Bruno de Carvalho no BnR TV: «Isto é tudo estranhíssimo»

O último programa Mourinhos vs Guardiolas contou com a presença especial de Bruno de Carvalho, ex-Presidente do Sporting CP. A conversa versou sobre temas quentes da actualidade futebolística e, em especial, sobre o processo Cashball 

A abrir o programa, Bruno de Carvalho deu a sua opinião sobre a actual tensão existente no FC Barcelona e o afastamento do ex-Presidente do clube catalão, Josep Maria Bartomeu. Achei interessante e até mesmo oportuno o paralelismo que Bruno de Carvalho estabeleceu entre a situação que ele viveu nos seus últimos dias enquanto Presidente do Sporting CP com a do antigo Presidente dos blaugrana. De facto, são vários os pontos comuns entre as experiências dos dois presidentes. À semelhança de Bruno de Carvalho, Bartomeu, por um lado, não cedeu a pressões políticas na medida em que declinou com firmeza qualquer género de promiscuidade entre o FC Barcelona e as facções políticas pró-independência que governam a Catalunha; por outro, hostilizou-se com o “super-empresário” Jorge Mendes.  

Tal como Bruno de Carvalho, Bartomeu tornou-se um incómodo para muitos lobbies que parasitam à volta do futebol moderno. Não pode haver outro motivo senão este, pois a nível desportivo Bartomeu havia já conquistado grandes títulos para o FC BarcelonaE também à semelhança do que aconteceu em Alvalade, o seu “processo de afastamento” começou pelos jogadores que numa atitude hostil galvanizaram os adeptos contra a figura do Presidente.  

De facto, em qualquer clube do mundo, a lealdade dos adeptos está em primeira linha para com os seus jogadores. Bruno de Carvalho soube frisar muito bem este ponto para chegar a uma grande conclusão. Segundo ele, “as coisas estão subvertidas: são os jogadores que mandam e as pessoas não têm noção (…) os jogadores fazem cartas conjuntas e a partir daí mais vale os presidentes fugirem”. Percebe que os jogadores tenham vontade de mudar de clube rumo a outros projectos desportivos, mas surpreende-se com o facto de os jogadores resolverem esses problemas hostilizando-se com o “empecilho”.  

E é curioso que o afastamento dos “empecilhos” do Sporting CP e do FC Barcelona só veio agudizar a crise dos dois clubes. O clube leonino acabaria por registar uma das piores épocas da sua história em 2019/2020 e a sua massa associativa viria a sofrer uma fractura lacerante; enquanto que o FC Barcelona é, hoje, uma “casa a arder”.  

A conversa seguiu para o tema Cashball. Bruno de Carvalho explicou com pormenor os factos e as teias de ligações com Paulo Gonçalves e César Boaventura, que estiveram por trás do denunciante Paulo Silva. Desmistificou igualmente o papel de André Geraldes que qualificou como “pessoa sinistra”. É de facto a pequenez do nosso país e do seu futebol que roça o miserável que permite a existência de uns “pilha-galinhas”, lacaios de lobbies e outros interesses.

Bruno de Carvalho foi convidado para o programa “Mourinhos vs. Guardiolas” e versou sobre a atualidade futebolística, apontando a mira ao processo Cashball
Fonte: Arquivo Pessoal

O ex-Presidente do Sporting CP expôs ainda as várias coincidências verificadas, nomeadamente, o facto de a CMTV no dia do ataque de Alcochete ter anunciado em exclusivo o caso Cashball com acusações de corrupção ao clube leonino e ainda o facto de ter as câmaras posicionadas para captar o ataque propriamente dito e o acesso exclusivo a imagens do balneários.  

No meu entender, Bruno de Carvalho deveria ter dado ênfase à mãe de todas as coincidências neste processo de ataque e difamação de que o Sporting CP foi alvo: a denúncia de Paulo Silva é entregue junto da Polícia Judiciária juntamente com o seu célebre telemóvel em Março de 2018, precisamente no mês em que o país ficou a saber que o SL Benfica de Vieira havia criado o célebre “Gabinete de Crise”. 

Outro facto que considero ter sido muito bem sublinhado por Bruno de Carvalho foi o de que, enquanto Presidente do Sporting CP em exercício do seu mandato, nunca foi ouvido pelas autoridades durante a fase de inquérito do processo, ao contrário de André Geraldes que passou de arguido com caução paga (sabe-se lá por quem) a testemunha principal.  

Bruno de Carvalho pergunta – e bem: é verosímil que Alcochete e Cashball tenham sido loucuras de Paulo Silva e Fernando Mendes? Claro que não. O tempo é soberano. E aos poucos parece cada vez mais evidente que Bruno de Carvalho, Presidente do Sporting CP, era uma figura a abater por ser incomodativa para os tais lobbies políticos que tornam imundo o futebol que todos nós gostamos.  

Já perto do fecho do programa, em resposta a uma pergunta feita pelos nossos espectadores, Bruno de Carvalho assumiu, quase em jeito de acto de contricção, o seu arrependimento em ter trazido Jorge Jesus para o Sporting CP. Na minha opinião, entre os muitos erros que Bruno de Carvalho cometeu ao longo da sua presidência, o maior não foi ter contratado o actual treinador e sócio do SL Benfica, mas sim ter mantido em Alvalade qual Cavalo de Tróia após a época de 2016/2017.  

Goste-se ou não da figura do ex-Presidente leonino, qualquer Sportinguista tem de ficar, no mínimo, satisfeito em saber que, uma vez mais, o seu clube é ilibado da prática de crimes alegadamente cometidos no exercício do seu mandato. Algo que os adeptos de outros clubes não se poderão orgulhar.  

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Pedro Miguel Martins
Pedro Miguel Martinshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é licenciado em Direito e é advogado com prática no Direito do Desporto. Oriundo do Bairro de Alvalade, em Lisboa, é um fervoroso amante do Sporting CP, embora também tenha um carinho especial pelo Ericeirense. Adora assistir jogos de futebol pela Europa. Sonha em conhecer os grandes palcos do futebol sul-americano.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Barcelona vai emprestar avançado ao Estrela Amadora

O Estrela Amadora garantiu a contratação de Alan Godoy por empréstimo do Barcelona. Avançado de 22 anos a caminho.

Roménia: Glória ao passado, silêncio no presente

Houve um tempo em que a Roménia era temida. Um tempo em que os adversários olhavam com respeito para aquela camisola amarela

Novo ataque por Vagiannidis? Imprensa grega revela proposta do Sporting

O Sporting está interessado em Georgios Vagiannidis há algum tempo. Leões podem ter feito nova oferta pelo lateral.

Martín Anselmi recebe mensagem de apoio de vários jogadores do FC Porto

Martín Anselmi está de saída do FC Porto. Vários jogadores enviaram mensagem solidária ao técnico argentino pela situação.

PUB

Mais Artigos Populares

Dia de festa e de voltar ao trabalho: Sporting arranca pré-epoca em Alcochete

O Sporting está de regresso ao trabalho. Leões apresentam-se esta terça-feira na Academia para arrancar a pré-época.

Francesco Farioli a caminho do FC Porto: «Espero permanecer aberto e curioso»

Francesco Farioli vai ser o novo treinador do FC Porto. Técnico italiano falou pela primeira vez desde que saiu do Ajax.

Diomande mais perto de trocar Sporting por Crystal Palace: Eis todos os detalhes

Oumane Diomande aproxima-se da Premier League. Sporting pode vender defesa ao Crystal Palace por 55 milhões de euros.