemos fazer».
Sporting CP (3-4-3): A. Adán;St. Juste, Coates e G. Inácio; N. Santos, H. Morita, M. Ugarte e H. Bellérin; Pedro G., Chermiti e M. Edwards;
Treinador: Rúben Amorim
«É um estádio complicado, temos a pressão de ganhar. Eles treinaram bem. Estamos preparados. Conhecemos bem a equipa do Chaves».