Assimilando conceitos – as dinâmicas ofensivas do leão!

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Uma das grandes diferenças que se denotam entre o futebol apresentado pelo Sporting CP neste e no ano passado é, sem dúvida, a capacidade (ou falta dela) de finalizar. Eventualmente isto poderá ser explicado de várias formas. A razão que mais salta à vista, será porventura a falta de Slimani. Mas isso não explica obviamente tudo. Bas Dost não é o argelino, mas no que diz respeito a “meter a bola lá dentro”, o holandês não tem comprometido e já leva sete golos em onze partidas. Sendo que na última temporada em trinta encontros, marcou apenas dez golos.

A falta de golos dos leões, deve-se a meu ver, à dinâmica ofensiva da equipa, à falta de rotinas que, neste momento, os jogadores que ocupam o último terço do terreno vão apresentando. Podem obviamente dizer que este argumento apresentado não passa de um “cliché”, mas perder um jogador como João Mário tem, sem dúvida alguma, um enorme impacto na manobra ofensiva da equipa. João, era a meu ver, a “pedra de toque” que permitia ao Sporting criar constantemente situações de desequilíbrio nas defesas adversárias. Era o jogador que melhor sabia ler o jogo, e que tinha uma capacidade incrível de definir momentos de jogo, sabia sempre quando era altura de levar o jogo para as alas, ou de o trazer para o interior do terreno, causando perigo de qualquer uma das formas. Gosto de lhe chamar híbrido pois, sendo originalmente um jogador de pisar terrenos anteriores, quando Jorge Jesus o decidiu encostar no flanco, correspondeu de forma fenomenal. Transformou-se num jogador ainda mais completo, emprestando desta forma uma qualidade incrível à equipa.

A falta de João Mário ainda é sentida em Alvalade. Fonte: Sporting CP
A falta de João Mário ainda é sentida em Alvalade
Fonte: Sporting CP

Claro que podem afirmar que Gelson é também um jogador com muita qualidade, mas são dois jogadores completamente diferentes. O novo menino bonito de Alvalade é um jogador completamente vocacionado para jogar numa ala, encostado à linha, e devido à sua juventude não tem, a meu ver, ainda a capacidade de controlar os tempos e os ritmos de jogo, jogando maioritariamente através da “explosão” e do repentismo. Gelson tem um potencial imenso, mas ainda não oferece à equipa tanta qualidade como a que João Mário ofereceu. Tenho confiança que, com o tempo e com os ensinamentos de JJ, Gelson saberá também pisar terrenos mais interiores, tornando-se num jogador mais multifacetado e completo.

Outro dos factores para a fraca dinâmica ofensiva da equipa é obviamente a quebra de forma física do costa riquenho, Bryan Ruiz, este que tal como João Mário poderá ser considerado um génio táctico. Alguém que alia a sua brutal técnica às suas cultura e inteligência táctica como ninguém. Um jogador que entende de forma exímia o jogo, bem como os seus ritmos e tempos. Mas Ruiz é lento, técnica e atleticamente, e tem trinta e um anos de idade. Sem estar no topo da sua forma física, Bryan perde muita capacidade de entregar à equipa aquilo que pode e sabe. E o facto de há dois ou três anos estar a competir constantemente também durante o Verão, sendo o capitão da Costa Rica, não tem trazido benefícios à sua forma física.

Vasco Mata
Vasco Matahttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado incondicional pelo Sporting Clube de Portugal, quem lhe tira o futebol, tira-lhe a alegria de viver. Não se deixa cegar pelo clubismo, mas não deixa que ninguém espezinhe “o leão de Alvalade”. Embora esteja a 2000 km, não perde pitada do futebol português!                                                                                                                                                 O Vasco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luciano Spalletti reage à derrota da Juventus antes de enfrentar o Benfica: «Vamos pensar no próximo jogo»

Luciano Spalletti reagiu à derrota da Juventus. Bianconeri perdeu com o Cagliari por 1-0 antes de enfrentarem o Benfica na Champions League.

Sotiris Sylaidopoulos e o jogo apagado de André Luiz «Foi consequência da exibição da equipa. Ele trabalhou bem ao longo da semana e estava...

Sotiris Sylaidopoulos analisou a derrota do Rio Ave contra o Benfica em conferência de imprensa. Treinador comentou exibição de André Luiz.

Vasco Botelho da Costa responde ao Bola na Rede: «Parabéns ao FC Alverca, que acabou por merecer a vitória»

O Moreirense perdeu fora com o Alverca por 2-1 na jornada 18 da Primeira Liga. Vasco Botelho da Costa respondeu ao Bola na Rede.

Custódio Castro responde ao Bola na Rede: «O Figueiredo está a atravessar, agora sim, um bom momento»

O Alverca venceu em casa o Moreirense por 2-1 na jornada 18 da Primeira Liga. Custódio Castro respondeu ao Bola na Rede.

PUB

Mais Artigos Populares

Final da CAN 2025 é já este domingo: eis os onzes prováveis do Senegal x Marrocos

Senegal e Marrocos jogam entre si este domingo com o objetivo de conquistar a CAN 2025. Fica com os onzes prováveis.

José Mourinho e a exibição de André Luiz: «Não vou comentar jogadores do Rio Ave individualmente»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Rio Ave em conferência de imprensa. Treinador das águias fez o rescaldo do jogo.

José Mourinho elogia os jogadores do Benfica: «Às vezes também merecem palavras positivas»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Rio Ave em conferência de imprensa. Treinador das águias fez o rescaldo do jogo.