As 3 lições táticas que se retiram do passado Clássico

2.

Fonte: Diogo Cardoso/ Bola na Rede

João Mário, o oásis no deserto – Se falei anteriormente das dificuldades na primeira fase de construção leonina e especificamente de Feddal, a verdade é que não foi o único a estar mal.  Essa imagem e esse nervosismo acabou por se alastrar por toda a equipa. No final da primeira parte a equipa leonina tinha apenas 65% de eficácia de passe, muito longe dos valores habituais. Mas mesmo nos contextos mais difíceis a equipa leonina tem sido acautelada pela tão dita “estrelinha”. Essa “estrelinha” dá pelo nome de João Mário, que por vezes é criticado e que passa despercebida a extrema importância que tem no miolo leonino.

Em 52 passes conseguiu acertar 46 – 88% de passe certo(!) – uma diferença gritante para o resto da equipa. Teve ainda sucesso em três tentativas de drible e somou ainda importantes onze (!) recuperações de posse de bola. No Clássico, foi fundamental para o Sporting CP conseguir a curtos espaços agarrar o jogo, oferecer maior critério com bola, gerindo os ritmos de jogo e dando sobretudo serenidade à equipa.

Tiago Silva
Tiago Silvahttp://www.bolanarede.pt
Estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Apaixonado pelo desporto, mas em especial pelo futebol e pelo Sporting Clube de Portugal. Tem um gosto especial por analisar e entender, os vários aspetos tácticos presentes num jogo de futebol. Tem ainda a ambição de se formar em Jornalismo Desportivo e de ser Treinador de Futebol. Por enquanto, mete sobretudo os seus conhecimentos em prática na escrita e no Football Manager.                                                                                                                                                 O Tiago escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tondela vai receber 2 milhões de euros com transferência de jogador para a Rússia

Miro está a caminho do Dínamo Makhachkala. Avançado angolano vai deixar o Tondela e rumar à Liga Russa, encontrando-se já a caminho do país.

Eis todos os detalhes e valores da transferência de Luís Maximiano para a Arábia Saudita

Luís Maximiano está a caminho da Arábia Saudita. Guarda-redes português vai trocar o Almería pelo Neom, conjunto recém-promovido.

Era rival de Abel Ferreira e é admirador: «Devia ser uma espécie de Deus no Palmeiras»

Luis Zubeldía, antigo treinador do São Paulo, deixou muitos elogios a Abel Ferreira. Dois treinadores defrontaram-se várias vezes no Brasil no dérbi paulista.

5 regressos e 1 estreia às ordens de Rui Borges no treino do Sporting na preparação para a visita a Famalicão

Rui Borges já começou a receber os internacionais para o treino do Sporting. Esta quinta-feira, juntaram-se cinco novidades após compromissos da seleção.

PUB

Mais Artigos Populares

Raphinha confronta Carlo Ancelotti por ser utilizado no Bolívia x Brasil e critica arbitragem: «Inventou um penálti»

Raphinha deixou críticas ao encontro entre a Bolívia e o Brasil. Extremo não gostou de ser utilizado e falou com Carlo Ancelotti, selecionador do Brasil.

Presidente da CBF após derrota do Brasil contra a Bolívia: «Jogámos contra a arbitragem, contra a polícia e contra os apanha-bolas»

Samir Xaud, presidente da CBF, deixou críticas ao encontro entre a Bolívia e o Brasil. O dirigente atacou a arbitragem e polícia,bem como os apanha-bolas.

Já é conhecido o estádio onde se realizará o Portugal x Arménia em novembro

O Portugal x Arménia de novembro será disputado no Estádio do Dragão. Jogo realizado na última paragem de seleções do ano.