📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Bruno de Carvalho no BnR TV: «Isto é tudo estranhíssimo»

- Advertisement -

O último programa Mourinhos vs Guardiolas contou com a presença especial de Bruno de Carvalho, ex-Presidente do Sporting CP. A conversa versou sobre temas quentes da actualidade futebolística e, em especial, sobre o processo Cashball 

A abrir o programa, Bruno de Carvalho deu a sua opinião sobre a actual tensão existente no FC Barcelona e o afastamento do ex-Presidente do clube catalão, Josep Maria Bartomeu. Achei interessante e até mesmo oportuno o paralelismo que Bruno de Carvalho estabeleceu entre a situação que ele viveu nos seus últimos dias enquanto Presidente do Sporting CP com a do antigo Presidente dos blaugrana. De facto, são vários os pontos comuns entre as experiências dos dois presidentes. À semelhança de Bruno de Carvalho, Bartomeu, por um lado, não cedeu a pressões políticas na medida em que declinou com firmeza qualquer género de promiscuidade entre o FC Barcelona e as facções políticas pró-independência que governam a Catalunha; por outro, hostilizou-se com o “super-empresário” Jorge Mendes.  

Tal como Bruno de Carvalho, Bartomeu tornou-se um incómodo para muitos lobbies que parasitam à volta do futebol moderno. Não pode haver outro motivo senão este, pois a nível desportivo Bartomeu havia já conquistado grandes títulos para o FC BarcelonaE também à semelhança do que aconteceu em Alvalade, o seu “processo de afastamento” começou pelos jogadores que numa atitude hostil galvanizaram os adeptos contra a figura do Presidente.  

De facto, em qualquer clube do mundo, a lealdade dos adeptos está em primeira linha para com os seus jogadores. Bruno de Carvalho soube frisar muito bem este ponto para chegar a uma grande conclusão. Segundo ele, “as coisas estão subvertidas: são os jogadores que mandam e as pessoas não têm noção (…) os jogadores fazem cartas conjuntas e a partir daí mais vale os presidentes fugirem”. Percebe que os jogadores tenham vontade de mudar de clube rumo a outros projectos desportivos, mas surpreende-se com o facto de os jogadores resolverem esses problemas hostilizando-se com o “empecilho”.  

E é curioso que o afastamento dos “empecilhos” do Sporting CP e do FC Barcelona só veio agudizar a crise dos dois clubes. O clube leonino acabaria por registar uma das piores épocas da sua história em 2019/2020 e a sua massa associativa viria a sofrer uma fractura lacerante; enquanto que o FC Barcelona é, hoje, uma “casa a arder”.  

A conversa seguiu para o tema Cashball. Bruno de Carvalho explicou com pormenor os factos e as teias de ligações com Paulo Gonçalves e César Boaventura, que estiveram por trás do denunciante Paulo Silva. Desmistificou igualmente o papel de André Geraldes que qualificou como “pessoa sinistra”. É de facto a pequenez do nosso país e do seu futebol que roça o miserável que permite a existência de uns “pilha-galinhas”, lacaios de lobbies e outros interesses.

Bruno de Carvalho foi convidado para o programa “Mourinhos vs. Guardiolas” e versou sobre a atualidade futebolística, apontando a mira ao processo Cashball
Fonte: Arquivo Pessoal

O ex-Presidente do Sporting CP expôs ainda as várias coincidências verificadas, nomeadamente, o facto de a CMTV no dia do ataque de Alcochete ter anunciado em exclusivo o caso Cashball com acusações de corrupção ao clube leonino e ainda o facto de ter as câmaras posicionadas para captar o ataque propriamente dito e o acesso exclusivo a imagens do balneários.  

No meu entender, Bruno de Carvalho deveria ter dado ênfase à mãe de todas as coincidências neste processo de ataque e difamação de que o Sporting CP foi alvo: a denúncia de Paulo Silva é entregue junto da Polícia Judiciária juntamente com o seu célebre telemóvel em Março de 2018, precisamente no mês em que o país ficou a saber que o SL Benfica de Vieira havia criado o célebre “Gabinete de Crise”. 

Outro facto que considero ter sido muito bem sublinhado por Bruno de Carvalho foi o de que, enquanto Presidente do Sporting CP em exercício do seu mandato, nunca foi ouvido pelas autoridades durante a fase de inquérito do processo, ao contrário de André Geraldes que passou de arguido com caução paga (sabe-se lá por quem) a testemunha principal.  

Bruno de Carvalho pergunta – e bem: é verosímil que Alcochete e Cashball tenham sido loucuras de Paulo Silva e Fernando Mendes? Claro que não. O tempo é soberano. E aos poucos parece cada vez mais evidente que Bruno de Carvalho, Presidente do Sporting CP, era uma figura a abater por ser incomodativa para os tais lobbies políticos que tornam imundo o futebol que todos nós gostamos.  

Já perto do fecho do programa, em resposta a uma pergunta feita pelos nossos espectadores, Bruno de Carvalho assumiu, quase em jeito de acto de contricção, o seu arrependimento em ter trazido Jorge Jesus para o Sporting CP. Na minha opinião, entre os muitos erros que Bruno de Carvalho cometeu ao longo da sua presidência, o maior não foi ter contratado o actual treinador e sócio do SL Benfica, mas sim ter mantido em Alvalade qual Cavalo de Tróia após a época de 2016/2017.  

Goste-se ou não da figura do ex-Presidente leonino, qualquer Sportinguista tem de ficar, no mínimo, satisfeito em saber que, uma vez mais, o seu clube é ilibado da prática de crimes alegadamente cometidos no exercício do seu mandato. Algo que os adeptos de outros clubes não se poderão orgulhar.  

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Pedro Miguel Martins
Pedro Miguel Martinshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é licenciado em Direito e é advogado com prática no Direito do Desporto. Oriundo do Bairro de Alvalade, em Lisboa, é um fervoroso amante do Sporting CP, embora também tenha um carinho especial pelo Ericeirense. Adora assistir jogos de futebol pela Europa. Sonha em conhecer os grandes palcos do futebol sul-americano.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ivan Baptista feliz com a exibição do Benfica contra o Arsenal: «Não é normal fazer com que o campeão da Europa perca tempo»

Ivan Baptista fez a análise ao encontro do Benfica contra o Arsenal, a contar para a segunda jornada da Champions League Feminina.

Hjulmand antes da final da Taça de Portugal entre o Sporting e o Benfica: «Um real campeão não perde finais. Esta, nem pensar»

O Sporting lançou esta quinta-feira um documentário sobre a dobradinha. Eis o discurso de Morten Hjulmand antes da final da Taça de Portugal.

Renée Sleger após vitória do Arsenal sobre o Benfica: «Estou satisfeita porque encontrámos maneira de vencer o jogo»

Renée Sleger fez a análise ao encontro do Benfica contra o Arsenal, a contar para a segunda jornada da Champions League Feminina.

Benfica já está em Trás-os-Montes: José Mourinho deu origem a momento especial

O Benfica já está em Trás-os-Montes para enfrentar o GD Chaves. José Mourinho protagonizou momento especial à chegada ao Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting regressa às vitórias na Champions League de Andebol ao bater o Veszprém

O Sporting recebeu e venceu no Pavilhão João Rocha os húngaros do Veszprém na 5ª. jornada da Champions League de Andebol.

Real Madrid vence em Paris e Bayern Munique ganha com drama final: Eis todos os resultados da Champions League Feminina

O Real Madrid venceu o PSG por 2-1 na segunda jornada da Champions League Feminina. Fica com os resultados da noite.

Eis as 5 destaques da derrota do Benfica com o Arsenal na Champions League Feminina

O Benfica perdeu por 2-0 com o Arsenal na Champions League. Fica com as principais destaques do encontro que se realizou no Estádio da Luz.