📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Bas Dost: A Salvação Leonina?

- Advertisement -

Slimani era o primeiro a exercer uma pressão ofensiva e Dost não é um jogador com esse tipo de características. E Jorge Jesus teve de adaptar o estilo de jogo – cada vez mais – ao plantel e jogadores que tinha. Nestes últimos dois anos, o clube nunca preparou bem o mercado e se inicialmente o onze titular, ou seja, a espinha dorsal do plantel parecia garantir soluções, já no banco não se podia dizer o mesmo, fazendo com que a qualidade da equipa se fosse prejudicando mais, caso fosse necessário proceder a alterações no sistema de jogo ou em algum jogador. O modo de jogo do clube leonino começou a ficar cada vez mais afunilado, com pouca vertigem, com pouco jogo interior, muitas vezes sem ideias recorrendo quase sempre ao cruzamento como única solução possível, confiando na capacidade de Bas Dost.

Como disse anteriormente, reconheço e elogio as capacidades de Bas Dost, é sem dúvida um jogador com capacidades únicas, mas o mesmo veio trazer alguma previsibilidade ao jogo leonino, tirando aquilo que de bom foi construído no primeiro ano de Jesus. Claro que as culpas não são todas do jogador holandês, mas a verdade é que o plantel começou a jogar em função do jogador e de apenas um jogador, perdendo noções de jogo e jogando quase que em desespero, com um estilo de jogo directo e lento. Outra nuance a realçar é que Bas Dost por vezes aparecia na área a cabecear sozinho contra quatro ou cinco defesas adversários, existindo pouco envolvimento ofensivo por parte do resto da equipa, ideia essa que com o novo treinador tem vindo a ser contrariada, pois os médios e os alas/avançados interiores procuram chegar com maior regularidade a zonas de golo e mais próximo do avançado, numa tentativa também de, numa eventual transição defensiva, recuperar a bola numa zona mais avançada do terreno.

Acuña e Nani poderão fazer muitas assistências para o ponta de lança holandês
Fonte: Sporting Clube de Portugal

Em suma, creio que Bas Dost, apesar de todos os golos que fez, não proporciona um estilo de jogo atrativo, passando até nos jogos grandes um pouco ao lado do mesmo, pois não se adapta bem a esse estilo de jogo e àquilo que o jogo pede. Naqueles jogos fechados e complicados, sobretudo em campos difíceis, poderá ser a peça chave para entrar e resolver o jogo, mas o Sporting ficaria a beneficiar de um avançado com outro tipo de características, o chamado avançado completo, sobretudo com as ideias que José Peseiro tenta incutir no novo leão. Têm-se visto algumas lacunas defensivas na equipa do novo técnico leonino, mas a nível ofensivo as ideias têm sido bastante agradáveis e uma lufada de ar fresco face ao que foi apresentado por Jorge Jesus nas duas épocas anteriores, onde existe maior mobilidade, criatividade e rapidez.

Nestas novas ideias, o avançado – e não o ponta de lança como Bas Dost é – tem de ser mais móvel, sair das zonas mais centrais do terreno, procurando criar espaços para si e para os seus colegas de equipa, jogando de costas para a baliza e procurando também fazer tabelas com os avançados interiores e os médios centrais, de modo a garantir um maior envolvimento ofensivo por parte de toda a equipa e baralhando também a defensiva contrária, sendo que neste estilo de jogo e olhando para o actual plantel leonino, creio que Montero partirá com ligeira vantagem, sendo o que mais se aproxima destas características. Existe assim alguma expectativa e curiosidade para ver como Bas Dost se irá adaptar neste novo estilo de jogo e se irá conseguir produzir os mesmos números que produziu até hoje com o leão ao peito.

Foto de Capa: Sporting Clube de Portugal

Artigo revisto por: Jorge Neves

Tiago Silva
Tiago Silvahttp://www.bolanarede.pt
Estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Apaixonado pelo desporto, mas em especial pelo futebol e pelo Sporting Clube de Portugal. Tem um gosto especial por analisar e entender, os vários aspetos tácticos presentes num jogo de futebol. Tem ainda a ambição de se formar em Jornalismo Desportivo e de ser Treinador de Futebol. Por enquanto, mete sobretudo os seus conhecimentos em prática na escrita e no Football Manager.                                                                                                                                                 O Tiago escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Michael Bradley é anunciado como novo treinador dos New York Red Bulls

Michael Bradley sucede a Sandro Schwarz no comando técnico para 2026 dos New York Red Bulls, depois de ter levado a equipa B ao título.

Ángel Di María já tem novo treinador: Jorge Almirón assume o comando do Rosario Central

Jorge Almirón, treinador de 54 anos, regressa ao futebol argentino para render Ariel Holan e orientar o Rosario Central.

Brendan Rodgers assume comando do Al Qadisiyah e vai treinar Otávio

Brendan Rodgers foi confirmado como sucessor de Míchel no Al Qadisiyah. O norte-irlandês estava livre após deixar o Celtic.

Farense reforça ataque com Anthony Carter, o melhor marcador da Segunda Liga na época passada

Anthony Carter chega ao Farense por empréstimo do Santa Clara, com opção de compra. Emblema algarvio já oficializou contratação.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis a data e hora da antevisão de Francesco Farioli ao FC Porto x Famalicão para a Taça de Portugal

Francesco Farioli vai falar aos jornalistas nesta quarta-feira pelas 12h45 em antevisão ao FC Porto x Famalicão. Jogo relativo à Taça de Portugal.

Já é conhecido a vencedora do melhor golo no Futebol Feminino: «Um brilhante pontapé de escorpião reverso»

Lizbeth Ovalle é a vencedora do Prémio Marta do FIFA The Best 2025, que corresponde ao melhor golo do ano no futebol feminino.

Prémio Fair-Play do FIFA The Best 2025 já tem dono: eis a história

Andreas Harlass-Neuking venceu o prémio Fair-Play do FIFA The Best 2025. Médico alemão do Regensburg salvou a vida de um adepto.