Assimilando conceitos – as dinâmicas ofensivas do leão!

    Outra questão é também a posição de segundo avançado. Não foi até este momento encontrado o complemento adequado para Bas Dost. Já foram testados nesta posição cerca de cinco jogadores: Markovic, André, Castaignos, Alan Ruiz e Bryan Ruiz. Nenhum destes jogadores trouxe aquilo que se esperava. Nenhum deles conseguiu oferecer à dinâmica colectiva ofensiva da equipa, o que jogadores como Teo Gutiérrez ou próprio Montero ofereciam.

    E penso que nesta posição deveria claramente ser testado Joel Campbell. Parece-me ter as condições necessárias para ser um complemento de qualidade para Bas Dost. Joel é rápido, tem uma capacidade técnica bastante interessante, alguma capacidade no jogo aéreo e, muito importante, sempre que joga com a camisola do Sporting, demonstra uma garra imensa, algo que falta à linha mais avançada da equipa desde a saída de Islam Slimani.

    Mas não só de avançados e médios ofensivos se fazem as dinâmicas atacantes de uma equipa. Muito importante são também os laterais. E é na esquerda que eventualmente se pode encontrar a maior lacuna do actual plantel da equipa leonina. Nas equipas de Jorge Jesus e em qualquer uma que assente o seu estilo de jogo em ataque continuado, os laterais são sempre os homens que aparecem em zonas mais avançadas do terreno, quando todos os caminhos estão fechados, causando então as derradeiras roturas nas estruturas adversárias e, neste momento, de todos os laterais do plantel dos verde e brancos, a meu ver, apenas João Pereira se encontra em boa forma e, por incrível que pareça, este mesmo esteve fora da equipa durante praticamente dois meses. E ainda mais incrível é o facto de o Sporting ter ganho sete dos oito jogos em que João Pereira participou, tendo apenas feito parte da equipa na derrota alcançada nos últimos minutos contra o todo poderoso Real Madrid, no Santiago Bernabéu.

    João Pereira tem sido o lateral mais consistente do Sporting CP nesta época Fonte: Sporting CP
    João Pereira tem sido o lateral mais consistente do Sporting CP nesta época
    Fonte: Sporting CP

    Ou seja, João Pereira virá porventura dar legitimidade à minha teoria, de que um lateral tem de facto um papel fundamental na manobra ofensiva da equipa, seja ao limitar o extremo adversário ou a abrir brechas nas estruturas defensivas adversárias. A questão da actual baixa produtividade da equipa do Sporting prende-se por muito mais do que a ausência deste ou daquele jogador. Deve-se, a meu ver, a um conjunto de situações e acontecimentos muito mais profundos e complexos do que aqueles que se querem vender nos meios de comunicação social nacionais.

    Mais uma vez sinto-me na obrigação de reiterar a imensa confiança na equipa técnica e direcção actuais do Sporting Clube de Portugal. Tenho a profunda convicção de que todos desejam tanto como nós ver um Sporting convicto e vencedor. Um campeão crónico e não espontâneo.

    Devemos-nos unir até à última gota de suor! Esforço, dedicação e devoção são o lema do leão!

    Foto de capa: Sporting Clube de Portugal

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Vasco Mata
    Vasco Matahttp://www.bolanarede.pt
    Apaixonado incondicional pelo Sporting Clube de Portugal, quem lhe tira o futebol, tira-lhe a alegria de viver. Não se deixa cegar pelo clubismo, mas não deixa que ninguém espezinhe “o leão de Alvalade”. Embora esteja a 2000 km, não perde pitada do futebol português!                                                                                                                                                 O Vasco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.