Depois de uns rojões à minhota, um chocolate suíço para sobremesa | Young Boys x Sporting

    Liga Europa, play-off 1.ª mão: quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024, 17h45.

    A ANTEVISÃO: SPORTING SEGUE IMPARÁVEL EM PORTUGAL E QUER FAZER O MESMO NA EUROPA

    A Suíça tem a fama de ter as marcas de relógios mais conceituadas do mundo, mas também os melhores chocolates, que adoçam a boca dos mais gulosos. E será um bom e delicioso chocolate suíço, aquele que o leão vai querer devorar, depois de ter jantado (e bem) no domingo rojões à minhota. Ainda na ressaca da goleada por 5-0 frente ao Braga, para o campeonato, o Sporting enfrenta hoje, no primeiro jogo do play-off da Liga Europa, o Young Boys, equipa que vem da Liga dos Campeões e que tem uma palavra a dizer nesta eliminatória, ou não fosse o primeiro classificado do campeonato suíço. Este vai ser um encontro histórico, pois será a primeira vez que se vão defrontar.

    E são quatro, as ausências que o Sporting vai ter para este duelo europeu. St. Juste, Sebastían Coates, Ousmane Diomande e Paulinho não viajaram para Berna, nada que faça preocupar muito Rúben Amorim, já que a sua equipa respira confiança, e mesmo quando não pôde contar com jogadores que estiveram ao serviço das suas selecções, a turma verde e branca não se ressentiu dessas ausências. Em relação a Coates, o técnico português prefere não arriscar a utilização do central uruguaio, já que pode ter problemas com o relvado sintético. Ainda assim, desvalorizou essa questão do tipo de campo em que se vai jogar esta partida, e não quer usar isso como desculpa caso obtenha um resultado negativo. A estratégia para hoje pode passar por fazer pressão alta, com o objetivo de aproveitar os erros que o adversário possa vir a ter na construção de jogo desde a sua defesa. Um dos pontos fortes da equipa leonina é mesmo o ataque, setor que tem provocado o terror nas defesas contrárias, com Gyokeres a ser a principal ameaça.

    O treinador do Young Boys, Raphael Wicky, reconhece que o Sporting é uma grande equipa, mas não vira a cara à luta e conta com o seu conjunto na máxima força para tentar um bom resultado, capaz de discutir a eliminatória. O técnico de 46 anos não tem um esquema tático que seja utilizado com regularidade, mas nas últimas partidas tem optado mais pelo 4-3-3. O Young Boys vai querer ter bola, e vai tentar, diante do seus adeptos, mostrar quem manda no Stade de Suisse. O emblema helvético tem unidades que podem desequilibrar e só uma equipa concentrada e coesa pode ferir o leão.

    Apesar do Young Boys jogar em casa e ser líder do seu campeonato, o favoritismo pende mais para o lado do Sporting, não só pelo seu historial europeu, mas também porque é, nesta altura, uma equipa bastante consolidada e com um ataque arrasador. Não se espera que nenhum dos dois conjuntos fique já hoje com a eliminatória resolvida, mas se os leões estiverem de pontaria afinada como têm estado, o encontro da próxima semana em Alvalade poderá ser um autêntico passeio até aos oitavos-de-final da prova, a não ser que o Young Boys ofereça ao Sporting um chocolate envenenado.

    O árbitro da partida será o francês Benoit Bastien.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. Young Boys e Sporting vão-se defrontar pela primeira vez na história.

    2. Os leões já disputaram 17 jogos em solo suíço, com um saldo de 10 vitórias, três empates e quatro derrotas.

    3. A formação helvética nunca conseguiu vencer uma equipa portuguesa. Disputou quatro partidas e perdeu outras tantas.

    4. A última vez que o Sporting defrontou uma equipa suiça foi em 2012, tendo sido derrotada por 0-3 em casa do Basileia, em jogo da Liga Europa.

    5. O Young Boys tem o melhor ataque do campeonato suíço, com 50 golos marcados em 23 jogos.

    6. A formação orientadapor Rúben Amorim já marcou 92 golos até ao momento em todas as competições, o que dá uma média de 2,79 tentos por jogo.

    7. A média de peso do plantel suíço é de 78 kg.

    8. A média de altura do plantel leonino é de 1,83 metros.

    9. O Young Boys conquistou por cinco vezes a extinta Taça Intertoto.

    10. O Sporting perdeu uma final da Liga Europa, ainda com a designação de Taça UEFA, no seu estádio, em 2005, frente ao CSKA Moscovo por 3-1.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Joel Monteiro (Young Boys) – O jogador português de 24 anos é uma das referências do ataque do Young Boys e pode ser uma ameaça à baliza de Antonio Adán. Estamos a falar de um extremo rápido com bons pormenores técnicos, e que também pode atuar como segundo avançado. Joel Monteiro confessou numa entrevista que sonha participar num Campeonato do Mundo pela seleção portuguesa, mas que se sente um pouco esquecido por estar a jogar na Suiça. Esta época já leva seis golos marcados e uma assistência.

    Viktor Gyokeres Sporting
    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    Viktor Gyokeres (Sporting) – Esta pérola que veio do frio escandinavo e que o Sporting foi buscar à segunda divisão inglesa, está a mostrar porque é, atualmente, um dos avançados mais temíveis do futebol europeu. Força, velocidade e espontaneidade são as suas principais armas. Gyokeres é aquele tipo de jogador que não gosta de estar preso dentro da área, o que o leva a procurar a bola mais atrás, e depois fazer arrancadas para as redes contrárias. Está a realizar uma temporada de sonho em Alvalade e até ao momento já marcou 27 golos em 29 jogos.

    XI´s PROVÁVEIS

    Young Boys: Ballmoos; Janko, Ali Camara, Loris Benito e Hadjam; Lakomy, Lauper e Ugrinic; Joel Monteiro, Itten e Elia

    Treinador: Raphael Wicky

    «Obviamente analisamos bastante o adversário, sabemos que eles são uma grande equipa. Respeitamos muito o Sporting como respeito qualquer adversário. E claro que conheço o avançado (Gyokeres) que faz muitos golos, mas para ser honesto, na preparação do jogo, quando estou a falar com a equipa, não falo sobre individualidades. Há sempre mais do que um jogador de qualidade, mas não mudamos a forma de trabalhar».

    Sporting: Adán; Eduardo Quaresma, Matheus Reis e Gonçalo Inácio; Geny Catamo, Morita, Hjulmand e Nuno Santos; Trincão, Pedro Gonçalves e Gyokeres

    Treinador: Rúben Amorim

    «É nossa obrigação ganhar às melhores equipas. As pessoas não conhecem bem o Young Boys. Somos sempre favoritos, ainda mais sendo uma equipa que não está no top-5 nas ligas europeias, mas será um jogo disputado. Temos de entrar no máximo. Para os sportinguistas somos favoritos. Eles ganham os jogos quase todos em casa, foi difícil para o Leipzig e Manchester City vencer o Young Boys aqui».

    PREVISÃO DE RESULTADO: Young Boys 0-2 Sporting

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Sporting eliminado da Liga Europeia

    O Sporting foi eliminado esta terça-feira da Liga Europeia...

    Mário Branco reuniu-se com emblema italiano

    Mário Branco é o atual diretor desportivo do Fenerbahçe,...

    Barcelona a um passo de renovar contrato com jogador até 2025

    O Barcelona está muito perto de renovar o contrato...

    Ipswich Town está a um ponto de regressar à Premier League

    O Ipswich Town está muito perto de regressar à...

    Sporting renova com jovem promessa de 18 anos

    O Sporting renovou contrato com Alexandre Brito. O médio...
    Rui Alves Maria
    Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
    O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.