Taça da Liga, 3.ª jornada: sábado, 18h. 23 de dezembro de 2023
A ANTEVISÃO: LEÕES PROCURAM CARIMBAR PASSAPORTE EM COMPETIÇÃO QUE TEM DADO MOTIVOS PARA SORRIR
A euforia do Clássico já é coisa do passado e o Sporting está agora com a concentração total numa prova de cariz mais secundário, mas que tem sorrido aos verdes e brancos nos últimos anos. Isto porque, em seis anos, o Clube de Alvalade apurou-se sempre para as meias-finais da competição onde se apurou cinco vezes para a final, ganhando-a por quatro ocasiões. Rúben Amorim já deixou que esta é uma temporada de ‘tudo ou nada’, o que faz com que todas os troféus onde o Sporting esteja incluído o mote é o mesmo: conquista.
Já o Tondela, que milita atualmente na segunda divisão, procura fazer história, e tal como já disse Costinha, médio dos beirões, dar uma prenda de Natal antecipada aos locais do modesto local em Viseu. Duas realidades atualmente distintas, com o Sporting a partir como favorito, mas a lei máxima leva-nos sempre a confiar no ’11 contra 11 e a bola é redonda’
10 DADOS RÁPIDOS
- Tondela e Sporting já se defrontaram por 14 vezes com nove triunfos para os leões e dois para os beirões. O número de empates fixa-se nos três.
- As duas formações nunca se encontraram para a Taça da Liga
- O Sporting venceu nas últimas cinco deslocações a Tondela
- O Tondela encontra-se no oitavo lugar da Segunda Liga de Futebol
- Já o Sporting é atualmente líder isolado da Liga Portuguesa
- O último encontro entre as duas formações foi na época 2021/22 com os leões a vencerem por 3-1
- Sporting está em busca da sua sétima presença consecutiva na final-four
- O Tondela nunca se apurou para as meias-finais da competição
- Pablo Sarabia foi o último jogador a marcar ao Tondela ao serviço do Sporting
- O árbitro da partida é David Silva
JOGADORES A TER EM CONTA
Roberto – O camisola 17 tem vivido tempos de pé quente ao serviço do Tondela. Com 35 anos, o avançado mostra que ainda pode dar cartas e quem sabe causar problemas à defesa verde e branca. Em 18 jogos ao serviço dos auriverdes, Roberto contabiliza 11 golos e duas assistências, um registo interessante.
Viktor Gyokeres – Como não dizer o suspeito do costume? Com uma final-four em jogo, Rúben Amorim deverá apresentar uma equipa com algumas peças fundamentais e o sueco deverá constar na frente de ataque do Sporting. O ponta-de-lança soma o impressionante registo de 17 golos em 20 jogos.
XI´s PROVÁVEIS
CD Tondela: Ricardo Silva, Bebeto, Abdoulaye Ba, Ricardo Alves, Lucas Barros, Cícero Alves, Hélder Tavares, Yaya Sithole, Rui Gomes, Roberto e Luan Farias.
Treinador: Tozé Marreco
«Claramente que nos espera um jogo extremamente difícil. Mais do que tudo, é essencial deixar uma boa imagem daquilo que somos, isso é o mais importante».
Sporting CP: Franco Israel, Diomande, Inácio, Quaresma, Geny Catamo, Morita, Hjulmand, Matheus Reis, Marcus Edwards, Viktor Gyokeres e Pedro Gonçalves
Treinador: Rúben Amorim
«Eu valorizo todos os troféus, o ano passado não ganhámos nenhum. Esta é uma oportunidade e nós valorizamos muito, como equipa técnica temos um grande carinho porque foi o primeiro que ganhámos».
PREVISÃO DE RESULTADO: CD Tondela 0-2 Sporting CP