As novas dinâmicas de Rúben Amorim | Sporting CP

- Advertisement -

Foi um mau fim de semana para quem ainda acha que Ruben Amorim é inflexível e preso sempre às mesmas dinâmicas. A sua preferência pelo 3-4-3 é óbvia, mas a realidade é que, no jogo frente ao Vitória SC, a equipa leonina apresentou-se diferente, e na minha opinião, foi a melhor exibição dos últimos jogos.

Um dos problemas que se verificou frente ao CD Tondela foi a falta de ligação do meio campo com o ataque do Sporting CP. Isto é, muitas vezes Gonçalo Inácio era obrigado a lançar longo para os alas ou extremos interiores, devido à falta de presença no corredor central. Com a entrada de Daniel Bragança no decorrer do jogo, e passando a jogar com um trio no meio-campo, a formação verde e branca impôs-se, teve mais bola e conseguiu vencer mais uma jornada da Liga.

Talvez a ausência de Nuno Santos tenha incentivado ainda mais à utilização do 3-5-2. Ruben Amorim arriscou e deu uma autêntica lição de futebol frente a um Vitória SC incapaz de contrariar a equipa leonina. O Sporting CP apresentou-se com um triângulo no meio-campo, algo que facilitou o recurso ao passe curto e a um maior controlo do jogo; João Palhinha foi importantíssimo ao evitar contra-ataques dos visitantes, enquanto que João Mário e Bragança desempenharam um papel criativo e mais ofensivo. Através desta dinâmica, os leões de Alvalade deram preferência à construção pelo corredor central, ao invés da primazia que regularmente dão às extremidades do campo.

Já em relação aos dois avançados, Pedro Gonçalves e Tiago Tomás, contribuíram com as suas melhores qualidades para o jogo do Sporting CP. Enquanto que o primeiro realizava apoios frontais, TT aproveitava o espaço nas costas da defesa para desempenhar movimentos de rotura. De destacar o facto de esta tática ser bastante atrativa para jogar com Paulinho e Tiago Tomás em simultâneo, pois o internacional A é muito bom a segurar a bola de costas para a baliza. Havendo a possibilidade de puxar Pote para o trio meio campista, jogar com dois avançados de origem é algo a considerar.

Sporting CP apresentou-se com três médios e dois avançados
Fonte: Transmissão televisiva

Vi muita gente indignada com a jornalista do Canal 11 Sofia Oliveira por ter dito que o Sporting CP, em certos momentos do jogo, se apresentou num 3-4-3 diferente do habitual. Concordo em absoluto. Pedro Gonçalves é um médio disfarçado de avançado, e isso é visível pelos movimentos que apresenta ao longo da partida. Pote tem indicações para baixar no terreno para ir buscar jogo e, na partida do último sábado, não se fez exceção.

A dinâmica cruyffista que os comandados de Rúben Amorim apresentaram, à semelhança daquele que descrevi anteriormente, privilegia a posse de bola no meio-campo. Pote desempenha o papel de número dez da equipa, algo que obriga os alas a passarem da linha média do campo para a linha atacante, em apoio ao solitário avançado, neste caso Tiago Tomás. Claramente que o jovem treinador português inspirou o seu plano de jogo na filosofia de Johan Cruyff, que foi o fundador deste 3-4-3, que é bem diferente do habitual do Sporting CP.

Ao longo da partida, a dinâmica inspirada em Cruyff foi alvo de uso
Fonte: transmissão televisiva

Um dos jogadores que mais me está a surpreender é, sem dúvida, Gonçalo Inácio. O jovem de 19 anos tem sido um elemento de destaque no trio defensivo do Sporting CP, destacando-se pela boa relação com bola, facilidade no passe e bom posicionamento defensivo.

Normalmente, nos mecanismos que Rúben Amorim implementa na sua equipa, o central do meio serve para controlar o equilíbrio defensivo, contando com um papel menos preponderante com bola. O capitão de equipa, Sebastián Coates, costuma ser o jogador encarregue destas funções. Ora, com Inácio, o caso foi o contrário. O atleta, que até tem atuado do lado direito, foi uma espécie de líbero, avançando muitas vezes até à zona do meio-campo, com critério e qualidade, deixando Luís Neto e Feddal como os centrais mais posicionais.

Gonçalo Inácio tem um papel preponderante
Fonte: Transmissão televisiva

Jogar com mais elementos no meio-campo beneficia o jogo dos leões, pois permite um maior controlo da bola e menor utilização dos passes em rotura, que muitas vezes fazem os comandados de Rúben Amorim perderem a bola facilmente.

É muito importante ter várias dinâmicas para os variados momentos que o jogo exige. É bom ver que Rúben Amorim prepara o plantel do Sporting CP para, dentro do modelo de jogo dos três centrais, executar diferentes filosofias. É um treinador com o qual me identifico muito, seja a nível tático ou comunicacional.

Miguel Gato
Miguel Gatohttp://www.bolanarede.pt
Há muitos anos que o Miguel tem contacto com o futebol. Desde tenra idade habituado ao nervoso miudinho causado pelo desporto rei, Alvalade acabou por se tornar o palco principal do teatro dos seus sonhos. Jovem aspirante a jornalista e apaixonado pela área da comunicação, escolheu a ESCS para tirar a sua licenciatura. Agora, pretende ganhar asas e rumar até novos palcos.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges e as palavras de José Mourinho: «Milagres? Deve ser tão devoto como eu por Nossa Senhora de Fátima»

Rui Borges realizou a antevisão do Sporting x Gil Vicente. Treinador dos leões foi questionado por palavras de José Mourinho em conferência de imprensa.

Francesco Farioli faz a antevisão do FC Porto x Santa: «O mais importante é vencer»

Francesco Farioli realizou a antevisão do FC Porto x Santa Clara. Dragões já consagrados entram em campo para o último jogo da época.

Rui Borges faz a antevisão do Sporting x Gil Vicente: «O Gil Vicente é uma boa equipa»

Rui Borges realizou a antevisão do Sporting x Gil Vicente. Encontro da 34.ª jornada é o último jogo dos leões na Primeira Liga.

Rodrigo Zalazar já assinou contrato com o Sporting e oficialização está iminente

Rodrigo Zalazar vai ser reforço do Sporting. O médio uruguaio já assinou contrato e a oficialização está para breve.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica B prepara mini revolução e há 6 jogadores de saída neste verão

O Benfica B prepara mudanças de fundo neste mercado. Há vários jogadores com saída projetada no conjunto encarnado.

Francisco Trincão tem mais um interessado e Sporting define valor mínimo para vender o português

Francisco Trincão também está na lista do Borussia Dortmund. Sporting está atento à cobiça e não aceitará menos de 50 milhões de euros.

Marco Silva já rejeitou clube da Premier League e Benfica tem contactos positivos com o treinador do Fulham

Marco Silva é o favorito a suceder a José Mourinho no Benfica. Águias já encetaram os contactos iniciais com o treinador do Fulham.