📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

As novas dinâmicas de Rúben Amorim | Sporting CP

- Advertisement -

Foi um mau fim de semana para quem ainda acha que Ruben Amorim é inflexível e preso sempre às mesmas dinâmicas. A sua preferência pelo 3-4-3 é óbvia, mas a realidade é que, no jogo frente ao Vitória SC, a equipa leonina apresentou-se diferente, e na minha opinião, foi a melhor exibição dos últimos jogos.

Um dos problemas que se verificou frente ao CD Tondela foi a falta de ligação do meio campo com o ataque do Sporting CP. Isto é, muitas vezes Gonçalo Inácio era obrigado a lançar longo para os alas ou extremos interiores, devido à falta de presença no corredor central. Com a entrada de Daniel Bragança no decorrer do jogo, e passando a jogar com um trio no meio-campo, a formação verde e branca impôs-se, teve mais bola e conseguiu vencer mais uma jornada da Liga.

Talvez a ausência de Nuno Santos tenha incentivado ainda mais à utilização do 3-5-2. Ruben Amorim arriscou e deu uma autêntica lição de futebol frente a um Vitória SC incapaz de contrariar a equipa leonina. O Sporting CP apresentou-se com um triângulo no meio-campo, algo que facilitou o recurso ao passe curto e a um maior controlo do jogo; João Palhinha foi importantíssimo ao evitar contra-ataques dos visitantes, enquanto que João Mário e Bragança desempenharam um papel criativo e mais ofensivo. Através desta dinâmica, os leões de Alvalade deram preferência à construção pelo corredor central, ao invés da primazia que regularmente dão às extremidades do campo.

Já em relação aos dois avançados, Pedro Gonçalves e Tiago Tomás, contribuíram com as suas melhores qualidades para o jogo do Sporting CP. Enquanto que o primeiro realizava apoios frontais, TT aproveitava o espaço nas costas da defesa para desempenhar movimentos de rotura. De destacar o facto de esta tática ser bastante atrativa para jogar com Paulinho e Tiago Tomás em simultâneo, pois o internacional A é muito bom a segurar a bola de costas para a baliza. Havendo a possibilidade de puxar Pote para o trio meio campista, jogar com dois avançados de origem é algo a considerar.

Sporting CP apresentou-se com três médios e dois avançados
Fonte: Transmissão televisiva

Vi muita gente indignada com a jornalista do Canal 11 Sofia Oliveira por ter dito que o Sporting CP, em certos momentos do jogo, se apresentou num 3-4-3 diferente do habitual. Concordo em absoluto. Pedro Gonçalves é um médio disfarçado de avançado, e isso é visível pelos movimentos que apresenta ao longo da partida. Pote tem indicações para baixar no terreno para ir buscar jogo e, na partida do último sábado, não se fez exceção.

A dinâmica cruyffista que os comandados de Rúben Amorim apresentaram, à semelhança daquele que descrevi anteriormente, privilegia a posse de bola no meio-campo. Pote desempenha o papel de número dez da equipa, algo que obriga os alas a passarem da linha média do campo para a linha atacante, em apoio ao solitário avançado, neste caso Tiago Tomás. Claramente que o jovem treinador português inspirou o seu plano de jogo na filosofia de Johan Cruyff, que foi o fundador deste 3-4-3, que é bem diferente do habitual do Sporting CP.

Ao longo da partida, a dinâmica inspirada em Cruyff foi alvo de uso
Fonte: transmissão televisiva

Um dos jogadores que mais me está a surpreender é, sem dúvida, Gonçalo Inácio. O jovem de 19 anos tem sido um elemento de destaque no trio defensivo do Sporting CP, destacando-se pela boa relação com bola, facilidade no passe e bom posicionamento defensivo.

Normalmente, nos mecanismos que Rúben Amorim implementa na sua equipa, o central do meio serve para controlar o equilíbrio defensivo, contando com um papel menos preponderante com bola. O capitão de equipa, Sebastián Coates, costuma ser o jogador encarregue destas funções. Ora, com Inácio, o caso foi o contrário. O atleta, que até tem atuado do lado direito, foi uma espécie de líbero, avançando muitas vezes até à zona do meio-campo, com critério e qualidade, deixando Luís Neto e Feddal como os centrais mais posicionais.

Gonçalo Inácio tem um papel preponderante
Fonte: Transmissão televisiva

Jogar com mais elementos no meio-campo beneficia o jogo dos leões, pois permite um maior controlo da bola e menor utilização dos passes em rotura, que muitas vezes fazem os comandados de Rúben Amorim perderem a bola facilmente.

É muito importante ter várias dinâmicas para os variados momentos que o jogo exige. É bom ver que Rúben Amorim prepara o plantel do Sporting CP para, dentro do modelo de jogo dos três centrais, executar diferentes filosofias. É um treinador com o qual me identifico muito, seja a nível tático ou comunicacional.

Miguel Gato
Miguel Gatohttp://www.bolanarede.pt
Há muitos anos que o Miguel tem contacto com o futebol. Desde tenra idade habituado ao nervoso miudinho causado pelo desporto rei, Alvalade acabou por se tornar o palco principal do teatro dos seus sonhos. Jovem aspirante a jornalista e apaixonado pela área da comunicação, escolheu a ESCS para tirar a sua licenciatura. Agora, pretende ganhar asas e rumar até novos palcos.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Freire e o empate de Portugal Sub-21: «Faltou uma pontinha de eficácia»

Portugal empatou 0-0 com a Chéquia na fase de qualificação para o Euro Sub-21. Selecionador Luís Freire já reagiu.

Cristiano Ronaldo a sós com Donald Trump: Há mais detalhes sobre o encontro

Cristiano Ronaldo faz parte da comitiva da Arábia Saudita na Casa Branca. Vê mais detalhes sobre o encontro com Donald Trump.

Treinador do Atlético CP já comenta duelo com o Benfica de José Mourinho

Pedro Basto d’Oliveira antevê duelo entre o Atlético CP e o Benfica para a Taça de Portugal. Eis o que disse o técnico dos alcantarenses.

Mundial 2026: Iraque completa reviravolta no 17.º minuto de compensação e garante lugar no playoff

Esta terça-feira, o Iraque venceu os Emirados Árabes Unidos por 2-1 e conquistou um lugar no playoff de acesso ao Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Sub-21: Portugal empata na Chéquia e perde pontos pela primeira vez nesta fase

Portugal Sub-21 empatou 0-0 com a Chéquia na fase de qualificação para o Euro 2027. Seleção Nacional continua na liderança isolada.

Exclusivo: Gil Vicente e Vitória SC de olho na contratação de Weverson

O Gil Vicente e o Vitória SC estão de olho na contratação de Weverson. O lateral-esquerdo brasileiro está ao serviço do Fortaleza.

Alvo de vários clubes na Premier League fica com cláusula de 73 milhões de euros para janeiro

Antoine Semenyo, avançado do Bournemouth, pode ser solução imediata para vários gigantes ingleses, já que não vai jogar a CAN.